Imagem Ilustrativa - Cursos de Graduação EAD
Modalidade:
EAD
Carga Horária:
3492 Horas-aula
Titulação:
Licenciatura
Conceito MEC:
4
Área:
Educação
Responsável:
Adriano Dawison de Lima
Email:
Ver email

Matemática

Para Portadores de Diploma em Licenciatura Plena

Investimento mensal

Selecione o polo

Quero saber mais

O que é o curso de Matemática ?

O Curso para Portador de diplomas em Licenciatura em Matemática é destinado a profissionais que já possuem a primeira licenciatura, pois está inserido na área de Ciências Humanas - Educação e terá a mesma concepção pedagógica de outras licenciaturas. A graduação será concluída em um ano e ofertada totalmente on-line, acompanhado de materiais didáticos como por exemplo livros e vídeo aulas preparadas por professores especialistas, mestres e doutores altamente capacitados os quais estabelecem um intermédio para o aluno adquirir seus conhecimentos, desenvolver hábitos e atitudes de estudo, sem a presença física do docente. A Universidade tem o propósito de assumir com compromisso social a tornar o aluno a ser pesquisador de sua prática desenvolvendo a autonomia na aprendizagem continuada constituindo-se em ganho para toda a vida e extrapolando os benefícios diretos de experiências vivenciadas na prática do aprender a distância. Quem faz a segunda licenciatura está habilitado a lecionar nos ensinos fundamental e médio, o egresso tem a oportunidade de estudar as quantidades, o espaço, as relações abstratas e as lógicas aplicadas aos símbolos. O Curso de Licenciatura em Matemática aprimora e desenvolve técnicas de ensino apropriadas como por exemplo aplicações dos cálculos no quotidiano, ou seja, o licenciado se torna capaz de interpretar e solucionar problemas relacionados ao dia-dia, oportunizando assim sua postura profissional, seus conhecimentos mais profundos dos conteúdos matemáticos a ser lecionados visando uma estrutura lógico-cognitiva necessária ao bom desempenho do que se dispõe a ensinar matemática. Esse profissional é bastante versátil e pode trabalhar nas áreas tecnológica, de física e pesquisa, entre outras.

O Programa de Segunda Licenciatura da EAD Uniube destina-se a profissionais portadores de diplomas de licenciatura, formados na área ou em áreas diferentes do curso pretendido, que pretendem ampliar o campo de formação e atuação como professores.
A Segunda Licenciatura poderá ser cursada em 1 ano. A Matriz Curricular do Curso de Segunda Licenciatura está organizada de acordo com a Resolução CNE/CP 2 de 20/12/2019, republicada em 15/04/2020.

Como é o mercado de trabalho para quem se forma no curso de Matemática ?

Não é novidade a mídia relatar a carência de professores no país. O mercado está aquecido para o licenciado em matemática, pois o déficit de professores da área das Ciências Exatas é grande. A docência está inserida nas páginas diárias de concursos para professores de matemática atuarem em escolas públicas e particulares no ensino fundamental e médio em todo o País. Há oportunidades também para atuar com atividades ligadas ao raciocínio matemático em bancos, no mercado financeiro e em empresas que utilizem modelagem matemática.

Qual é o perfil do egresso do curso de Matemática ?

O Egresso no curso de Licenciatura em matemática na Universidade de Uberaba terá característica própria pois vai se tornar um profissional educador com sólida formação pedagógica e matemática, comprometido com a ética, com a responsabilidade social, ambiental, educacional e tecnológica, se tornará prático-reflexivo e produzirá conhecimento pedagógico dos conteúdos estudados e será corresponsável pelo seu processo de aprendizado, se tornado visionário do seu papel social de educador.
  • ATOS LEGAIS

    Autorizado pela Resolução CONSUN/UNIUBE nº 051 de 30/09/2005
  • ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

    ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
    Disciplina Carga Horária
    ÁLGEBRA LINEAR I 60
    ÁLGEBRA LINEAR II 80
    ÁLGEBRA MODERNA I 80
    ÁLGEBRA MODERNA II 80
    ANÁLISE COMBINATÓRIA 80
    ATIVIDADES COMPLEMENTARES 40
    CÁLCULO I 80
    CÁLCULO II 80
    CÁLCULO III 80
    CÁLCULO IV 80
    CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE 60
    DIDÁTICA 80
    EDUCAÇÃO FINANCEIRA 106
    EDUCAÇÃO INCLUSIVA 80
    ENADE 0
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4
    ESTÁGIO CURRICULAR 140
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 200
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 200
    ESTATÍSTICA DESCRITIVA 60
    FELICIDADE E BEM-ESTAR 106
    FÍSICA 80
    FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 80
    GEOMETRIA ANALÍTICA 80
    GEOMETRIA ESPACIAL 80
    GEOMETRIA PLANA 80
    HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 80
    INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 40
    LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS 60
    LIBRAS 80
    MATEMÁTICA I 80
    MATEMÁTICA II 80
    MATEMÁTICA III 60
    METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA 80
    PRÁTICA PEDAGÓGICA DA MATEMÁTICA 100
    PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 106
    PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO 106
    PRÁTICA PEDAGÓGICA EM POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA 100
    PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 80
    TEORIA DOS NÚMEROS I 80
    TEORIA DOS NÚMEROS II 80
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 60
    OPTATIVAS
    Disciplina Carga Horária
    LÍNGUA PORTUGUESA 80
    AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 80
    TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO 80
    COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR 80
    RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 80
  • DOCENTES

    Docente
    ABEDENAGO NILLO DA SILVA FILHO
    ADRIANO DAWISON DE LIMA
    ALUIZIO FERREIRA ELIAS
    ISAIAS DE JESUS
    JOSE RENATO BUENCIO
    LUIS HUMBERTO MIQUELINO
    SILVIA DENISE DOS SANTOS BISINOTTO
    SIMONE ROCHA PEREIRA
    SORAIA ABUD IBRAHIM

Confira os polos de apoio para este curso: