ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
80
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos relaciona-se aos demais componentes curriculares dos cursos de graduação e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de métodos e técnicas de elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, identificando a adequação da linguagem na produção e comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os tipos de conhecimento e os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural e científico de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance da Metodologia do trabalho científico e do uso adequado da Língua Portuguesa para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico da graduação tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de traduzir, de interpretar, de compreender e de criticar textos que circulam no contexto social, cultural e científico em que estiver inserido e, ainda, que ele valorize as formas de produção do conhecimento humano e a utilização das normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção e difusão do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
Para a ampliação das habilidades de expressão e comunicação, o programa de ensino e aprendizagem está organizado em temas que foram motivos para a composição do livro didático básico para orientar os estudos – Linguagens e Comunicação – leitura e produção de texto na graduação e de outros materiais complementares.
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HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO |
80
A disciplina História Geral da Educação constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais.
Seus objetivos são:
- identificar os fundamentos da educação no contexto histórico do mundo antigo (comunidades primitivas e da Antiguidade Oriental), clássico, medieval e moderno;
- possibilitar o entendimento de que a educação e o contexto histórico em que ela se insere forma uma unidade dialética;
- proporcionar uma reflexão crítica das ideias pedagógicas, identificando as formas próprias que fazem da educação o espaço da construção de sentidos.
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
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A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seus objetivos são:
- entender o que é a Antropologia e quais são seus pressupostos teórico-metodológicos.
- compreender a Antropologia como uma Ciência que pesquisa o cotidiano sociocultural da sociedade.
- definir a relação entre Filosofia e Educação, bem como o papel da reflexão filosófica no processo educativo.
- compreender a educação como fenômeno presentificado nas relações humanas e cotidianas.
- analisar os aspectos sociológicos da educação.
- avaliar os pressupostos da sociologia geral e suas relações com a sala de aula.
- analisar a sociologia como instrumento à compreensão das visões de mundo, tendências teóricas e concepções da educação brasileira.
- evidenciar a formação do pensamento crítico como caminho para a construção da autonomia intelectual.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA I |
120
Identificar pressupostos básicos da sua escolha pela profissão docente.
Rever fatos e momentos importantes, da experiência pessoal, com o fim de escrever sua história de vida.
Estabelecer ligações entre os fatos da vida pessoal com a vida escolar e para a vida profissional que se está pretendendo formar.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES I |
80
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
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A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais. Seus objetivos são:
- examinar a educação enquanto construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais nos contextos do Brasil Colônia, Império e República.
- desenvolver as competências crítico-reflexivas fundamentais para pensar a educação como força vital, criadora e plástica situada no interior das relações socioculturais.
- possibilitar o entendimento de que a educação e o contexto histórico em que ela se insere forma uma unidade dialética.
- dialogar com as questões políticas que surgem do caráter emancipatório da educação escolar como direito social básico à construção da cidadania.
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
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Introdução aos conceitos básicos da Psicologia da Educação. Estudos dos aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta. Abordagens psicológicas: inatista, comportamentalistas, piagetiana, histórico-cultural e suas implicações na relação professor - aluno.
Disciplina e seus objetivos:
Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA II |
120
- Descrever sobre espaços específicos de uma sala de aula;
- Identificar características básicas que definem cada espaço pedagógico de uma determinada sala de aula;
- Descrever posturas e práticas identificadas por sala de aula.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES II |
80
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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DIDÁTICA |
80
A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
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- os saberes necessários para a prática educativa.
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POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
80
· Compreender a organização, os níveis e as modalidades da Educação Básica.
· Analisar os documentos oficiais do MEC - O Ministério da Educação.
· Discutir as Políticas Educacionais, enquanto política pública e as formas de intervenção do Estado.
· Analisar as políticas de formação e profissionalização docente na legislação educacional especificamente na LDB - 9394/96.
· Refletir sobre o papel do Estado frente às políticas de financiamento da Educação Básica.
· Compreender os princípios legais da educação inclusiva.
· Relacionar o PNE, PDE e o IDEB com as políticas públicas.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA III |
120
- Discutir sobre o processo de escolhas pedagógicas no trabalho na docência.
- Identificar os critérios para escolha de um livro didático
- Consultar as últimas legislações sobre o trabalho com os livros didáticos
- Fazer escolhas para elaborar os trabalhos finais da disciplina.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES III |
80
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
80
Ementa.Estabelecimento de relações entre normalização, integração e inclusão. Estudo da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro. Apresentaremos a perspectiva da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro e alguns aspectos e conceitos fundamentais para construção de uma escola cada vez mais inclusiva, para tanto é necessário compreender os conceitos de vulnerabilidade, dificuldade, distúrbio e deficiência. Além de refletirmos sobre a diversidade e sobre as diferenças humanas bem como seus reflexos na educação. Esses estudos servirão de subsídios teóricos e práticos para sustentar uma práxis pedagógica fundamentada no desenvolvimento integral das potencialidades dos educandos. O desenvolvimento integral das potencialidades humanas é instrumento de inserção e participação na sociedade em que vivemos, logo, precisamos garantir a todos os educandos esse direito.
Disciplina e seus objetivos:
Estabelecer relações entre normalização, integração e inclusão escolar.
Situar a educação inclusiva no contexto sóciohistórico e cultural brasileiro.
Caracterizar as pessoas com necessidades educacionais especiais.
Diferenciar os conceitos de dificuldade, distúrbio e deficiência.
Refletir sobre a diversidade e diferença humana e seus reflexos na educação.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
80
Esclarecer e estabelecer relaes entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferena humana, acessibilidade, diversidade e incluso escolar.
Situar a educao inclusiva no contexto socioeducacional e cultural brasileiro.
Possibilitar a compreenso e identificaao das necessidades educacionais especiais.
Promover a compreenso sobre diferena humana, equidade, direitos humanos, dificuldade, distrbio e deficincia.
Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educao.
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LIBRAS |
80
O aluno dever ser capaz de:
. Conhecer o conceito de Lngua Brasileira de Sinais Libras sob a tica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedaggicos.
. Analisar a histria da lngua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
.Reconhecer os fatores lingusticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento pessoa surda.
. Identificar a Lngua Brasileira de Sinais como processo de comunicao e interao na comunidade surda.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
240
O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
240
O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam
frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR |
80
Esta disciplina tem como objetivo oportunizar ao aluno a construção do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Ao final do estudo dessa disciplina o aluno deverá ser capaz de:
- compreender a importância do TCC na sistematização das aprendizagens construídas;
- articular e ampliar os conhecimentos construídos no decorrer do curso;
- refletir e analisar o percurso de formação para a construção da identidade profissional e a escolha de projetos futuros;
- expressar-se com autoria, criatividade e intelectualidade;
- elaborar suas ideias com clareza, levando em consideração as relações entre elas, de forma coerente e coesa;
- redigir texto a partir de fundamentação teórica, assumindo postura crítica, reflexiva e criativa;
- aprender e fazer uso das Normas Técnicas Brasileiras para a construção de trabalho acadêmico;
- organizar as aprendizagens construídas com os estudos realizados por meio da produção do Trabalho de Conclusão de Curso – Memorial Acadêmico.
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O PROJETO COLONIZADOR NO BRASIL |
80
Este componente curricular terá a duração de 80 horas distribuídas em 10 semanas de estudo. Ao longo de seus estudos você terá acesso a leituras [obrigatórias e complementares] e vídeo aulas, disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), ou presentes na biblioteca do polo. Além disso, realizará atividades no mesmo ambiente, todas serão orientadas passo a passo.
Esperamos que este componente favoreça a oportunidade de conhecer as abordagens sobre o desenvolvimento do Brasil, a partir do período colonial. A conjuntura europeia no final da Idade Média (séculos XIV e XV) e a formação da mentalidade mercantilista, das grandes navegações, possibilitaram a chegada dos portugueses ao Brasil. Nesse sentido, o estudo da ocupação e da montagem da colonização do Brasil, dentro do contexto histórico vigente na Europa, as características políticas, econômicas e sociais do Brasil Colonial serão abordadas por intermédio de aulas preleitivas dialogadas, leituras, seminários e apresentação de trabalhos ao longo da etapa.
Objetivos:
- identificar as prioridades da doutrina mercantilista e sua importância para o fortalecimento dos reinados absolutistas da Idade Moderna;
- analisar os critérios que nortearam a montagem da colonização portuguesa na colônia “descoberta”;
- analisar as implicações do processo de colonização que marcaram expressivamente a sociedade brasileira até os dias atuais;
- identificar as alterações políticas, socioeconômicas e administrativas que o surto do ouro provocou no Brasil Colônia;
- analisar a política de exploração portuguesa na Colônia brasileira e o sistema escravista, no contexto da mineração.
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ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA |
80
Nos estudos do componente “Ensino-aprendizagem de História” analisaremos a atual conjuntura sócio histórica que busca refletir sobre a importância da formação e atuação do professor de História na Educação Básica. Para isso, é preciso conhecer as diversas concepções, que envolvem questões políticas, curriculares, didáticas e metodológicas, para se repensar o ensino de História e a prática docente na sala de aula.
Objetivos gerais:
- compreender a importância e a finalidade do ensino de História nos dias atuais;
- refletir sobre o ensino de História e cidadania na formação de alunos conscientes e críticos da realidade em que estão inseridos;
- compreender que ensinar História é dar ao aluno condições de participar ativa e criticamente do mundo social, do trabalho e da cultura.
Objetivos específicos:
- identificar as reestruturações curriculares ocorridas em face do processo de transformação do ensino de História no Brasil;
- avaliar que a sala de aula não é apenas o espaço onde se transmite informações, mas espaço de debates, reflexões e problematização do conhecimento;
- abordar o ensino de História em sala de aula, procurando colocar em prática as novas metodologias e os novos paradigmas;
- dinamizar sua prática utilizando os diversos recursos tecnológicos de forma coerente e consciente;
- compreender o papel formativo do professor e a utilização das novas práticas de ensino-aprendizagem no cotidiano da sala de aula.
- reconhecer que a prova formal, embora indispensável, não deve ser a única forma de avaliar o aluno no seu processo de ensino-aprendizagem.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS AO MUNDO MEDIEVAL |
80
Os estudos propostos pela disciplina tm por objetivos:
analisar o viver coletivo do homem primitivo;
compreender relaes entre sociedades e cultura;
identificar as caractersticas socioeconmicas, polticas e culturais das civilizaes grega e romana;
refletir sobre relaes sociais, religiosas, econmicas e polticas grega e romana com nfase na cidadania;
analisar a importncia do legado grego-romano para as civilizaes do mundo ocidental para as civilizaes do mundo ocidental;
identificar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaos, em suas manifestaes culturais, econmicas, polticas e sociais;
compreender a especificidade da vida material e do pensamento medieval;
reconhecer os processos de formao dos estados europeus, como se formaram suas individualidades e originalidades;
compreender a importncia do processo de formao dos estados europeus na constituio da civilizao capitalista ocidental.
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A REINVENÇÃO DO BRASIL: DA REGÊNCIA À REPÚBLICA OLIGÁRQUICA |
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Ao final dos estudos da disciplina, o aluno deverá estar apto a:
- refletir sobre as características e peculiaridades do período regencial brasileiro considerado por alguns historiadores como um período de experiência republicana;
- compreender a estrutura socioeconômica das principais revoltas ocorridas durante o período enfocado;
- compreender os fatores que permearam a política externa do Segundo Reinado: o confronto com a Inglaterra e os conflitos com os países platinos, principalmente a Guerra do Paraguai;
- analisar a conjuntura nacional do final do Império que vai culminar com a Proclamação da República;
- analisar a importância da economia cafeeira como fator impulsionador das alterações ocorridas no cenário nacional do Brasil, que proporcionou as mudanças socioeconômicas, políticas e culturais do período e seus reflexos no contexto internacional;
- associar a questão da exploração do trabalho escravo com a consolidação do sistema capitalista;
- distinguir as propostas políticas que estiveram em pauta no espaço político brasileiro visando a solução da questão da substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre;
- analisar a partir de uma perspectiva historiográfica trechos de documentos de época em que a questão do trabalho escravo apareça como ponto central da discussão;
- analisar o conteúdo do projeto de nação presente nas falas dos políticos e proprietários de terra;
- refletir sobre a questão do acesso à propriedade da terra no Brasil;
- analisar as condições de trabalho do operariado brasileiro nas primeiras décadas do século XX;
- identificar as ideologias predominantes no meio operário brasileiro: o anarquismo e o socialismo;
- compreender os movimentos sociais da República Velha: rurais e urbanos;
- analisar como a política de valorização do café, desenvolvida pela oligarquia paulista, prejudicou a economia brasileira no período;
- distinguir a formação da sociedade brasileira a partir da miscigenação étnica e cultural no período republicano;
- analisar a origem e a permanência da “Política do Café com Leite”;
- analisar como a industrialização e a urbanização das grandes metrópoles brasileiras contribuíram para a decadência da República Oligárquica;
- compreender o fenômeno do “coronelismo” e a sua permanência na política brasileira até os dias atuais;
- identificar a influência exercida pela Semana de Arte Moderna no movimento revolucionário de 1930;
- compreender a participação militar durante o processo revolucionário e na nova formatação política pós-revolução;
- analisar a Revolução de 1930 como “transferência” de poder de uma parcela da classe dominante para outra.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA |
120
Nos cursos de licenciatura, a Prtica Pedaggica fundamenta-se nos princpios e conceitos tericos do Projeto Poltico-Pedaggico e na legislao vigente. Abrange, no s a formao comum pedaggica, como tambm os estudos e atividades de formao especfica. Em articulao intrnseca com o Estgio Curricular Supervisionado e com todas as outras atividades de trabalho acadmico, a Prtica Pedaggica concorre para a formao da identidade do professor como educador.
A proposta da Prtica Pedaggica de Histria ser a elaborao de um projeto pedaggico para o estudo de Histria Local. Ao se relacionar as duas reas, este estudo busca incentivar a pesquisa, possibilitando ao aluno construir novos conhecimentos sobre a realidade histrica de sua localidade.
Segundo os PCN (5 a 8 sries/6 ao 9 anos), o projeto uma forma de trabalho em equipe que favorece a articulao entre os diferentes contedos das diversas rea do saber e desses com os de outras reas do conhecimento e temas transversais. Estudos de temas polmicos para a comunidade, que devem envolver gente de fora da comunidade escolar, so preferencialmente trabalhados em projetos, para ampla avaliao e participao de todos.
Objetivos gerais:
- conhecer alternativas metodolgicas para o ensino de Histria no ensino fundamental II;
- compreender o papel do professor em mediar o contedo didtico com prticas pedaggicas que estimulem a aprendizagem do aluno;
- criar espao para que professores e alunos tenham autonomia para desenvolver o processo de aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recprocas, solidariedade e liberdade responsvel;
- contribuir para a construo de prticas pedaggicas que sejam favorveis diversidade.
Objetivos especficos:
- compreender, analisar e elaborar projetos de ensino;
- promover estudos, conhecimentos e reflexes sobre a Histria Local;
- desenvolver as capacidades de trabalhar em equipe, tomar decises, comunicar-se com desenvoltura, formular e resolver problemas relacionados com situaes contextuais.
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MODERNIDADE: A ORDEM BURGUESA E A ERA DO CAPITAL |
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Nos estudos da disciplina, analisaremos, entre outras questões, os embates conceituais sobre a ideia de modernidade, o advento da indústria, a formação do Estado moderno, a cultura burguesa, a expansão capitalista e imperialista e os conflitos sociais decorrentes dessas transformações.
Objetivos gerais:
-
compreender e analisar de forma crítica a ideia de Modernidade e os contextos políticos, econômicos e socioculturais que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade europeia;
-
problematizar os conceitos mais vulgarizados de Modernidade, identificando que há uma série de lados obscuros da modernidade apontados por sociólogos e outros pensadores relevantes.
Objetivos específicos:
-
analisar as noções de desenvolvimento e progresso contidas no discurso que justifica os valores da Modernidade;
-
comparar as permanências e descontinuidades do paradigma de produção e consumo que, aos poucos, sedimenta uma ordem mundial capitalista;
-
problematizar os supostos benefícios socioeconômicos resultantes do advento capitalista, do sucesso da Revolução Industrial e estabelecimento da ordem burguesa;
-
compreender fatores de formação e políticas comuns entre os Estados Absolutistas na Europa;
-
refletir sobre os movimentos revolucionários da Inglaterra no século XVII e França do século XVIII;
-
avaliar o impacto do Humanismo secular do Renascimento sobre o entendimento coletivo de como o Homem deveria se relacionar com ele mesmo;
-
analisar os fundamentos da chamada Reforma Protestantes e como seus embates e retrocessos ajudaram a moldar os padrões de vivência da religiosidade nos tempos modernos;
-
entender as características da política neocolonialista e compreender os processos de ocupação dos territórios na América, África e Ásia;
-
identificar os eventos populares que acalentaram a chama das ideias reivindicatórias no espírito popular
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HISTÓRIA DA ÁFRICA, CULTURAS AFRICANA E INDÍGENA NO BRASIL |
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HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL |
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O COMPONENTE
Introdução aos estudos a distância
OBJETIVO GERAL
Possibilitar ao aluno, sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso que escolheu.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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Objetivo geral:
Possibilitar ao(à) aluno(a), sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso e modalidade escolhida.
Objetivos específicos, de acordo com as Unidades didáticas:
Unidade de estudo 1- VOCÊ, UM(A) UNIVERSITÁRIO(A) E A CULTURA DA EAD
Objetivos específicos
• refletir sobre sua nova condição de estudante universitário(a);
• conhecer, rever, atualizar seus conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância;
• iniciar a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Unidade de Estudo 2 - O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA UNIUBE ON-LINE.
Objetivos específicos
• reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem;
• Identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades
Unidade de Estudo 3 - SER UM ALUNO EAD UNIUBE.
Objetivos específicos
• identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais;
• conceituar o termo distância, sob o ponto de vista das relações interpessoais;
• identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica;
• conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
Unidade de estudo 4 - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
• reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem;
• compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico;
• identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso;
Unidade de estudo 5 - UM POUCO DA HISTÓRIA DA SUA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
conhecer um pouco mais da história da Universidade de Uberaba onde o aluno escolheu estudar;
relacionar a realização de grandes sonhos com valores, competências e habilidades que não podem faltar a quem deseja alcançar um objetivo;
identificar em si próprio alguém a caminho de transformar sonhos em realidade.
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HISTÓRIA NA SALA DE AULA |
80
Objetivos gerais:
- compreender a importância e a finalidade do ensino de História nos dias atuais;
- refletir sobre o ensino de História e cidadania na formação de alunos conscientes e críticos da realidade em que estão inseridos;
- compreender que ensinar História é dar ao aluno condições de participar ativa e criticamente do mundo social, do trabalho e da cultura.
Objetivos específicos:
- avaliar que a sala de aula não é apenas o espaço onde se transmite informações, mas espaço de debates, reflexões e problematização do conhecimento;
- abordar o ensino de História em sala de aula, procurando colocar em prática as novas metodologias e os novos paradigmas;
- dinamizar sua prática utilizando os diversos recursos tecnológicos de forma coerente e consciente;
- compreender o papel formativo do professor e a utilização das novas práticas de ensino-aprendizagem no cotidiano da sala de aula.
- reconhecer que a prova formal, embora indispensável, não deve ser a única forma de avaliar o aluno no seu processo de ensino-aprendizagem.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA |
80
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TEORIAS E ESCRITA DA HISTÓRIA |
80
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
-
identificar os conceitos fundamentais da História;
-
reconhecer o documento histórico como expressão da experiência humana;
-
definir e classificar as diferentes fontes históricas;
-
compreender o sentido de mito no passado e o seu sentido atual;
-
reconhecer a diversidade de visões e interpretações do mito;
-
conhecer os princípios filosóficos que norteiam a produção historiográfica contemporânea;
-
compreender a noção de dialética e o processo histórico como devenir;
-
identificar os princípios norteadores das historiografias positivista e marxista;
-
analisar as concepções de história, de mundo e de homem nas historiografias marxista e positivista.
-
compreender a relação entre o contexto histórico e o desenvolvimento da historiografia;
-
compreender os princípios que fundamentam a historiografia francesa dos Annales em todas as suas fases;
-
relacionar as propostas dos Annales com as demais tendências historiográficas apontando as aproximações e os distanciamentos;
-
identificar e analisar os desdobramentos dessa tendência historiográfica bem como suas contribuições, limites e desafios no debate contemporâneo;
-
relacionar as tendências historiográficas contemporâneas e o ensino de História na Educação Básica.
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BRASIL CONTEMPORÂNEO: SÉCULOS XX E XXI |
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POLÍTICA E DEMOCRACIA NAS AMÉRICAS |
80
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O MUNDO CONTEMPORÂNEO E A NOVA ORDEM |
80
A disciplina O mundo contemporâneo e a nova ordem mundial contempla a chegada do aluno aos estudos sobre o século XX. Em história geral, a dinâmica do século passado ocasionou dificuldades na compreensão dos fenômenos políticos, culturais e sociais, tamanha era a complexidade de nossa Era histórica. Por isso, o recorte de conteúdos busca entender o mundo enquanto um todo de experiências verificáveis com impactos globais. A perenidade das supressões de temas e conteúdos procura estabelecer uma trajetória didática ao educando para que o mesmo consiga compreender os acontecimentos daquele século de forma global. O início com a Primeira Guerra permite ao educando acessar os estudos pelo evento que "encerra o século XIX" e inaugura o século XX, impacta todo o percurso histórico até o fim da primeira metade deste século. A crise do liberalismo e a ascensão do fascismo permite ao estudante compreender a importância da democracia e de suas instituições. A guerra fria vem na sequência iniciando um percurso de aprendizagem global, a África, Ásia e o Oriente Médio com as questões mais urgentes da contemporaneidade são observadas. Os fenômenos políticos na Europa são enxergados em suas ligações com as "nações periféricas". Encerramos com a queda da URSS, quando a ordem da globalização e neoliberalismo foi implementada, formulando as políticas privatistas e ausência de políticas públicas, outrora predominantes.
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ESTÁGIO CURRICULAR |
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O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação 3 Desenvolvimento metodológico (metodologia, estratégias e recursos): para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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