ATIVIDADES COMPLEMENTARES I | 80 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II | 80 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III | 80 |
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 80 O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa: • contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido; • conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais; • analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania; • discutir a trajetória e as dimensões da cidadania; • estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfretamento dos problemas sociais; • abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira; • caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais; • investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo; • avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homosexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação; • propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica. |
DIDÁTICA | 80 A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender: - a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem; - a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento; - a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos; - o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, | - os saberes necessários para a prática educativa. |
DO LATIM AO PORTUGUÊS: ESTUDOS LINGUÍSTICOS | 80 Ao final do estudo das unidades didáticas, o aluno deverá estar apto a: - identificar as estruturas sintáticas da concordância verbal e nominal; - identificar as situações de regência verbal e os respectivos significados; - relacionar os termos da oração e o período nas diversas ordens de colocação; - relacionar sintaxe e estilo; - Conhecer as principais características da Língua Latina, especialmente a fonética, a prosódia, a morfossintaxe do substantivo e do adjetivo e as relações que o vocabulário latino mantem com a formação do vocabulário português; - associar a origem e a história da língua portuguesa à Língua Latina; - apreender os conceitos linguísticos presentes na evolução do latim para as línguas românicas; - identificar as estruturas fonéticas, morfológicas e sintáticas da língua latina presentes na língua portuguesa; - comparar elementos da formação histórica da língua portuguesa com os das demais línguas românicas. |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 80 Ementa.Estabelecimento de relações entre normalização, integração e inclusão. Estudo da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro. Apresentaremos a perspectiva da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro e alguns aspectos e conceitos fundamentais para construção de uma escola cada vez mais inclusiva, para tanto é necessário compreender os conceitos de vulnerabilidade, dificuldade, distúrbio e deficiência. Além de refletirmos sobre a diversidade e sobre as diferenças humanas bem como seus reflexos na educação. Esses estudos servirão de subsídios teóricos e práticos para sustentar uma práxis pedagógica fundamentada no desenvolvimento integral das potencialidades dos educandos. O desenvolvimento integral das potencialidades humanas é instrumento de inserção e participação na sociedade em que vivemos, logo, precisamos garantir a todos os educandos esse direito. Disciplina e seus objetivos: Estabelecer relações entre normalização, integração e inclusão escolar. Situar a educação inclusiva no contexto sóciohistórico e cultural brasileiro. Caracterizar as pessoas com necessidades educacionais especiais. Diferenciar os conceitos de dificuldade, distúrbio e deficiência. Refletir sobre a diversidade e diferença humana e seus reflexos na educação. |
ENADE | 0 |
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ESTÁGIO CURRICULAR | 140 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação 3 Desenvolvimento metodológico (metodologia, estratégias e recursos): para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso. Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar. |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso. Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar. |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso. Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso. Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar. |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar. |
ESTUDOS GRAMATICAIS | 80 A disciplina Estudos Gramaticais tem como objetivos: - Atuar de forma a desenvolver a capacidade de análise, criatividade, senso crítico, estético, expressivo e reflexivo acerca das linguagens e suas tecnologias;
- Desenvolver a reflexão sintático-semântica das estruturas gramaticais da Língua Portuguesa, nas modalidades oral e escrita;
- Compreender as relações da linguagem verbal e não verbal e sua importância para o ensino;
- Construir sentenças e parágrafos coerentes e coesos, utilizando-se da norma culta da Língua Portuguesa.
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 80 A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seus objetivos são: - entender o que é a Antropologia e quais são seus pressupostos teórico-metodológicos.
- compreender a Antropologia como uma Ciência que pesquisa o cotidiano sociocultural da sociedade.
- definir a relação entre Filosofia e Educação, bem como o papel da reflexão filosófica no processo educativo.
- compreender a educação como fenômeno presentificado nas relações humanas e cotidianas.
- analisar os aspectos sociológicos da educação.
- avaliar os pressupostos da sociologia geral e suas relações com a sala de aula.
- analisar a sociologia como instrumento à compreensão das visões de mundo, tendências teóricas e concepções da educação brasileira.
- evidenciar a formação do pensamento crítico como caminho para a construção da autonomia intelectual.
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HISTÓRIA DA LINGUÍSTICA | 80 Ao final do estudo das unidades didáticas, o aluno deverá estar apto a: - Explicar o processo de constituição histórica da Linguística como ciência da linguagem; - Distinguir as contribuições dos diferentes povos à Linguística Contemporânea; - Relacionar as diferentes concepções de gramática à concepção de linguagem predominante em distintos contextos sócio-históricos, especialmente entre os gregos, romanos, no Renascimento e no período subsequente; - Distinguir as teorias da Linguística do século XX, como a teoria de Ferdinand de Saussure e suas implicações na constituição da Linguística Moderna; - Conhecer as teorias Linguísticas pós-saussureanas, como as abordagens inatista (Chomsky), genética (Piaget) e sociointeracionista (Vygotsky); - Comparar as diferentes maneiras de se conceber a linguagem; - Explicar as principais características da gramática gerativo-transformacional.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS | 80 Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno deverá estar apto a:
· relacionar os estudos que serão propostos ao longo do curso às funções do Professor de Língua Portuguesa nos dias atuais; · avaliar o atual papel do professor de Língua Portuguesa na escola básica; · distinguir algumas das áreas em que se divide a ciência linguística; · compreender os conceitos de língua e linguagem; · relacionar e entender a ciência da linguagem: Linguística; · correlacionar aspectos relacionados à Linguística teórica versus aplicada, Microlinguística versus Macrolinguística; · compreender o processo de sintaxe e morfologia; · relacionar e compreender a pragmática, análise da conversação, análise do discurso, Neurolínguística, Estilística e Linguística histórica. · refletir sobre a diversidade linguística inerente a toda e qualquer língua; · perceber a necessidade de se usar diferentes formas variáveis em diferentes situações de comunicação; · entender a importância e a compreensão dos conceitos de coerência, coesão e intertextualidade. |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | 80 Estamos iniciando nossos estudos de literatura, com o conteúdo correspondente ao primeiro semestre de seu curso de Letras, na modalidade a distância. Este conteúdo compreende estudos relativos à noção de literatura, às principais abordagens da literatura que se manifestaram desde a Antiguidade clássica até os dias atuais, e, finalmente, trataremos do equipamento cultural necessário ao estudioso da literatura. Ao término desta etapa, esperamos que você seja capaz de:
• posicionar-se criticamente em face das várias tentativas de chegar a uma definição de literatura; • demonstrar que a literatura não é um domínio homogêneo, mas, sim, heterogêneo; • posicionar-se criticamente em relação à questão da natureza da literatura, ao problema de sua delimitação, da sua especificidade; • identificar as principais abordagens da literatura que foram propostas desde a Antiguidade clássica até os dias atuais e explicar qual o critério adotado para a classificação das diferentes concepções de literatura; • explicar cada uma das abordagens propostas e a ordem em que estas concepções de literatura se manifestaram e qual o período histórico abrangido por cada uma delas; • explicar o que determina a escolha de critérios de julgamento de uma obra literária e relacionar os vários critérios de julgamento de uma obra literária com as respectivas concepções de literatura; • explicar cada um dos critérios de julgamento de uma obra literária e identificar quais os considerados válidos para a maior parte dos críticos e professores de literatura de hoje; • reconhecer a articulação entre o autor, o leitor, o contexto e a obra de arte e identificar as relações entre o contexto e o momento inicial da recepção da obra literária; • ler e analisar textos literários sob a ótica da estética da recepção, ampliando seu conhecimento de mundo através da experiência de leitura do texto literário; • sensibilizar-se para a leitura de textos artísticos em diferentes culturas e formas de expressão; • explicar em que consiste o equipamento cultural do estudioso de literatura e a importância desses conhecimentos para o pronunciamento crítico; • posicionar-se criticamente em face do problema da relação entre a crítica literária e a erudição histórica; • reconhecer a necessidade de uma competência (genológica e estilística) para se proceder à leitura e interpretação de um texto literário. |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 40 O COMPONENTE Introdução aos estudos a distância OBJETIVO GERAL Possibilitar ao aluno, sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso que escolheu. |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 40 Objetivo geral: Possibilitar ao(à) aluno(a), sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso e modalidade escolhida. Objetivos específicos, de acordo com as Unidades didáticas: Unidade de estudo 1- VOCÊ, UM(A) UNIVERSITÁRIO(A) E A CULTURA DA EAD Objetivos específicos •refletir sobre sua nova condição de estudante universitário(a); •conhecer, rever, atualizar seus conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância; •iniciar a vida acadêmica na cultura da educação a distância. Unidade de Estudo 2 - O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA UNIUBE ON-LINE. Objetivos específicos •reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem; •Identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades Unidade de Estudo 3 - SER UM ALUNO EAD UNIUBE. Objetivos específicos •identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais; •conceituar o termo distância, sob o ponto de vista das relações interpessoais; •identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica; •conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico. Unidade de estudo 4 - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE UBERABA Objetivos específicos •reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem; •compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico; •identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso; Unidade de estudo 5 - UM POUCO DA HISTÓRIA DA SUA UNIVERSIDADE DE UBERABA Objetivos específicos conhecer um pouco mais da história da Universidade de Uberaba onde o aluno escolheu estudar; relacionar a realização de grandes sonhos com valores, competências e habilidades que não podem faltar a quem deseja alcançar um objetivo; identificar em si próprio alguém a caminho de transformar sonhos em realidade. |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS | 80 O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos relaciona-se aos demais componentes curriculares dos cursos de graduação e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de métodos e técnicas de elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, identificando a adequação da linguagem na produção e comunicação do conhecimento de modo geral. Em uma perspectiva integrada, aborda os tipos de conhecimento e os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural e científico de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance da Metodologia do trabalho científico e do uso adequado da Língua Portuguesa para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional. Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico da graduação tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de traduzir, de interpretar, de compreender e de criticar textos que circulam no contexto social, cultural e científico em que estiver inserido e, ainda, que ele valorize as formas de produção do conhecimento humano e a utilização das normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção e difusão do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional. Para a ampliação das habilidades de expressão e comunicação, o programa de ensino e aprendizagem está organizado em temas que foram motivos para a composição do livro didático básico para orientar os estudos – Linguagens e Comunicação – leitura e produção de texto na graduação e de outros materiais complementares. |
LIBRAS | 80 O aluno deverá ser capaz de: .Conhecer o conceito de Língua Brasileira de Sinais Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos. .Analisar a história da língua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda. . Reconhecer os fatores linguísticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento à pessoa surda. . Identificar a Língua Brasileira de Sinais como processo de comunicação e interação na comunidade surda. |
LÍNGUA INGLESA I | 80 Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a: · Reconhecer a importância do ensino instrumental do inglês na aprendizagem desta língua estrangeira; · Descrever a evolução do inglês instrumental no Brasil e sua importância para a difusão desta língua no país; · Aplicar os conhecimentos linguísticos na leitura de textos em língua inglesa; · Utilizar as diferentes práticas de leitura como auxiliares eficazes na interpretação de textos em inglês; · Distinguir e usar as técnicas de leitura skimming e scanning para a leitura de textos em língua inglesa; · Reconhecer a boa redação em língua inglesa como uma forma essencial para a boa comunicação; · Usar as técnicas de redação de parágrafos; · Redigir textos em língua inglesa usando as técnicas abordadas; · Reconhecer a importância da interatividade entre a leitura e a escrita para a aprendizagem da língua inglesa; · Relacionar as habilidades de reading (leitura) e writing (escrita) nas práticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa; · Elaborar atividades que envolvam as habilidades de leitura e escrita na produção de textos pelos alunos do ensino fundamental e médio. |
LÍNGUA INGLESA I | 80 Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a: · Reconhecer a importância do ensino instrumental do inglês na aprendizagem desta língua estrangeira; · Descrever a evolução do inglês instrumental no Brasil e sua importância para a difusão desta língua no país; · Aplicar os conhecimentos linguísticos na leitura de textos em língua inglesa; · Utilizar as diferentes práticas de leitura como auxiliares eficazes na interpretação de textos em inglês; · Distinguir e usar as técnicas de leitura skimming e scanning para a leitura de textos em língua inglesa; · Reconhecer a boa redação em língua inglesa como uma forma essencial para a boa comunicação; · Usar as técnicas de redação de parágrafos; · Redigir textos em língua inglesa usando as técnicas abordadas; · Reconhecer a importância da interatividade entre a leitura e a escrita para a aprendizagem da língua inglesa; · Relacionar as habilidades de reading (leitura) e writing (escrita) nas práticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa; · Elaborar atividades que envolvam as habilidades de leitura e escrita na produção de textos pelos alunos do ensino fundamental e médio. |
LÍNGUA INGLESA II | 80 Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a: · reconhecer os fonemas fundamentais da língua inglesa; · reconhecer como ocorrem a entonação e a acentuação na língua inglesa; · aplicar atividades de pronúncia e fonética em sala de aula; · definir o que é morfologia; · reconhecer a morfologia como ferramenta necessária ao estudo da língua inglesa, tendo como base as partes do discurso; · classificar as palavras segundo a sua classe gramatical e seu uso em determinado contexto; · correlacionar a teoria e a prática, de forma contextualizada, envolvendo as classes gramaticais; · reconhecer a importância do uso da gramática e do dicionário no estudo das classes gramaticais; · interpretar o conceito de sintaxe; · avaliar a importância da correta construção gramatical para uma boa redação; · avaliar a disposição das palavras na frase como um pré-requisito para a correta construção gramatical; avaliar a disposição das frases no discurso, assim como a relação lógica entre elas para efeito de plena contextualização. |
LÍNGUA INGLESA II | 80 Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a: · reconhecer os fonemas fundamentais da língua inglesa; · reconhecer como ocorrem a entonação e a acentuação na língua inglesa; · aplicar atividades de pronúncia e fonética em sala de aula; · definir o que é morfologia; · reconhecer a morfologia como ferramenta necessária ao estudo da língua inglesa, tendo como base as partes do discurso; · classificar as palavras segundo a sua classe gramatical e seu uso em determinado contexto; · correlacionar a teoria e a prática, de forma contextualizada, envolvendo as classes gramaticais; · reconhecer a importância do uso da gramática e do dicionário no estudo das classes gramaticais; · interpretar o conceito de sintaxe; · avaliar a importância da correta construção gramatical para uma boa redação; · avaliar a disposição das palavras na frase como um pré-requisito para a correta construção gramatical; · avaliar a disposição das frases no discurso, assim como a relação lógica entre elas para efeito de plena contextualização. |
LÍNGUA INGLESA III | 80 Disciplina: Língua Inglesa III Estudo dos elementos linguísticos na articulação dos diferentes tipos de textos das modalidades oral e escrita. Reflexão sobre a língua inglesa como um sistema de signos nos níveis fonológico, sintático e semântico, considerando o texto como a unidade básica de estudo. Estudo das teorias de aquisição e de aprendizagem de língua inglesa e sua relação com a linguagem, visando à formação docente para a educação básica. Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a: • reconhecer como os diferentes elementos linguísticos da língua inglesa podem ser utilizados na construção de significados e sentidos; • empregar os elementos linguísticos da língua inglesa na ordem em que estes normalmente se apresentam nesse idioma; • empregar elementos coesivos para a construção de textos coerentes nas modalidades oral e escrita da língua inglesa; • reconhecer a importância dos textos autênticos no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa; • reconhecer os provérbios e os ditos populares como meio de expressão da cultura, da história e da ideologia de um povo por meio da língua; • empregar as estruturas linguísticas estudadas em interações orais e escritas na língua inglesa. |
LÍNGUA INGLESA III | 80 Disciplina: Língua Inglesa III
Estudo dos elementos linguísticos na articulação dos diferentes tipos de textos das modalidades oral e escrita. Reflexão sobre a língua inglesa como um sistema de signos nos níveis fonológico, sintático e semântico, considerando o texto como a unidade básica de estudo. Estudo das teorias de aquisição e de aprendizagem de língua inglesa e sua relação com a linguagem, visando à formação docente para a educação básica.
Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a:
• reconhecer como os diferentes elementos linguísticos da língua inglesa podem ser utilizados na construção de significados e sentidos;
• empregar os elementos linguísticos da língua inglesa na ordem em que estes normalmente se apresentam nesse idioma;
• empregar elementos coesivos para a construção de textos coerentes nas modalidades oral e escrita da língua inglesa;
• reconhecer a importância dos textos autênticos no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa;
• reconhecer os provérbios e os ditos populares como meio de expressão da cultura, da história e da ideologia de um povo por meio da língua;
• empregar as estruturas linguísticas estudadas em interações orais e escritas na língua inglesa. |
LÍNGUA INGLESA IV | 80 Ao final do estudo das unidades deste componente, você deverá estar apto(a) a: • empregar as estruturas linguísticas estudadas em interações orais e escritas na língua inglesa; • identificar os efeitos de sentido produzidos pelos variados usos das estruturas linguísticas em estudo; • aplicar os conhecimentos da morfossintaxe e da semântica a fim de interpretar textos orais e escritos na língua inglesa em uma perspectiva discursiva e cultural; • aplicar conceitos e teorias relativos às quatro habilidades linguísticas no planejamento, desenvolvimento, avaliação e reformulação das aulas de língua inglesa. |
LÍNGUA INGLESA IV | 80 Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a: • empregar as estruturas linguísticas estudadas em interações orais e escritas na língua inglesa; • identificar os efeitos de sentido produzidos pelos variados usos das estruturas linguísticas em estudo; • aplicar os conhecimentos da morfossintaxe e da semântica a fim de interpretar textos orais e escritos na língua inglesa em uma perspectiva discursiva e cultural; • aplicar conceitos e teorias relativos às quatro habilidades linguísticas no planejamento, desenvolvimento, avaliação e reformulação das aulas de língua inglesa. |
LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOSSINTAXE | 80 Ao final do estudo das unidades didáticas, o aluno deverá estar apto a: - refletir sobre o ensino-aprendizagem dos aspectos sintáticos da língua portuguesa na escola básica, considerando a abordagem do uso da língua nas instâncias práticas sociais; - dominar as estruturas sintáticas da frase e do parágrafo; - formular as noções de frase, oração e período; - identificar e classificar os termos constituintes da oração; - associar os termos sintáticos ao emprego dos sinais de pontuação; - relacionar sintaxe e semântica; - formular as noções de coordenação e de subordinação; - identificar a nomenclatura específica da classificação das orações; - reconhecer as relações sintáticas e semânticas entre os constituintes da frase; - identificar as estruturas sintáticas formais da norma culta do uso da língua portuguesa; - relacionar sintaxe e estilo |
LINGUÍSTICA TEXTUAL: COESÃO E COERÊNCIA | 80 A disciplina tem como objetivos, possibilitar ao aluno: · conceber a linguagem como processo de persuasão e de reflexo da ideologia de uma sociedade; · refletir sobre a diversidade linguística inerente a toda e qualquer língua; · estabelecer a diferença entre variável, variação e mudança linguística; · perceber a necessidade de se usar diferentes formas variáveis em diferentes situações de comunicação; · compreender a importância das reflexões sobre variação linguística na sala de aula e escola básica; · identificar os processos de organização dos textos, a partir da abordagem da Linguística Textual; · identificar os mecanismos e elementos linguísticos da coesão referencial; · explicar o fenômeno da sequenciação; · reconhecer mecanismos e elementos linguísticos da coesão sequencial; · identificar os recursos argumetnativos presentes no nível linguístico e constitutivo do sentido do texto; · relacionar os recursos argumentativos com a interação autor/texto/leitor, com base nas teorias estudadas. |
LITERATURA BRASILEIRA | 80 Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno deverá estar apto a: Ø reconhecer na diversidade de obras literárias existentes um importante aspecto a ser trabalhado em sala de aula; Ø conhecer a vida e a obra de Machado de Assis; detectar os principais temas de algumas de suas obras; Ø perceber como, dentro dos gêneros mais praticados pelo autor (conto e romance), Machado de Assis foi original e soube imprimir uma marca própria; Ø explicar o surgimento da estética realista em Portugal; Ø identificar como questões sociais e históricas são abordadas por Eça de Queirós em sua obra; Ø reconhecer os recursos literários que compõem a narrativa eciana; Ø estabelecer paralelos entre a obra eciana e a de outros autores. Ø identificar as principais características da obra de Drummond. Ø identificar o contexto social e cultural do poeta; Ø analisar os significados profundos dos poemas; Ø reconhecer peculiaridades de cosmovisão, concepção estética e experimentalismo da linguagem na criação rosiana; Ø selecionar obras literárias de forma dinâmica, buscando conhecer a maior variedade possível de obras e escritores; Ø relacionar as obras literárias de diversos períodos com outras formas de arte como a pintura, a música, as artes cênicas, a televisão e o cinema; Ø identificar os aspectos temáticos e estilísticos da obra Macunaíma; Ø reconhecer as inovações formais da poesia modernista de Mário de Andrade; Ø conhecer as inovações da estética modernista. Ø conhecer o processo de criação do artista; Ø ampliar o conhecimento de mundo através da experiência de leitura do texto literário; Ø sensibilizar para a leitura de textos artísticos em suas diversas formas de linguagem; Ø comparar textos de diferentes estilos, épocas e culturas; Ø analisar a importância da leitura literária, para a formação do leitor, desde os anos iniciais de vida; Ø reconhecer a importância do autor Mário Palmério na literatura brasileira; Ø comparar as teorias sobre o regionalismo dentro de Vila dos Confins para a literatura brasileira; Ø refletir sobre aspectos metodológicos orientadores da promoção da leitura na escola; Ø reconhecer nas narrativas mitológicas a inauguração das narrativas presentes no texto literário; Ø identificar traços comuns presentes entre diversos mitos de diferentes povos; Ø reconhecer a interferência das tradições populares na literatura; |
LITERATURA COMPARADA | 80 Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno deverá estar apto a: - compreender o conceito de literatura comparada na atualidade; - conhecer os estudos comparados como mecanismos de leitura do texto literário; - familiarizar-se com as estratégias de abordagem da literatura comparada; - reconhecer a interferência do processo de globalização no diálogo entre bens culturais; - analisar obras de literatura de línguas portuguesa, espanhola e inglesa, na perspectiva da literatura comparada; - realizar a leitura de texto literário para apreciação da organização discursiva; - reconhecer o conto como um gênero proveniente da antiga tradição de contar histórias; - reconhecer nos estudos literários os traços indicadores de uma obra clássica; - reconhecer a dualidade bem/mal na temática dos textos abordados neste roteiro, assim como os seus reflexos na vivência humana; - estabelecer critérios de comparação entre autores de nacionalidades, épocas e estilos diferentes na abordagem de um tema semelhante; - evidenciar a importância da literatura comparada como meio indicador privilegiado de observação histórico-cultural dos povos; - - identificar os mecanismos discursivos próprios da introspecção nas obras de Clarice Lispector e Hilda Hilst; - realizar leitura comparativa de obras literárias; - identificar marcas de estilo na obra de Clarice Lispector e de Hilda Hilst, situando-as - no contexto de produção; - relacionar obras literárias clássicas e contemporâneas; - identificar os elementos estilísticos e semântico-discursivos da crônica, percebendo como esses elementos contribuem para a interlocução entre autor e leitor; - reconhecer os elementos que diferenciam uma crônica de outros gêneros como o conto, a novela e o romance; - identificar as manifestações da cultura popular na literatura de cordel; - realizar leitura comparativa de obras literárias; |
LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA | 80 Ao final do estudo deste componente, o aluno deverá estar apto a: • reconhecer o texto literário em língua inglesa como meio de expressão da história e da cultura dos povos falantes desse idioma; • empregar os conhecimentos relativos aos gêneros literários e às convenções e tradições no estudo dos textos literários escritos em língua inglesa; • avaliar os efeitos de sentido produzidos pelos aspectos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos, pragmáticos e discursivos do texto literário em língua inglesa; • reconhecer o texto literário em língua inglesa como meio para o ensino desse idioma a partir da compreensão dos efeitos de sentido produzidos pela linguagem poética. |
LITERATURA PORTUGUESA | 80 Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a: - Mostrar a importância da poesia portuguesa no contexto da tradição lírica ocidental, desde as origens da Idade Moderna até a Contemporaneidade;
- Abordar criticamente as relações estabelecidas pelos poetas portugueses com as condições de produção artística de seu tempo;
- Explicar as linhas de força, em termos temáticos e formais, presentes nas obras dos principais poetas portugueses, com vistas a fundamentar a análise de sua contribuição para o estabelecimento da tradição do gênero lírico em língua portuguesa;
- Identicar os recursos líricos da linguagem e a gama de temas abordados por Fernando Pessoa;
- Explicar o contexto social e cultural do poeta;
- Esclarecer os significados profundos dos poemas analisados;
- Indicar e comentar as principais características da obra de Pessoa;
- Explicar o surgimento da estética realista em Portugal;
- Identificar como questões sociais e históricas são abordadas por Eça de Queirós em sua obra;
- Reconhecer os recursos literários que compõem a narrativa eciana;
- Estabelecer paralelos entre a obra eciana e a de outros autores;
- Mostrar a importância da prosa de ficção portuguesa no contexto da literatura modernista e contemporânea;
- Abordar criticamente as relações estabelecidas pelos romancistas portugueses do século XX com suas condições de produção, principalmente o contexto sócio-político- econômico de Portugal durante a ditadura do Estado Novo (1926-1974) e depois da Revolução dos Cravos (1974);
- Explicar as linhas de força, em termos temáticos e formais, presentes nas obras dos principais ficcionistas portugueses, com vistas a fundamentar a análise de sua contribuição para o panorama atual do romance em língua portuguesa.
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METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA | 80 |
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA | 80 · Compreender a organização, os níveis e as modalidades da Educação Básica. · Analisar os documentos oficiais do MEC - O Ministério da Educação. · Discutir as Políticas Educacionais, enquanto política pública e as formas de intervenção do Estado. · Analisar as políticas de formação e profissionalização docente na legislação educacional especificamente na LDB - 9394/96. · Refletir sobre o papel do Estado frente às políticas de financiamento da Educação Básica. · Compreender os princípios legais da educação inclusiva. · Relacionar o PNE, PDE e o IDEB com as políticas públicas. |
PRÁTICA INGLESA I | 55 Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a: · Desenvolver a competência das quatro habilidades de língua inglesa: listening (escuta), speaking(fala), reading(leitura) e writing(escrita)na formação docente para a educação básica; · Integrar o conteúdo das demais disciplinas do curso com a prática; · Propiciar o desenvolvimento de proficiência progressiva em língua inglesa; · Preparar para o ENADE. |
PRÁTICA INGLESA II | 55 • Desenvolver a competência nas quatro habilidades de língua inglesa: fala, escuta, escrita e leitura para a atuação docente na educação básica. • Integrar o conteúdo das demais disciplinas do curso com a atividade prática. • Propiciar o desenvolvimento de proficiência progressiva em língua inglesa. • Preparar para o ENADE. |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LETRAS/INGLÊS | 120 Esta prática pedagógica visa possibilitar a fundamentação teórica e a discussão coletiva entre licenciando e professores da educação fundamental ou do ensino médio, oportunizando ao graduando compreender, analisar e elaborar projetos de ensino. Dessa forma pretende a aproximação entre universidade e escola (campo de trabalho desses futuros educadores) por meio da articulação entre teoria e prática. Objetivo geral: Possibilitar que o aluno seja capaz de criar, executar e avaliar projetos de ensino. Objetivos específicos: Possibilitar que o aluno seja capaz de: - explicar porque os projetos são importantes na formação do educando;
- buscar subsídios para a elaboração de projetos;
- propor projetos.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA I | 120 Identificar pressupostos básicos da sua escolha pela profissão docente. Rever fatos e momentos importantes, da experiência pessoal, com o fim de escrever sua história de vida. Estabelecer ligações entre os fatos da vida pessoal com a vida escolar e para a vida profissional que se está pretendendo formar. |
PRÁTICA PEDAGÓGICA II | 120 - Descrever sobre espaços específicos de uma sala de aula;
- Identificar características básicas que definem cada espaço pedagógico de uma determinada sala de aula;
- Descrever posturas e práticas identificadas por sala de aula.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA III | 120 - Discutir sobre o processo de escolhas pedagógicas no trabalho na docência.
- Identificar os critérios para escolha de um livro didático
- Consultar as últimas legislações sobre o trabalho com os livros didáticos
- Fazer escolhas para elaborar os trabalhos finais da disciplina.
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PRÁTICAS DE LINGUAGEM: GÊNEROS TEXTUAIS | 80 Ao final do estudo das unidades didáticas, o aluno deverá estar apto a: - ampliar a visão de sala de aula;
- compreender os objetivos do ensino de Língua Portuguesa;
- conceber o sujeito-leitor como um sujeito-ativo no processo da leitura;
- aprimorar as concepções de língua, linguagem, texto e discurso;
- identificar a diferença entre tipos de texto e gêneros textuais;
- compreender a teoria da tipologia adotada e entender a importância do gênero textual nas interações comunicativas;
- desenvolver análises de práticas de linguagem, a partir de diferentes tipos e gêneros textuais;
- observar a importância da hibridização textual para os efeitos de sentidos;
- compreender o ato de ler a partir de diferentes visões;
- explorar situações pedagógicas de leitura;
- considerar a leitura não só como ato de decodificação, mas também de interação, em um contexto social e histórico;
- refletir sobre as mudanças de enfoque nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente, nos momentos dedicados às análises linguísticas;
- compreender o processo de ensino e de aprendizagem das unidades linguísticas na perspectiva discursiva, deslocando da análise, exclusivamente, gramatical;
- analisar os empregos de palavras, expressões, afixos, observando o contexto sociohistórico e ideológico.
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 80 Introdução aos conceitos básicos da Psicologia da Educação. Estudos dos aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta. Abordagens psicológicas: inatista, comportamentalistas, piagetiana, histórico-cultural e suas implicações na relação professor - aluno. Disciplina e seus objetivos: Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação. Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta. Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural. Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente. |
TEORIA DA LITERATURA | 80 Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a: - situar os estudos literários no contexto das formas de conhecimento, explicitando suas características (objetivos, métodos, etc.);
- explicar quais os objetivos da leitura crítica e os perigos e/ou riscos a serem evitados;
- saber definir o âmbito de atuação do leitor crítico, procurando esclarecer de que forma ele deve proceder para não ultrapassar os limites da atividade crítica;
- esclarecer em que sentido a explicação pode ser considerada uma atividade legítima e útil para o estudo do texto literário;
- identificar as etapas da análise literária, explicitando as características de cada uma delas;
- explicar as relações existentes entre compreensão crítica e sensibilidade;
- a partir da distinção entre fruição diletante/leitura crítica, justificar a especificidade da leitura realizada por um graduando de Letras;
- justificar a necessidade da análise literária;
- mostrar que as noções de estrutura e de valor são indissociáveis, ou seja, que é impossível compreender e analisar as obras literárias sem referência aos valores;
- explicar que o estudo da literatura não pode e não deve ser divorciado da crítica, que é julgamento de valor;
- explicar o que significa dizer que uma obra literária é bem sucedida, bem realizada artisticamente;
- explicar como se dá a verdadeira incorporação das idéias numa obra literária, seja romance ou poema;
- explicar qual dos dois níveis, o fônico ou o semântico, é decisivo para a produção da poeticidade;
- identificar os elementos estruturais essenciais e os elementos estruturais subsidiários do verso;
- distinguir metro e ritmo;
- identificar os sistemas de metrificação;
- identificar os sistemas de contagem dos versos;
- fazer a escansão dos versos de um poema;
- identificar os tipos de versos;
- identificar os tipos de estrofes;
- explicar a armadura básica da estrofe;
- identificar os tipos de poemas;
- classificar os vários tipos de rima;
- reconhecer a importância dos sinais de pontuação para a produção de sentido do texto poético;
- identificar os processos intensificadores da linguagem poética;
- fazer distinção entre linguagem direta e linguagem figurada;
- reconhecer que o que determina se um texto é poético ou não só pode ser decidido ao nível do texto e não ao nível da palavra ou expressão;
- identificar as modalidades de palavras figuradas;
- explicar como se efetua a transfiguração da realidade em imagens;
- explicar o mecanismo da metáfora;
- explicar a natureza da metáfora;
- caracterizar a metonímia, a sinédoque; a antítese, o paradoxo e a ironia;
- identificar os elementos essenciais do gênero narrativo;
- reconhecer o conto como um gênero proveniente da antiga tradição de contar histórias;
- identificar elementos semânticodiscursivos que diferenciam o conto da crônica;
- compreender, a partir da leitura de diversos contos, como estão organizados os elementos semânticodiscursivos nesse gênero;
- perceber a importância do contar histórias para despertar a criatividade e o prazer da leitura na sala de aula;
- reconhecer a evolução da crônica ao longo dos anos;
- localizar elementos que caracterizam a crônica como um gênero textual;
- Þ reconhecer na crônica um gênero construído a partir de elementos do cotidiano;
- Þ identificar os elementos estilísticos e semânticos da crônica, percebendo como esses elementos contribuem para a interlocução entre autor e leitor;
- Þ perceber os elementos discursivos presentes no gênero crônica, em que uma aparente narrativa da vida comum pode guardar um certo humor perpassado por reflexões acerca de questões sociais;
- diferenciar crônica de conto;
- investigar as origens e evolução dos gêneros literários autobiográficos e das memórias;
- relacionar gênero literário com função social da escrita;
- identificar a polifonia, a estilização e a variação linguística na escrita literária, na perspectiva da Teoria de Discurso, desenvolvida por Mikhail Bakhtin;
- reconhecer no romance um gênero literário em evolução;
- realizar a leitura e a análise do romance Memórias de um sargento de milícias na perspectiva da polifonia e da cosmovisão carnavalesca;
- identificar escritos memorialistas e autobiográficos na produção literária de sua cidade ou de sua região.
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TEORIAS SEMÂNTICAS E ANÁLISE DO DISCURSO | 80 Conceituar leitura, a partir de seus modelos, desde a decodificação até a visão da leitura na perspectiva discursiva. Compreender os caminhos para o ensino-aprendizagem da leitura. Diferenciar os gêneros textuais. Rever o signo linguístico na perspectiva de Saussure, Apresentar um panorama das abordagens semânticas: da semântica histórica à semântica argumentativa. Reconhecer os atos de fala. Compreender as relações de sentido : sinonímia, antonímia, homonímia, polissemia, hiperonímia, hiponímia. Diferenciar a Retórica da Nova Retórica. Identificar os elementos do processo argumentativo: a importância dos conectores argumentativos. Apresentar a estilística moderna: fonética, morfologia, sintaxe, léxico e semântica da expressão. Estudar acerca da Semântica da enunciação Compreender o interdiscurso, da formação discursiva e da ideológica Diferenciar entre enunciado e enunciação identificar as três épocas da análise do Discurso de linha francesa Análisar discursivamente diferentes gêneros textuais |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR | 80 Esta disciplina tem como objetivo oportunizar ao aluno a construção do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Ao final do estudo dessa disciplina o aluno deverá ser capaz de: - compreender a importância do TCC na sistematização das aprendizagens construídas;
- articular e ampliar os conhecimentos construídos no decorrer do curso;
- refletir e analisar o percurso de formação para a construção da identidade profissional e a escolha de projetos futuros;
- expressar-se com autoria, criatividade e intelectualidade;
- elaborar suas ideias com clareza, levando em consideração as relações entre elas, de forma coerente e coesa;
- redigir texto a partir de fundamentação teórica, assumindo postura crítica, reflexiva e criativa;
- aprender e fazer uso das Normas Técnicas Brasileiras para a construção de trabalho acadêmico;
- organizar as aprendizagens construídas com os estudos realizados por meio da produção do Trabalho de Conclusão de Curso – Memorial Acadêmico.
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