A FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL NO SÉCULO XX | 80 Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a: - refletir sobre a questão do acesso à propriedade da terra no Brasil;
- analisar as relações de trabalho desenvolvidas, principalmente nas zonas rurais, após a abolição do trabalho escravo;
- analisar as condições de trabalho do operariado brasileiro nas primeiras décadas do século XX;
- identificar as ideologias predominantes no meio operário brasileiro: o anarquismo e o socialismo;
- compreender os movimentos sociais da República Velha: rurais e urbanos;
- relacionar os movimentos sociais com a política das oligarquias dominantes como elementos que se interrelacionam no processo;
- identificar as artimanhas políticas praticadas pela República Oligárquica para se manter no poder;
- analisar como a política de valorização do café, desenvolvida pela oligarquia paulista, prejudicou a economia brasileira no período;
- distinguir a formação da sociedade brasileira a partir da miscigenação étnica e cultural no período republicano;
- analisar a origem e a permanência da “Política do Café com Leite”;
- analisar como a industrialização e a urbanização das grandes metrópoles brasileiras contribuíram para a decadência da República Oligárquica;
- compreender o fenômeno do “coronelismo” e a sua permanência na política brasileira até os dias atuais;
- identificar a influência exercida pela Semana de Arte Moderna no movimento revolucionário de 1930;
- compreender a participação militar durante o processo revolucionário e na nova formatação política pós-revolução;
- analisar a Revolução de 1930 como “transferência” de poder de uma parcela da classe dominante para outra.
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A NOVA ORDEM MUNDIAL | 80 Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a: - compreender o processo histórico de libertação das colônias europeias na África e na Ásia; - analisar o conceito, tão utilizado, de “descolonização”; - relacionar a independência da África e da Ásia com a formação do Terceiro Mundo; - identificar na decadência do Império Soviético não somente o fim da Guerra Fria, mas o final de uma “era”; - analisar como o desmantelamento da URSS modificou geopoliticamente o mapa da Europa; - analisar o formato multipolar e multicivilizacional construído no mundo pós-Guerra Fria; - analisar como o desenvolvimento tecnológico, principalmente no que concerne à informática e à biotecnologia transformou o modo de vida das sociedades atuais; - identificar a imprecisão do termo “pós-modernidade”; - analisar a origem da chamada sociedade pós-moderna; - compreender como os meios de comunicação, o setor de serviços e das informações participam de maneira mais efetiva na sociedade contemporânea; - analisar por que a pós-modernidade pode ser caracterizada a partir de um período denominado “pós-industrial”; - perceber que a explosiva situação do Oriente Médio com os conflitos entre árabes e israelenses, nos mostrou que deles e de sua história sabemos pouco; - compreender que o Islamismo, mais do que qualquer outra religião do mundo atual é tão temida e mal compreendida; - conhecer as principais questões que envolvem os conflitos no Oriente Médio, levando em consideração a heterogeneidade dos povos, seus fatores políticos, culturais e religiosos; - analisar os discursos contra o terrorismo e as ações do fundamentalismo islâmico como reflexo do choque entre duas civilizações – o Ocidente e o Oriente. |
A QUESTÃO INDIGENA NAS AMÉRICAS | 80 Ementa: Análise do viver coletivo dos homens primitivos das Américas. Abordagem panorâmica das comunidades indígenas visando uma análise crítica do ensino e da prática docente relativa à temática em estudo. Nos estudos do componente “A questão indígena nas Américas”, vamos conhecer os principais povos e civilizações que se desenvolveram no continente americano, buscando compreender suas contribuições para o desenvolvimento das sociedades atuais e, ao mesmo tempo, refletir sobre como abordar a temática indígena na sala de aula. Objetivos gerais: - identificar a pluralidade de povos e civilizações presentes no continente americano antes da chegada dos europeus;
- analisar a problemática, tanto para os nativos, quanto para os europeus da “descoberta” do “outro”;
- reconhecer que a produção historiográfica sobre os povos indígenas não pode ser refém de um conhecimento histórico unilateral, de inspiração e foco eurocêntricos.
Objetivos específicos: - identificar fontes históricas variadas e dominar conceitos básicos referentes a épocas históricas;
- interpretar, com base em fontes de linguagens diversas, as experiências históricas;
- identificar as características políticas, econômicas e socioculturais predominantes nas civilizações maia, asteca e inca antes da conquista dos espanhóis;
- conhecer a diversidade dos povos indígenas do Brasil a partir de suas características socioculturais;
- identificar e analisar documentos produzidos pelos indígenas que constituem referências para o estudo da história do período;
- analisar as representações cristalizadas e estereotipadas acerca da história dos povos indígenas da América;
- refletir sobre o significado do estudo de civilizações destruídas por um processo de colonização.
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A QUESTÃO INDIGENA NAS AMÉRICAS | 80 Nos estudos do componente “A questão indígena nas Américas”, vamos conhecer os principais povos e civilizações que se desenvolveram no continente americano, buscando compreender suas contribuições para o desenvolvimento das sociedades atuais e, ao mesmo tempo, refletir sobre como abordar a temática indígena na sala de aula. Objetivos gerais: - identificar a pluralidade de povos e civilizações presentes no continente americano antes da chegada dos europeus;
- analisar a problemática, tanto para os nativos, quanto para os europeus da “descoberta” do “outro”;
- reconhecer que a produção historiográfica sobre os povos indígenas não pode ser refém de um conhecimento histórico unilateral, de inspiração e foco eurocêntricos.
Objetivos específicos: - identificar fontes históricas variadas e dominar conceitos básicos referentes a épocas históricas;
- interpretar, com base em fontes de linguagens diversas, as experiências históricas;
- identificar as características políticas, econômicas e socioculturais predominantes nas civilizações maia, asteca e inca antes da conquista dos espanhóis;
- conhecer a diversidade dos povos indígenas do Brasil a partir de suas características socioculturais;
- identificar e analisar documentos produzidos pelos indígenas que constituem referências para o estudo da história do período;
- analisar as representações cristalizadas e estereotipadas acerca da história dos povos indígenas da América;
- refletir sobre o significado do estudo de civilizações destruídas por um processo de colonização.
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AMÉRICA CONTEMPORÂNEA: IMPERIALISMO E LATINIDADE | 80 Nos estudos do componente “América contemporânea: imperialismo e latinidade” vamos refletir acerca dos principais temas da história contemporânea das Américas, com ênfase nas relações estabelecidas entre os Estados Unidos e a América Latina de fins do século XX e início do século XXI.
Objetivos gerais: - analisar o papel que a conjuntura internacional exerceu na consolidação e hegemonia dos Estados Unidos como país imperialista;
- compreender que as identidades latino-americanas referem-se à sua diversidade e singularidade cultural, marcada pelo hibridismo e por seu caráter mestiço;
- reconhecer e valorizar a importância da cultura e da história latino-americana para a compreensão das sociedades atuais e sua busca por identidade;
- compreender as relações estabelecidas entre os Estados Unidos e a América Latina, nos âmbitos político, econômico e sociocultural.
Objetivos específicos: - distinguir as etapas do expansionismo americano e suas respectivas características;
- analisar o contexto e o processo de implantação das diversas doutrinas e/ou corolários formulados pelos governantes americanos para justificar as diretrizes da política norte-americana;
- refletir sobre o significado da atuação dos Estados Unidos nos conflitos latino-americanos;
- concluir que foi através da política externa do pós-guerra mundial que mais intensamente os Estados Unidos definiram sua posição hegemônica;
- conhecer e analisar as ideias e visões de identidade propostas por alguns intelectuais latino-americanos;
- discutir as proximidades e distanciamentos do Brasil e os demais países da América Latina na busca de relações mais próximas para a construção de uma identidade;
- compreender o conceito de cultura como expressão das características de uma sociedade e suas formas plurais de representar o mundo;
- discutir a heterogeneidade de culturas que existem na América, ressaltando que cada uma delas possui sua singularidade e não pode ser comparada a outras como superior ou inferior;
- conhecer os vários aspectos e manifestações culturais que caracterizam a América Latina: seus ritmos, festas, costumes, a arte, a alimentação.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES I | 40 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II | 40 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III | 40 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV | 40 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES V | 40 |
BRASIL CONTEMPORÂNEO: DEMOCRACIA E GLOBALIZAÇÃO | 80 |
BRASIL CONTEMPORÂNEO: DO POPULISMO À NOVA REPÚBLICA | 80 Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a: - identificar as três fases da Era Vargas, relacionando as características e os acontecimentos mais marcantes de cada fase;
- inferir que a industrialização se constituiu num dos elementos básicos das diretrizes econômicas do Estado Novo;
- analisar a situação social e política que ensejou o fim do Estado Novo;
- inferir os motivos que levaram o Brasil a entrar na II Guerra Mundial, ao lado das potências aliadas;
- reconhecer no paternalismo demagógico de Vargas um elemento de controle político das agitações sociais;
- compreender os mecanismos de funcionamento do populismo no Brasil e os fatores que concorreram para sua crise;
- analisar o conturbado governo de João Goulart, dividido entre o parlamentarismo e o presidencialismo;
- identificar os fatores nacionais e internacionais que possibilitaram o Golpe militar de 1964;
- compreender a relação entre a radicalização do discurso populista do governo Jango e a quebra do jogo democrático com o golpe militar de 1964;
- identificar de que maneira as medidas políticas tomadas pelos governos militares repercutiram na manutenção do regime durante 21 anos;
- analisar criticamente os Atos Institucionais promulgados durante a ditadura;
- compreender o contexto histórico do período militar e as causas da abertura política.
- identificar os sujeitos históricos envolvidos no processo de redemocratização.
- analisar o processo “lento e gradual” da abertura política.
- conhecer o processo de afirmação da democracia no Brasil.
- questionar a participação política dos brasileiros no processo democrático.
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BRASIL MONÁRQUICO | 80 Após os estudos da formação do Estado brasileiro e a instabilidade política que caracterizou os seus primeiros anos; da cafeicultura e o Brasil no contexto da divisão internacional do trabalho no século XIX; a constituição do mercado de mão-de-obra livre; e as múltiplas representações das revoltas regionais e lutas sociais ocorridas no Brasil do século XIX, esperamos que o aluno esteja apto a: · refletir sobre as características e peculiaridades do período regencial brasileiro considerado por alguns historiadores como um período de experiência republicana; · analisar os atores políticos e sociais, bem como seus respectivos projetos de Estado e Nação brasileiros; · compreender a estrutura socioeconômica das principais revoltas ocorridas durante o período enfocado; · conhecer e compreender os fatores socioeconômicos e políticos que embasaram o Golpe da Maioridade; · compreender os fatores que permearam a política externa do Segundo Reinado: o confronto com a Inglaterra e os conflitos com os países platinos, principalmente a Guerra do Paraguai; · analisar a conjuntura nacional do final do Império que vai culminar com a Proclamação da República; · analisar a importância da economia cafeeira como fator impulsionador das alterações ocorridas no cenário nacional do Brasil, que proporcionou as mudanças socioeconômicas, políticas e culturais do período e seus reflexos no contexto internacional; · compreender e analisar as permanências e as diferenças entre as atividades desenvolvidas pelos “barões de café” do Vale do Paraíba e do Oeste Paulista; · associar a questão da exploração do trabalho escravo com a consolidação do sistema capitalista; · distinguir as propostas políticas que estiveram em pauta no espaço político brasileiro visando a solução da questão da substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre; · relacionar o modo de vida dos escravos rurais e urbanos; · analisar a partir de uma perspectiva historiográfica trechos de documentos de época em que a questão do trabalho escravo apareça como ponto central da discussão; · analisar o conteúdo do projeto de nação presente nas falas dos políticos e proprietários de terra. |
CAPITALISMO E REVOLUÇÕES NAS AMÉRICAS | 80 Ementa: Análise dos processos de dominação e resistência na América Latina no século XX. Análise da situação da América Latina no contexto capitalista internacional, liderado pelos Estados Unidos da América. Estudo dos processos revolucionários, da instabilidade política e das ditaduras militares na América Latina. Nos estudos do componente “Capitalismo e revoluções nas Américas” analisaremos o contexto político e econômico de inserção da América Latina no capitalismo internacional e os fatores que levaram à eclosão de movimentos revolucionários e à instauração de ditaduras militares em alguns países do continente. Objetivos gerais: - identificar as características gerais preponderantes na economia latino-americana que justificam sua dependência ao capitalismo internacional;
- analisar os fatores que levaram à eclosão de movimentos revolucionários na América Latina ao longo do século XX;
- analisar a reação dos Estados Unidos diante das revoluções latino-americanas;
- distinguir no conjunto dos países latino-americanos – mais especificamente: Argentina e Chile os fatores que propiciaram a instalação de regimes militares ditatoriais;
Objetivos específicos: - inferir que a participação da América Latina no sistema capitalista internacional tem sido secundária e periférica;
- reconhecer que a situação de dependência da América Latina evoluiu historicamente, da preponderância inglesa no século XIX à hegemonia dos Estados Unidos, ao longo do século XX;
- analisar os problemas sociais e políticos que afetavam México, Cuba e Nicarágua e justificavam os movimentos revolucionários ocorridos nestes países;
- relacionar o socialismo com as revoluções latino-americanas;
- identificar aspectos comuns presentes nos movimentos revolucionários na América Latina;
- distinguir Cuba como um caso particular no processo de evolução política da América Latina;
- descrever as características prevalecentes no panorama socioeconômico e político da América Latina que possibilitaram a ascensão de governos ditatoriais militares;
- discriminar as ditaduras militares instaladas na América Latina pós1960 como manifestação de reação conservadora, em parte, capitaneada pelos Estados Unidos;
- identificar as principais características dos governos militares instalados nos países do Cone Sul;
- discriminar os fatores que levaram à queda das ditaduras militares nos referidos países;
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CAPITALISMO E REVOLUÇÕES NAS AMÉRICAS | 80 Nos estudos do componente “Capitalismo e revoluções nas Américas” analisaremos o contexto político e econômico de inserção da América Latina no capitalismo internacional e os fatores que levaram à eclosão de movimentos revolucionários e à instauração de ditaduras militares em alguns países do continente. Objetivos gerais: identificar as características gerais preponderantes na economia latino-americana que justificam sua dependência ao capitalismo internacional; analisar os fatores que levaram à eclosão de movimentos revolucionários na América Latina ao longo do século XX; analisar a reação dos Estados Unidos diante das revoluções latino-americanas; distinguir no conjunto dos países latino-americanos – mais especificamente: Argentina e Chile os fatores que propiciaram a instalação de regimes militares ditatoriais; Objetivos específicos: inferir que a participação da América Latina no sistema capitalista internacional tem sido secundária e periférica; reconhecer que a situação de dependência da América Latina evoluiu historicamente, da preponderância inglesa no século XIX à hegemonia dos Estados Unidos, ao longo do século XX; analisar os problemas sociais e políticos que afetavam México, Cuba e Nicarágua e justificavam os movimentos revolucionários ocorridos nestes países; relacionar o socialismo com as revoluções latino-americanas; identificar aspectos comuns presentes nos movimentos revolucionários na América Latina; distinguir Cuba como um caso particular no processo de evolução política da América Latina; descrever as características prevalecentes no panorama socioeconômico e político da América Latina que possibilitaram a ascensão de governos ditatoriais militares; discriminar as ditaduras militares instaladas na América Latina pós1960 como manifestação de reação conservadora, em parte, capitaneada pelos Estados Unidos; identificar as principais características dos governos militares instalados nos países do Cone Sul; discriminar os fatores que levaram à queda das ditaduras militares nos referidos países; |
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 80 O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa: • contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido; • conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais; • analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania; • discutir a trajetória e as dimensões da cidadania; • estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfretamento dos problemas sociais; • abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira; • caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais; • investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo; • avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homosexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação; • propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica. |
COLONIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DAS AMÉRICAS | 80 |
CRISES E IMPASSES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO | 80 Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a: - compreender as relações entre as várias potências europeias que levaram ao desencadear da Primeira Guerra Mundial; - perceber as tensões sociais após a revolução de fevereiro que possibilitaram a Revolução de Outubro; - compreender como ocorreu a crise econômica de 1929 e perceber a extensão e as consequências da crise no mundo; - entender como surgem os movimentos totalitários nos anos vinte e o papel da crise da democracia liberal; - compreender a extensão dos movimentos de extrema direita na Europa do período entre guerras; - identificar, no Tratado de Versalhes e na Primeira Guerra, as raízes da Segunda Guerra Mundial; - analisar a ascensão do Partido Nazista na Alemanha; analisar a participação brasileira no conflito e a posterior queda do Estado Novo; - identificar nos conflitos históricos anteriores, desde a Guerra Franco-prussiana (1871) até a Segunda Guerra Mundial (19391945), as origens da Guerra Fria; - analisar a decadência das tradicionais potências europeias a partir da bipolarização mundial; - identificar a expansão internacional do capitalismo norte-americano; distinguir a estratégia geopolítica do socialismo soviético; - analisar o porquê de a Guerra Fria ter sido chamada de “A Terceira Guerra Mundial”; - compreender as ações utilizadas tanto pelos EUA quanto pela URSS, na tentativa de conquistar a hegemonia mundial; - compreender as várias transformações acontecidas durante todo o período histórico da Guerra Fria. |
CRISES E IMPASSES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO | 80 Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
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compreender as relações entre as várias potências europeias que levaram ao desencadear da Primeira Guerra Mundial; -
perceber as tensões sociais após a revolução de fevereiro que possibilitaram a Revolução de Outubro; -
compreender como ocorreu a crise econômica de 1929 e perceber a extensão e as consequências da crise no mundo; -
entender como surgem os movimentos totalitários nos anos vinte e o papel da crise da democracia liberal; -
compreender a extensão dos movimentos de extrema direita na Europa do período entre guerras; -
identificar, no Tratado de Versalhes e na Primeira Guerra, as raízes da Segunda Guerra Mundial; -
analisar a ascensão do Partido Nazista na Alemanha; -
analisar a participação brasileira no conflito e a posterior queda do Estado Novo; -
identificar nos conflitos históricos anteriores, desde a Guerra Franco-prussiana (1871) até a Segunda Guerra Mundial (19391945), as origens da Guerra Fria; -
analisar a decadência das tradicionais potências europeias a partir da bipolarização mundial; -
identificar a expansão internacional do capitalismo norte-americano; -
distinguir a estratégia geopolítica do socialismo soviético; -
analisar o porquê de a Guerra Fria ter sido chamada de “A Terceira Guerra Mundial”; -
compreender as ações utilizadas tanto pelos EUA quanto pela URSS, na tentativa de conquistar a hegemonia mundial; -
compreender as várias transformações acontecidas durante todo o período histórico da Guerra Fria. |
CULTURA INDÍGENA E AFRO-BRASILEIRA | 80 Ementa: Compreensão da diversidade cultural existente nos povos indígenas e africanos que formaram o Brasil. Conhecimento da Lei 11.645/08, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro brasileira e indígena”, assim como a análise da sua aplicabilidade na educação básica. Reflexão da prática docente no que concerne à formação do cidadão e ao respeito à alteridade e à diversidade. Objetivos: Esperamos que este componente sirva como suporte de orientação na aplicação da Lei 11.645/08 na sua prática docente na educação básica e, ainda, que o aluno seja capaz de: - reconhecer a diversidade étnico cultural existente nos povos indígenas e africanos trazidos para o Brasil;
- identificar a aplicação da Lei nº 11.645/08;
- conhecer o legado da cultura afrodescendente na sociedade brasileira;
- identificar alguns aspectos importantes da história e cultura dos povos indígenas;
- compreender as questões atuais que envolvem os povos indígenas e as questões pertinentes ao povos afrodescendentes.
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DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS AO MUNDO MEDIEVAL | 80 Os estudos propostos pela disciplina têm por objetivos: - analisar o viver coletivo do homem primitivo;
- compreender relações entre sociedades e cultura;
- identificar as características socioeconômicas, políticas e culturais das civilizações grega e romana;
- refletir sobre relações sociais, religiosas, econômicas e políticas grega e romana com ênfase na cidadania;
- analisar a importância do legado grego-romano para as civilizações do mundo ocidental para as civilizações do mundo ocidental;
- identificar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais;
- compreender a especificidade da vida material e do pensamento medieval;
- reconhecer os processos de formação dos estados europeus, como se formaram suas individualidades e originalidades;
- compreender a importância do processo de formação dos estados europeus na constituição da civilização capitalista ocidental.
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DIDÁTICA | 80 A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender: - a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem; - a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento; - a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos; - o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, | - os saberes necessários para a prática educativa. |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 80 Ementa.Estabelecimento de relações entre normalização, integração e inclusão. Estudo da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro. Apresentaremos a perspectiva da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro e alguns aspectos e conceitos fundamentais para construção de uma escola cada vez mais inclusiva, para tanto é necessário compreender os conceitos de vulnerabilidade, dificuldade, distúrbio e deficiência. Além de refletirmos sobre a diversidade e sobre as diferenças humanas bem como seus reflexos na educação. Esses estudos servirão de subsídios teóricos e práticos para sustentar uma práxis pedagógica fundamentada no desenvolvimento integral das potencialidades dos educandos. O desenvolvimento integral das potencialidades humanas é instrumento de inserção e participação na sociedade em que vivemos, logo, precisamos garantir a todos os educandos esse direito. Disciplina e seus objetivos: Estabelecer relações entre normalização, integração e inclusão escolar. Situar a educação inclusiva no contexto sóciohistórico e cultural brasileiro. Caracterizar as pessoas com necessidades educacionais especiais. Diferenciar os conceitos de dificuldade, distúrbio e deficiência. Refletir sobre a diversidade e diferença humana e seus reflexos na educação. |
ENADE | 0 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
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ENSINO-APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA | 80 Nos estudos da disciplina, vamos analisaremos a atual conjuntura sócio-histórica que busca refletir sobre a importância do ensino de Filosofia e Sociologia na Educação Básica. Para isso, é preciso conhecer as diversas concepções, que envolvem questões políticas, curriculares, didáticas e metodológicas, para se repensar o ensino a prática docente na sala de aula. Pretendemos realizar reflexões voltadas ao profissional de história que estará habilitado para lecionar os conteúdos de filosofia e sociologia. Assim, ampliaremos nosso estudo quanto às competências do professor de história dialogando com as áreas possíveis. |
ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA | 80 Nos estudos do componente “Ensino-aprendizagem de História” analisaremos a atual conjuntura sócio histórica que busca refletir sobre a importância da formação e atuação do professor de História na Educação Básica. Para isso, é preciso conhecer as diversas concepções, que envolvem questões políticas, curriculares, didáticas e metodológicas, para se repensar o ensino de História e a prática docente na sala de aula. Objetivos gerais: - compreender a importância e a finalidade do ensino de História nos dias atuais;
- refletir sobre o ensino de História e cidadania na formação de alunos conscientes e críticos da realidade em que estão inseridos;
- compreender que ensinar História é dar ao aluno condições de participar ativa e criticamente do mundo social, do trabalho e da cultura.
Objetivos específicos: - identificar as reestruturações curriculares ocorridas em face do processo de transformação do ensino de História no Brasil;
- avaliar que a sala de aula não é apenas o espaço onde se transmite informações, mas espaço de debates, reflexões e problematização do conhecimento;
- abordar o ensino de História em sala de aula, procurando colocar em prática as novas metodologias e os novos paradigmas;
- dinamizar sua prática utilizando os diversos recursos tecnológicos de forma coerente e consciente;
- compreender o papel formativo do professor e a utilização das novas práticas de ensino-aprendizagem no cotidiano da sala de aula.
- reconhecer que a prova formal, embora indispensável, não deve ser a única forma de avaliar o aluno no seu processo de ensino-aprendizagem.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso. Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar. |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso. Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso. Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar. |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar. |
ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM HISTÓRIA | 45 |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 80 A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seus objetivos são: - entender o que é a Antropologia e quais são seus pressupostos teórico-metodológicos.
- compreender a Antropologia como uma Ciência que pesquisa o cotidiano sociocultural da sociedade.
- definir a relação entre Filosofia e Educação, bem como o papel da reflexão filosófica no processo educativo.
- compreender a educação como fenômeno presentificado nas relações humanas e cotidianas.
- analisar os aspectos sociológicos da educação.
- avaliar os pressupostos da sociologia geral e suas relações com a sala de aula.
- analisar a sociologia como instrumento à compreensão das visões de mundo, tendências teóricas e concepções da educação brasileira.
- evidenciar a formação do pensamento crítico como caminho para a construção da autonomia intelectual.
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FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA | 80 |
HISTÓRIA DA ÁFRICA E AS RAÍZES AFRICANAS DO BRASIL | 80 Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a: mostrar que a História está em permanente construção/reconstrução e que os conhecimentos não estão cristalizados e não são verdades absolutas; identificar as principais características das diversas sociedades africanas na época da expansão marítima europeia; compreender as dinâmicas culturais envolvidas no contato entre povos europeus, africanos e americanos; analisar os processos de descolonização e libertação nacional nos movimentos de independência dos países africanos; compreender o lugar e o papel do continente africano na nova ordem internacional; conhecer a História da África contemporânea, da globalização aos dias atuais; conhecer o continente africano e suas características geográficas e humanas; identificar as especificidades históricas e culturais dos diversos povos africanos antes da colonização europeia; analisar a contribuição da cultura africana na constituição do mundo atlântico, nas diferentes dimensões da realidade. |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL | 80 A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais. Seus objetivos são: - examinar a educação enquanto construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais nos contextos do Brasil Colônia, Império e República.
- desenvolver as competências crítico-reflexivas fundamentais para pensar a educação como força vital, criadora e plástica situada no interior das relações socioculturais.
- possibilitar o entendimento de que a educação e o contexto histórico em que ela se insere forma uma unidade dialética.
- dialogar com as questões políticas que surgem do caráter emancipatório da educação escolar como direito social básico à construção da cidadania.
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HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO | 80 A disciplina História Geral da Educação constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais. Seus objetivos são: - identificar os fundamentos da educação no contexto histórico do mundo antigo (comunidades primitivas e da Antiguidade Oriental), clássico, medieval e moderno;
- possibilitar o entendimento de que a educação e o contexto histórico em que ela se insere forma uma unidade dialética;
- proporcionar uma reflexão crítica das ideias pedagógicas, identificando as formas próprias que fazem da educação o espaço da construção de sentidos.
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HISTÓRIA NA SALA DE AULA | 80 Objetivos gerais: - compreender a importância e a finalidade do ensino de História nos dias atuais;
- refletir sobre o ensino de História e cidadania na formação de alunos conscientes e críticos da realidade em que estão inseridos;
- compreender que ensinar História é dar ao aluno condições de participar ativa e criticamente do mundo social, do trabalho e da cultura.
Objetivos específicos: - avaliar que a sala de aula não é apenas o espaço onde se transmite informações, mas espaço de debates, reflexões e problematização do conhecimento;
- abordar o ensino de História em sala de aula, procurando colocar em prática as novas metodologias e os novos paradigmas;
- dinamizar sua prática utilizando os diversos recursos tecnológicos de forma coerente e consciente;
- compreender o papel formativo do professor e a utilização das novas práticas de ensino-aprendizagem no cotidiano da sala de aula.
- reconhecer que a prova formal, embora indispensável, não deve ser a única forma de avaliar o aluno no seu processo de ensino-aprendizagem.
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HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA | 80 Nos estudos da disciplina, vamos abordar a metodologia de construção do conhecimento em História. A história como disciplina acadêmica, as teorias, metodologias e as diversas abordagens e as distintas perspectivas das correntes historiográficas que contribuíram com o avanço dessa ciência durante o século XX e XXI, serão analisadas nesse componente:
Objetivos gerais: -
Compreender os principais recursos teórico-metodológicos, fontes e documentos, referenciais histórico-culturais e conceitos utilizados pelos historiadores durante os séculos XX e XXI que refletiram no avanço do conhecimento histórico e no exercício da profissão de historiador.
Objetivos específicos: -
Identificar as principais correntes teórico-metodológicas que permitiram os avanços em pesquisas e ensino de história no decorrer dos séculos XX e XXI. -
Refletir acerca da diversidade de métodos, abordagens, interpretações que refletem na construção da memória, preservação e ensino de história. -
Contribuir na produção, na preservação da memória exercitando a crítica documental, tendo em vista a diversidade da sociedade e dos documentos históricos. -
Desenvolver recursos pertinentes para a pesquisa, a produção do conhecimento histórico e a conservação da memória. |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 40 O COMPONENTE Introdução aos estudos a distância OBJETIVO GERAL Possibilitar ao aluno, sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso que escolheu. |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 40 Objetivo geral: Possibilitar ao(à) aluno(a), sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso e modalidade escolhida. Objetivos específicos, de acordo com as Unidades didáticas: Unidade de estudo 1- VOCÊ, UM(A) UNIVERSITÁRIO(A) E A CULTURA DA EAD Objetivos específicos •refletir sobre sua nova condição de estudante universitário(a); •conhecer, rever, atualizar seus conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância; •iniciar a vida acadêmica na cultura da educação a distância. Unidade de Estudo 2 - O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA UNIUBE ON-LINE. Objetivos específicos •reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem; •Identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades Unidade de Estudo 3 - SER UM ALUNO EAD UNIUBE. Objetivos específicos •identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais; •conceituar o termo distância, sob o ponto de vista das relações interpessoais; •identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica; •conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico. Unidade de estudo 4 - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE UBERABA Objetivos específicos •reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem; •compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico; •identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso; Unidade de estudo 5 - UM POUCO DA HISTÓRIA DA SUA UNIVERSIDADE DE UBERABA Objetivos específicos conhecer um pouco mais da história da Universidade de Uberaba onde o aluno escolheu estudar; relacionar a realização de grandes sonhos com valores, competências e habilidades que não podem faltar a quem deseja alcançar um objetivo; identificar em si próprio alguém a caminho de transformar sonhos em realidade. |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS | 80 O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos relaciona-se aos demais componentes curriculares dos cursos de graduação e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de métodos e técnicas de elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, identificando a adequação da linguagem na produção e comunicação do conhecimento de modo geral. Em uma perspectiva integrada, aborda os tipos de conhecimento e os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural e científico de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance da Metodologia do trabalho científico e do uso adequado da Língua Portuguesa para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional. Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico da graduação tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de traduzir, de interpretar, de compreender e de criticar textos que circulam no contexto social, cultural e científico em que estiver inserido e, ainda, que ele valorize as formas de produção do conhecimento humano e a utilização das normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção e difusão do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional. Para a ampliação das habilidades de expressão e comunicação, o programa de ensino e aprendizagem está organizado em temas que foram motivos para a composição do livro didático básico para orientar os estudos – Linguagens e Comunicação – leitura e produção de texto na graduação e de outros materiais complementares. |
LIBRAS | 80 O aluno deverá ser capaz de: .Conhecer o conceito de Língua Brasileira de Sinais Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos. .Analisar a história da língua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda. . Reconhecer os fatores linguísticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento à pessoa surda. . Identificar a Língua Brasileira de Sinais como processo de comunicação e interação na comunidade surda. |
LÍNGUA PORTUGUESA | 80 A disciplina Língua Portuguesa tem como objetivos:
· Atuar de forma a desenvolver a capacidade de análise, criatividade, senso crítico, estético, expressivo e reflexivo acerca das linguagens e suas tecnologias; · Desenvolver a reflexão sintático-semântica das estruturas gramaticais da Língua Portuguesa, nas modalidades oral e escrita; · Compreender as relações da linguagem verbal e não verbal e sua importância para o ensino; · Construir sentenças e parágrafos coerentes e coesos, utilizando-se da norma culta da Língua Portuguesa. |
MODERNIDADE: A ORDEM BURGUESA E A ERA DO CAPITAL | 80 Nos estudos da disciplina, analisaremos, entre outras questões, os embates conceituais sobre a ideia de modernidade, o advento da indústria, a formação do Estado moderno, a cultura burguesa, a expansão capitalista e imperialista e os conflitos sociais decorrentes dessas transformações. Objetivos gerais: -
compreender e analisar de forma crítica a ideia de Modernidade e os contextos políticos, econômicos e socioculturais que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade europeia; -
problematizar os conceitos mais vulgarizados de Modernidade, identificando que há uma série de lados obscuros da modernidade apontados por sociólogos e outros pensadores relevantes.
Objetivos específicos: -
analisar as noções de desenvolvimento e progresso contidas no discurso que justifica os valores da Modernidade; -
comparar as permanências e descontinuidades do paradigma de produção e consumo que, aos poucos, sedimenta uma ordem mundial capitalista; -
problematizar os supostos benefícios socioeconômicos resultantes do advento capitalista, do sucesso da Revolução Industrial e estabelecimento da ordem burguesa; -
compreender fatores de formação e políticas comuns entre os Estados Absolutistas na Europa; -
refletir sobre os movimentos revolucionários da Inglaterra no século XVII e França do século XVIII; -
avaliar o impacto do Humanismo secular do Renascimento sobre o entendimento coletivo de como o Homem deveria se relacionar com ele mesmo; -
analisar os fundamentos da chamada Reforma Protestantes e como seus embates e retrocessos ajudaram a moldar os padrões de vivência da religiosidade nos tempos modernos; -
entender as características da política neocolonialista e compreender os processos de ocupação dos territórios na América, África e Ásia; -
identificar os eventos populares que acalentaram a chama das ideias reivindicatórias no espírito popular |
O PROJETO COLONIZADOR NO BRASIL | 80
Este componente curricular terá a duração de 80 horas distribuídas em 10 semanas de estudo. Ao longo de seus estudos você terá acesso a leituras [obrigatórias e complementares] e vídeo aulas, disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), ou presentes na biblioteca do polo. Além disso, realizará atividades no mesmo ambiente, todas serão orientadas passo a passo. Esperamos que este componente favoreça a oportunidade de conhecer as abordagens sobre o desenvolvimento do Brasil, a partir do período colonial. A conjuntura europeia no final da Idade Média (séculos XIV e XV) e a formação da mentalidade mercantilista, das grandes navegações, possibilitaram a chegada dos portugueses ao Brasil. Nesse sentido, o estudo da ocupação e da montagem da colonização do Brasil, dentro do contexto histórico vigente na Europa, as características políticas, econômicas e sociais do Brasil Colonial serão abordadas por intermédio de aulas preleitivas dialogadas, leituras, seminários e apresentação de trabalhos ao longo da etapa. Objetivos: - identificar as prioridades da doutrina mercantilista e sua importância para o fortalecimento dos reinados absolutistas da Idade Moderna;
- analisar os critérios que nortearam a montagem da colonização portuguesa na colônia “descoberta”;
- analisar as implicações do processo de colonização que marcaram expressivamente a sociedade brasileira até os dias atuais;
- identificar as alterações políticas, socioeconômicas e administrativas que o surto do ouro provocou no Brasil Colônia;
- analisar a política de exploração portuguesa na Colônia brasileira e o sistema escravista, no contexto da mineração.
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POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA | 80 · Compreender a organização, os níveis e as modalidades da Educação Básica. · Analisar os documentos oficiais do MEC - O Ministério da Educação. · Discutir as Políticas Educacionais, enquanto política pública e as formas de intervenção do Estado. · Analisar as políticas de formação e profissionalização docente na legislação educacional especificamente na LDB - 9394/96. · Refletir sobre o papel do Estado frente às políticas de financiamento da Educação Básica. · Compreender os princípios legais da educação inclusiva. · Relacionar o PNE, PDE e o IDEB com as políticas públicas. |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA | 120 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA I | 120 Identificar pressupostos básicos da sua escolha pela profissão docente. Rever fatos e momentos importantes, da experiência pessoal, com o fim de escrever sua história de vida. Estabelecer ligações entre os fatos da vida pessoal com a vida escolar e para a vida profissional que se está pretendendo formar. |
PRÁTICA PEDAGÓGICA II | 120 - Descrever sobre espaços específicos de uma sala de aula;
- Identificar características básicas que definem cada espaço pedagógico de uma determinada sala de aula;
- Descrever posturas e práticas identificadas por sala de aula.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA III | 120 - Discutir sobre o processo de escolhas pedagógicas no trabalho na docência.
- Identificar os critérios para escolha de um livro didático
- Consultar as últimas legislações sobre o trabalho com os livros didáticos
- Fazer escolhas para elaborar os trabalhos finais da disciplina.
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 80 Introdução aos conceitos básicos da Psicologia da Educação. Estudos dos aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta. Abordagens psicológicas: inatista, comportamentalistas, piagetiana, histórico-cultural e suas implicações na relação professor - aluno. Disciplina e seus objetivos: Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação. Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta. Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural. Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente. |
ROTA DO SUCESSO I | 40 |
ROTA DO SUCESSO II | 40 |
TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO | 80 Esta disciplina tem por objetivo geral promover a compreensão dos impactos da utilização das tecnologias no contexto educacional a fim de desenvolver competências e habilidades necessárias para atuação do professor e/ou profissional na contemporaneidade. E por objetivos específicos: ● identificar recursos tecnológicos que promoveram mudanças sociais e educacionais; ● construir conceitos sobre usos das tecnologias na Educação; ● identificar e compreender como as tecnologias e de comunicação modificaram as formas de ensinar e de aprender na contemporaneidade; ● conhecer o funcionamento da Web e suas ferramentas para utilização e formação continuada; ● refletir sobre as tecnologias na sala de aula no contexto escolar; ● conhecer o desenvolvimento da Educação a Distância (EAD) no mundo, no Brasil e na Universidade de Uberaba (UNIUBE); ● compreender os conceitos e preconceitos sobre a EAD; ● analisar as possibilidades de ensinar e aprender além da sala de aula; ● Refletir sobre o papel do professor no contexto tecnológico e educacional da atualidade. |
TEORIAS DA HISTÓRIA | 80 Este componente curricular terá a duração de 80 horas distribuídas em 4 unidades didáticas – compostas por capítulos e atividades. Ao longo de seus estudos você terá acesso a leituras obrigatórias e complementares disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), ou presentes na biblioteca do polo, além de realizar atividades no mesmo ambiente, que serão orientadas passo a passo. Esperamos que este componente sirva como suporte de orientação teórico-metodológica, imprescindível a todo aquele que aspira ao ofício de professor/historiador. Neste componente, portanto, você conhecerá os conceitos de História, assim como os pressupostos que a definem e a particularizam num campo específico do conhecimento humano. Conhecerá, a partir do estudo desse componente, como e quando a História se tornou uma disciplina científica, assim como compreenderá, ainda, as diversas visões historiográficas que compõem epistemologicamente o saber histórico. Para acompanhar o desenvolvimento teórico-metodológico que perpassa a História, desde quando essa se tornou uma área do conhecimento científico, o componente tem como objetivos: . identificar os conceitos fundamentais da História; . explicar a presença da objetividade e da subjetividade do historiador na produção do conhecimento histórico; . reconhecer o documento histórico como expressão da experiência humana; . definir e classificar as diferentes fontes históricas; . conhecer as teorias clássicas e contemporâneas sobre o mito, com especial atenção às relações entre Mito e História; . identificar as especificidades da História como construção do sujeito, identificando no processo histórico a construção historiográfica; . identificar as principais correntes historiográficas contemporâneas. |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR | 80 Esta disciplina tem como objetivo oportunizar ao aluno a construção do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Ao final do estudo dessa disciplina o aluno deverá ser capaz de: - compreender a importância do TCC na sistematização das aprendizagens construídas;
- articular e ampliar os conhecimentos construídos no decorrer do curso;
- refletir e analisar o percurso de formação para a construção da identidade profissional e a escolha de projetos futuros;
- expressar-se com autoria, criatividade e intelectualidade;
- elaborar suas ideias com clareza, levando em consideração as relações entre elas, de forma coerente e coesa;
- redigir texto a partir de fundamentação teórica, assumindo postura crítica, reflexiva e criativa;
- aprender e fazer uso das Normas Técnicas Brasileiras para a construção de trabalho acadêmico;
- organizar as aprendizagens construídas com os estudos realizados por meio da produção do Trabalho de Conclusão de Curso – Memorial Acadêmico.
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