INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS |
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Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno dever estar apto a:
Posicionar-se criticamente em face das vrias tentativas de chegar a uma definio de literatura.
Demonstrar que a literatura no um domnio homogneo, mas, sim, heterogneo.
Distinguir entre os pontos de vista funcional e estrutural no que concerne ao exame da noo de literatura.
Explicar se a literatura uma entidade funcional ou uma entidade estrutural.
Posicionar-se criticamente em relao questo da natureza da literatura, ao problema de sua delimitao, da sua especificidade.
Identificar as principais abordagens da literatura que foram propostas desde a Antiguidade clssica at os dias atuais.
Explicar qual o critrio adotado para a classificao das diferentes concepes de literatura.
Indicar a ordem em que estas concepes de literatura se manifestaram e qual o perodo histrico abrangido por cada uma delas.
Explicar cada uma das abordagens propostas.
Explicar o que determina a escolha de critrios de julgamento de uma obra literria.
Relacionar os vrios critrios de julgamento de uma obra literria com as respectivas concepes de literatura.
Explicar cada um dos critrios de julgamento de uma obra literria.
Identificar quais os critrios de julgamento considerados vlidos para a maior parte dos crticos e professores de literatura de hoje.
explicar a literatura como ato comunicativo.
reconhecer a articulao entre o autor, o leitor, o contexto e a obra de arte.
identificar as relaes entre o contexto e o momento inicial da recepo da obra literria.
ler e analisar textos literrios sob a tica da esttica da recepo.
ampliar o conhecimento de mundo atravs da experincia de leitura do texto literrio.
sensibilizar-se para a leitura de textos artsticos em diferentes culturas e formas de expresso.
explicar em que consiste o equipamento cultural do estudioso de literatura e a importncia desses conhecimentos para o pronunciamento crtico.
posicionar-se criticamente em face do problema da relao entre a crtica literria e a erudio histrica.
identificar os conhecimentos lingusticos e literrios necessrios para uma leitura mais adequada do texto literrio.
reconhecer a necessidade de uma competncia (genolgica e estilstica) para se proceder leitura e interpretao de um texto literrio.
explicar o que so motivos e convenes tradicionais e saber discorrer sobre os principais motivos.
explicar o uso de modelos e aluses literrios.
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA I
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LÍNGUA ESPANHOLA I
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
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- Conhecer as políticas públicas educacionais e suas implicações na dinâmica educacional.
- Compreender o conceito de Educação Básica como direito e forma de organização da educação nacional.
- Discutir sobre os documentos oficiais para a educação básica.
- Compreender os aspectos para a construção da identidade profissional.
- Identificar as dimensões das competências profissionais docentes.
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
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A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais.
Seus objetivos são:
- examinar a educação enquanto construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais nos contextos do Brasil Colônia, Império e República.
- desenvolver as competências crítico-reflexivas fundamentais para pensar a educação como força vital, criadora e plástica situada no interior das relações socioculturais.
- possibilitar o entendimento de que a educação e o contexto histórico em que ela se insere forma uma unidade dialética.
- dialogar com as questões políticas que surgem do caráter emancipatório da educação escolar como direito social básico à construção da cidadania.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS GRAMATICAIS |
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A disciplina Introdução aos estudos gramaticais tem como objetivos:
-
Atuar de forma a desenvolver a capacidade de análise, criatividade, senso crítico, estético, expressivo e reflexivo acerca das linguagens e suas tecnologias;
-
Desenvolver a reflexão sintático-semântica das estruturas gramaticais da Língua Portuguesa, nas modalidades oral e escrita;
-
Compreender as relações da linguagem verbal e não verbal e sua importância para o ensino;
-
Construir sentenças e parágrafos coerentes e coesos, utilizando-se da norma culta da Língua Portuguesa.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
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O componente Fonética e Fonologia da língua portuguesa tem como objetivos:
• Definir o objeto de estudo da fonética e da fonologia.
• Relacionar os estudos de natureza fonética e fonológica.
• Identificar os domínios de aplicação do conhecimento fonético e fonológico.
• Identificar os fonemas e alofones do português brasileiro.
• Distinguir par mínimo de par suspeito.
• Reconhecer as diferentes possibilidades de estrutura silábica da língua portuguesa.
• Identificar os processos fonológicos.
• Determinar a formulação de uma regra fonológica a partir da ocorrência de um processo fonológico.
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LITERATURA BRASILEIRA
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TEORIA DA LITERATURA: A POESIA
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA II
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LÍNGUA ESPANHOLA II
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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LINGUÍSTICA I
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O componente Linguística I tem como objetivos:
-
Explicar o processo de constituição histórica da linguística como ciência da linguagem.
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Distinguir as teorias da linguística do século XX, como a teoria de Ferdinand de Saussure e suas implicações na constituição da Linguística Moderna.
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Conhecer as teorias linguísticas de forma geral.
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Comparar as diferentes maneiras de se conceber a linguagem.
-
Explicar as principais características da gramática gerativo-transformacional.
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MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
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Os estudos da morfologia da língua portuguesa são fundamentais para o curso de Letras, pois contribuem para o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita, de compreensão e de produção textual em língua portuguesa.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Letras (Resolução CNE/CES nº 2/2015), os objetivos do curso de Letras incluem o desenvolvimento de habilidades em quatro áreas:
1- Compreensão e produção de textos: os estudos de morfologia contribuem para o desenvolvimento da habilidade de identificar e empregar corretamente as classes gramaticais (substantivo, verbo, adjetivo, advérbio, etc.), além de promover a análise e a compreensão da estrutura e das relações entre as palavras na construção dos textos.
2- Conhecimento da língua portuguesa: os estudos de morfologia são essenciais para o domínio da gramática normativa, que envolve o conhecimento das regras de concordância, regência, colocação pronominal, entre outros aspectos da língua portuguesa.
3- Conhecimento de outras línguas: os estudos de morfologia são úteis para a comparação e a análise das estruturas gramaticais de diferentes línguas, o que favorece a aprendizagem de línguas estrangeiras.
4- Formação pedagógica: os estudos de morfologia são relevantes para a formação de professores de língua portuguesa, pois contribuem para o planejamento e a execução de atividades que visam desenvolver a competência linguística dos alunos.
Mediante esse contexto, a disciplina “Morfologia da língua portuguesa” é de fundamental importância para o curso de Letras, pois permite aos alunos compreender a estrutura das palavras e a formação dos seus significados. Como visto, no que se refere à morfologia da língua portuguesa, as diretrizes curriculares nacionais indicam que os alunos devem ser capazes de identificar e analisar os processos de formação de palavras, incluindo derivação e composição, bem como as classes de palavras e suas flexões.
Além disso, as diretrizes curriculares nacionais para o curso de Letras também destacam a importância do estudo da morfologia para a análise e produção de textos, uma vez que a escolha das palavras e sua forma de organização no discurso têm relação direta com o sentido que se quer transmitir.
Assim pensando, o perfil profissional do egresso do curso de Letras precisa desenvolver diversas habilidades e competências relacionadas à língua portuguesa, incluindo o conhecimento de morfologia. A morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras e suas variações. Conhecer a morfologia da língua portuguesa é essencial para o ensino e a produção de textos claros e precisos.
Entre as habilidades e competências relacionadas à morfologia que são importantes para os egressos do curso de Letras, podemos citar:
Conhecimento das classes de palavras: O egresso deve ser capaz de identificar e classificar as diferentes classes de palavras (substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, preposições, conjunções, pronomes e interjeições) e suas variações.
Análise morfológica: O egresso deve ser capaz de analisar a estrutura morfológica das palavras, identificando os elementos que as compõem, como prefixos, sufixos, radicais, vogais temáticas, entre outros.
Flexões verbais e nominais: O egresso deve conhecer as regras de flexão verbal e nominal da língua portuguesa, incluindo as conjugações verbais, os gêneros e números dos substantivos e adjetivos, e as formas de grau dos adjetivos.
Ortografia: O egresso deve conhecer as regras ortográficas da língua portuguesa, incluindo as regras de acentuação, grafia das palavras e uso do hífen.
Por fim, é possível afirmar que os objetivos do curso, bem como os objetivos do componente, visam a promover a formação de profissionais que ocupem com competência e consciência o seu lugar no mercado de trabalho e correspondam às necessidades da sociedade de forma que possa garantir a interação dos diferentes campos do saber que a atuação profissional requer.
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA III
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LÍNGUA ESPANHOLA III
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
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Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
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A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seus objetivos são:
- entender o que é a Antropologia e quais são seus pressupostos teórico-metodológicos.
- compreender a Antropologia como uma Ciência que pesquisa o cotidiano sociocultural da sociedade.
- definir a relação entre Filosofia e Educação, bem como o papel da reflexão filosófica no processo educativo.
- compreender a educação como fenômeno presentificado nas relações humanas e cotidianas.
- analisar os aspectos sociológicos da educação.
- avaliar os pressupostos da sociologia geral e suas relações com a sala de aula.
- analisar a sociologia como instrumento à compreensão das visões de mundo, tendências teóricas e concepções da educação brasileira.
- evidenciar a formação do pensamento crítico como caminho para a construção da autonomia intelectual.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
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Esclarecer e estabelecer relaes entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferena humana, acessibilidade, diversidade e incluso escolar.
Situar a educao inclusiva no contexto socioeducacional e cultural brasileiro.
Possibilitar a compreenso e identificaao das necessidades educacionais especiais.
Promover a compreenso sobre diferena humana, equidade, direitos humanos, dificuldade, distrbio e deficincia.
Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educao.
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LIBRAS |
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- Conhecer o conceito de Língua Brasileira de Sinais Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos.
- Analisar a história da língua de sinais brasileira enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
- Reconhecer os fatores linguísticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento à pessoa surda.
- Identificar a Língua Brasileira de Sinais como processo de comunicação e interação na comunidade surda.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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LINGUÍSTICA II
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TEORIA DA LITERATURA: A NARRATIVA
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA IV
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LÍNGUA ESPANHOLA IV
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM LETRAS/ESPANHOL
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METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA
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DIDÁTICA |
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A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
- os saberes necessários para a prática educativa.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
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Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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LINGUÍSTICA III
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SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA V
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LITERATURA DE LÍNGUA ESPANHOLA
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
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PRÁTICAS DE LINGUAGEM: GÊNEROS TEXTUAIS
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
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LITERATURA COMPARADA
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METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
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LITERATURA PORTUGUESA
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SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA VI
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LITERATURA INFANTOJUVENIL
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
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ENADE |
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