LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
80
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos relaciona-se aos demais componentes curriculares dos cursos de graduação e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de métodos e técnicas de elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, identificando a adequação da linguagem na produção e comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os tipos de conhecimento e os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural e científico de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance da Metodologia do trabalho científico e do uso adequado da Língua Portuguesa para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico da graduação tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de traduzir, de interpretar, de compreender e de criticar textos que circulam no contexto social, cultural e científico em que estiver inserido e, ainda, que ele valorize as formas de produção do conhecimento humano e a utilização das normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção e difusão do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
Para a ampliação das habilidades de expressão e comunicação, o programa de ensino e aprendizagem está organizado em temas que foram motivos para a composição do livro didático básico para orientar os estudos – Linguagens e Comunicação – leitura e produção de texto na graduação e de outros materiais complementares.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
GEOLOGIA |
80
A disciplina de Geologia, tem como objetivo levar o educando a:
- Entender o conceito de rochas e minerais;
- Diferenciar minério e minerais;
- Compreender a importância do estudo dos solos por meio da Pedologia;
- Interpretar de forma crítica a relação do homem com o meio ambiente, considerando o estudo dos solos;
- Contextualizar os principais conceitos originados a partir do ambiente e sua relação com a vida na Terra;
- Identificar os principais elementos e aspectos que incidem sobre a dinâmica interna da Terra.
|
PRÁTICA PEDAGÓGICA I |
120
Identificar pressupostos básicos da sua escolha pela profissão docente.
Rever fatos e momentos importantes, da experiência pessoal, com o fim de escrever sua história de vida.
Estabelecer ligações entre os fatos da vida pessoal com a vida escolar e para a vida profissional que se está pretendendo formar.
|
LIBRAS |
80
O aluno dever ser capaz de:
. Conhecer o conceito de Lngua Brasileira de Sinais Libras sob a tica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedaggicos.
. Analisar a histria da lngua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
.Reconhecer os fatores lingusticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento pessoa surda.
. Identificar a Lngua Brasileira de Sinais como processo de comunicao e interao na comunidade surda.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I |
80
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
80
A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seus objetivos são:
- entender o que é a Antropologia e quais são seus pressupostos teórico-metodológicos.
- compreender a Antropologia como uma Ciência que pesquisa o cotidiano sociocultural da sociedade.
- definir a relação entre Filosofia e Educação, bem como o papel da reflexão filosófica no processo educativo.
- compreender a educação como fenômeno presentificado nas relações humanas e cotidianas.
- analisar os aspectos sociológicos da educação.
- avaliar os pressupostos da sociologia geral e suas relações com a sala de aula.
- analisar a sociologia como instrumento à compreensão das visões de mundo, tendências teóricas e concepções da educação brasileira.
- evidenciar a formação do pensamento crítico como caminho para a construção da autonomia intelectual.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS |
80
Ao final do curso o aluno estará apto a:
• Identificar a importância do manejo ambiental;
• Definir os conceitos dos componentes hidrológicos, escoamento superficial das águas etc.
• Carcaterizar os recursos hídricos superficiais;
• Entender o processo de distribuição e demanda de água no Brasil e no mundo;
• Conhecer a legislação das águas.
|
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
80
Introdução aos conceitos básicos da Psicologia da Educação. Estudos dos aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta. Abordagens psicológicas: inatista, comportamentalistas, piagetiana, histórico-cultural e suas implicações na relação professor - aluno.
Disciplina e seus objetivos:
Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
|
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
80
· Compreender a organização, os níveis e as modalidades da Educação Básica.
· Analisar os documentos oficiais do MEC - O Ministério da Educação.
· Discutir as Políticas Educacionais, enquanto política pública e as formas de intervenção do Estado.
· Analisar as políticas de formação e profissionalização docente na legislação educacional especificamente na LDB - 9394/96.
· Refletir sobre o papel do Estado frente às políticas de financiamento da Educação Básica.
· Compreender os princípios legais da educação inclusiva.
· Relacionar o PNE, PDE e o IDEB com as políticas públicas.
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
80
Ementa.Estabelecimento de relações entre normalização, integração e inclusão. Estudo da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro. Apresentaremos a perspectiva da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro e alguns aspectos e conceitos fundamentais para construção de uma escola cada vez mais inclusiva, para tanto é necessário compreender os conceitos de vulnerabilidade, dificuldade, distúrbio e deficiência. Além de refletirmos sobre a diversidade e sobre as diferenças humanas bem como seus reflexos na educação. Esses estudos servirão de subsídios teóricos e práticos para sustentar uma práxis pedagógica fundamentada no desenvolvimento integral das potencialidades dos educandos. O desenvolvimento integral das potencialidades humanas é instrumento de inserção e participação na sociedade em que vivemos, logo, precisamos garantir a todos os educandos esse direito.
Disciplina e seus objetivos:
Estabelecer relações entre normalização, integração e inclusão escolar.
Situar a educação inclusiva no contexto sóciohistórico e cultural brasileiro.
Caracterizar as pessoas com necessidades educacionais especiais.
Diferenciar os conceitos de dificuldade, distúrbio e deficiência.
Refletir sobre a diversidade e diferença humana e seus reflexos na educação.
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
80
Esclarecer e estabelecer relaes entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferena humana, acessibilidade, diversidade e incluso escolar.
Situar a educao inclusiva no contexto socioeducacional e cultural brasileiro.
Possibilitar a compreenso e identificaao das necessidades educacionais especiais.
Promover a compreenso sobre diferena humana, equidade, direitos humanos, dificuldade, distrbio e deficincia.
Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educao.
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
80
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
• contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido;
• conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
• analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
• discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
• estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfretamento dos problemas sociais;
• abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
• caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
• investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
• avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homosexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
• propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
DIDÁTICA |
80
A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
|
- os saberes necessários para a prática educativa.
|
PRÁTICA PEDAGÓGICA II |
120
- Descrever sobre espaços específicos de uma sala de aula;
- Identificar características básicas que definem cada espaço pedagógico de uma determinada sala de aula;
- Descrever posturas e práticas identificadas por sala de aula.
|
PRÁTICA PEDAGÓGICA III |
120
- Discutir sobre o processo de escolhas pedagógicas no trabalho na docência.
- Identificar os critérios para escolha de um livro didático
- Consultar as últimas legislações sobre o trabalho com os livros didáticos
- Fazer escolhas para elaborar os trabalhos finais da disciplina.
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
240
O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
240
O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam
frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II |
80
|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
80
A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais. Seus objetivos são:
- examinar a educação enquanto construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais nos contextos do Brasil Colônia, Império e República.
- desenvolver as competências crítico-reflexivas fundamentais para pensar a educação como força vital, criadora e plástica situada no interior das relações socioculturais.
- possibilitar o entendimento de que a educação e o contexto histórico em que ela se insere forma uma unidade dialética.
- dialogar com as questões políticas que surgem do caráter emancipatório da educação escolar como direito social básico à construção da cidadania.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
GEOGRAFIAS CONTEMPORÂNEAS |
80
A disciplina Geografias Contemporâneas, tem como objetivo levar o educando a:
- Conhecer as principais características atribuídas à modernidade e aquelas que levaram à criação da pós- modernidade;
- Identificar características do cotidiano e de obras artísticas atribuídas à modernidade e à pós- modernidade;
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III |
80
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR |
80
Esta disciplina tem como objetivo oportunizar ao aluno a construção do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Ao final do estudo dessa disciplina o aluno deverá ser capaz de:
- compreender a importância do TCC na sistematização das aprendizagens construídas;
- articular e ampliar os conhecimentos construídos no decorrer do curso;
- refletir e analisar o percurso de formação para a construção da identidade profissional e a escolha de projetos futuros;
- expressar-se com autoria, criatividade e intelectualidade;
- elaborar suas ideias com clareza, levando em consideração as relações entre elas, de forma coerente e coesa;
- redigir texto a partir de fundamentação teórica, assumindo postura crítica, reflexiva e criativa;
- aprender e fazer uso das Normas Técnicas Brasileiras para a construção de trabalho acadêmico;
- organizar as aprendizagens construídas com os estudos realizados por meio da produção do Trabalho de Conclusão de Curso – Memorial Acadêmico.
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
40
O COMPONENTE
Introdução aos estudos a distância
OBJETIVO GERAL
Possibilitar ao aluno, sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso que escolheu.
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
40
Objetivo geral:
Possibilitar ao(à) aluno(a), sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso e modalidade escolhida.
Objetivos específicos, de acordo com as Unidades didáticas:
Unidade de estudo 1- VOCÊ, UM(A) UNIVERSITÁRIO(A) E A CULTURA DA EAD
Objetivos específicos
• refletir sobre sua nova condição de estudante universitário(a);
• conhecer, rever, atualizar seus conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância;
• iniciar a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Unidade de Estudo 2 - O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA UNIUBE ON-LINE.
Objetivos específicos
• reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem;
• Identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades
Unidade de Estudo 3 - SER UM ALUNO EAD UNIUBE.
Objetivos específicos
• identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais;
• conceituar o termo distância, sob o ponto de vista das relações interpessoais;
• identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica;
• conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
Unidade de estudo 4 - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
• reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem;
• compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico;
• identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso;
Unidade de estudo 5 - UM POUCO DA HISTÓRIA DA SUA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
conhecer um pouco mais da história da Universidade de Uberaba onde o aluno escolheu estudar;
relacionar a realização de grandes sonhos com valores, competências e habilidades que não podem faltar a quem deseja alcançar um objetivo;
identificar em si próprio alguém a caminho de transformar sonhos em realidade.
|
FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA |
80
Ao final do curso o aluno estará apto a:
- Conhecer os processos de formação geológica das estruturas da Terra e do território brasileiro em seus aspectos físicos;
- Identificar e compreender conceitos sobre a gênese, a estrutura, a composição e a evolução da Terra;
- Reconhecer o significado e a importância das rochas no contexto da composição e constituição estrutural do planeta;
- Entender a constituição das formas de relevo.
|
HISTÓRIA ECONÔMICA SOCIAL E POLÍTICA GERAL |
80
A disciplina História Econômica Social e Política, tem como objetivo levar o educando a:
- Entender o processo que originou a globalização econômica;
- Identificar as características do desenvolvimento industrial, as teorias socialistas e capitalistas.
- Refletir sobre a proposta do fordismo para o mercado de trabalho.
- Entender os reflexos da Guerra Fria e sua interferência na produção do espaço geográfico.
|
HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO |
80
Ao final do curso o aluno estará apto a:
- Identificar as principais correntes do pensamento geográfico, com ênfase ao período que compreende a sua efetiva sistematização enquanto ciência do início do século XIX até a atualidade.
- Compreender a teoria do espaço geográfico e sua aplicabilidade.
- Introduzir o raciocínio sistêmico complexo como outra forma de abordar a questão ambiental e sua utilização como um componente fundamental para a sustentabilidade do planeta.
- Interpretar a relação entre o homem e a natureza a partir da compreensão da importância e aplicabilidade do conceito de lugar.
|
CLIMATOLOGIA |
80
A disciplina de Climatologia, tem como objetivo levar o educando a:
- Reconhecer a massa atmosférica como um dos elementos fundamentais que sustenta a vida no planeta;
- Estimar a variação espacial e temporal da radiação solar;
- Relacionar os diversos elementos e aspectos que interagem entre si para a formação dos diversos tipos de clima;
- Avaliar a dinâmica da atmosfera e sua influência sobre o aquecimento das águas oceânicas;
- Relacionar os fenômenos climáticos El Niño e La Niña, bem como suas principais causas, efeitos e consequências.
- Identificar os fatores climáticos como contribuintes do clima local.
|
PRÁTICA PEDAGÓGICA DA GEOGRAFIA |
120
Nos cursos de licenciatura, a Prática Pedagógica fundamenta-se nos princípios e conceitos teóricos do Projeto Político-Pedagógico e na legislação vigente. Abrange, não só a formação comum pedagógica, como também os estudos e atividades de formação específica. Em articulação intrínseca com o Estágio Curricular Supervisionado e com todas as outras atividades de trabalho acadêmico, a Prática Pedagógica concorre para a formação da identidade do professor como educador. A proposta da Prática Pedagógica de Geografia será a elaboração de um projeto pedagógico para o estudo de uma categoria geográfica local. Ao se relacionar as categorias, este estudo busca incentivar a pesquisa, possibilitando ao aluno construir novos conhecimentos sobre a realidade geográfica de sua localidade. Segundo os PCN (5ª a 8ª séries/6º aos 9º anos), o projeto é uma forma de trabalho em equipe que favorece a articulação entre os diferentes conteúdos das diversas área do saber e desses com os de outras áreas do conhecimento e temas transversais. Estudos de temas polêmicos para a comunidade, que devem envolver gente de fora da comunidade escolar, são preferencialmente trabalhados em projetos, para ampla avaliação e participação de todos.
Objetivos gerais:
Conhecer alternativas metodológicas para o ensino de Geografia no Ensino Fundamental II eMédio.
Compreender o papel do professor em mediar o conteúdo didático com práticas pedagógicasque estimulem a aprendizagem do aluno;
Criar espaço para que professores e alunos tenham autonomia para desenvolver o processo de aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recíprocas, solidariedade e liberdade responsável;
Contribuir para a construção de práticas pedagógicas que sejam favoráveis à diversidade.
Objetivos específicos:
Compreender, analisar e elaborar projetos de ensino;
Promover estudos, conhecimentos e reflexões sobre a Geografia Local;
Desenvolver as capacidades de trabalhar em equipe, tomar decisões, comunicar-se com desenvoltura, formular e resolver problemas relacionados com situaçõescontextuais.
|
GEOGRAFIA REGIONAL DO BRASIL |
80
A disciplina Geografia Regional do Brasil, tem como objetivo levar o educando a:
- Conhecer as características gerais de cada região brasileira.
- Reconhecer a configuração territorial brasileira ao longo do tempo.
- Compreender as relações entre as características econômicas e culturais da sociedadebrasileira.
- Reconhecer as formas de produção regional o desenvolvimento desigual do territóriobrasileiro.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
BIOGEOGRAFIA |
80
A disciplina Biogeografia, tem como objetivo levar o educando a:
- Perceber as diversas formas de degradação ambiental existentes;
- Identificar as possíveis causas do desiquilíbrio ambiental do planeta;
- Transcrever os níveis de organização dos seres vivos;
- Descrever cada um dos ciclos biogeoquímicos relacionados no texto.
- Explicar o que é a biogeografia e a relação que essa ciência possui com outros ramos da biologia.
- Relatar a existência de fatores ambientais envolvidos na distribuição dos seres vivos.
- Identificar os principais elementos ambientais envolvidos na distribuição das espécies.
- Compreender o significado das interações ecológicas, identificando os tipos existentes.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
80
Objetivo Geral:
Possibilitar ao(à) aluno(a) a compressão da importância desse assunto no meio acadêmico, social, ambiental e empresarial, pois, é crescente a necessidade desses setores em atender os anseios da sociedade, principalmente os(as) consumidores(as), cada vez mais atentos em relação ao consumo consciente, ética, cidadania, inclusão social, desenvolvimento sustentável, gestão de recursos naturais, valorização humana, segurança, proteção ambiental e demais temas que envolvem a responsabilidade socioambiental.
Objetivos Específicos:
Conhecer os princípios e concepções que sustentam a Responsabilidade Socioambiental, suas relações com o contexto social e gestão dos recursos naturais, a importância da comunidade, da gestão participativa e da autonomia como base para concepção sobre Responsabilidade Socioambiental e suas implicações no cotidiano.
|
CARTOGRAFIA BÁSICA |
80
A disciplina Cartografia Básica, tem como objetivo levar o educando a:
- Definir a cartografia como conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas.
- Diferenciar mapas, cartas e plantas.
- Aplicar os conceitos relacionados às escalas cartográficas.
- Estabelecer as principais formas de projeções cartográficas.
- Construir um perfil topográfico a partir de uma carta topográfica com curvas de nível.
- Determinar situações práticas nas quais a estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico.
|
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO |
80
A disciplina Geografia da População, tem como objetivo levar o educando a:
- Entender a formação e a dinâmica populacional;
- Conhecer os elementos determinantes do IDH;
- Reconhecer a importância do IDH para o Brasil e para o mundo.
- Explicar o processo da evolução humana em diferentes períodos históricos;
- Relacionar as teorias demográficas à dinâmica populacional e suas características econômicas, sociais e políticas.
- Apontar as estratégias governamentais para um equilíbrio populacional no mundo.
|
GEOGRAFIA AGRÁRIA |
80
A disciplina Fundamentos de Geografia Agrária, tem como objetivo levar o educando a:
- Refletir sobre as questões agrícolas e agrárias da atualidade, no contexto mundial e local;
- Analisar, criticamente, a organização do espaço rural brasileira pela perspectiva agrária e agrícola.
- Identificar o papel da agricultura familiar como componente socioeconômico do país.
- Mostrar alguns casos de exploração turística no meio rural, para o entendimento dessa atividade na prática.
|
RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS |
80
A disciplina Recursos Naturais e Impactos Ambientais, tem como objetivo levar o educando a:
- Reconhecer o meio ambiente e seus recursos naturais como um patrimônio que deve ser usufruído por toda a humanidade, mas que deve ser também respeitado e conservado;
- Contextualizar temas que são de interesse global, como a importância da água, das florestas e outros recursos naturais.
- Comparar os principais impactos ambientais que ocorrem nos diferentes ecossistemas naturais, agrícolas e urbanos.
- Identificar as constantes transformações que a paisagem sofre ao longo dos anos.
- Compreender o que significa efeito estufa, sua importância e seus inconvenientes para a manutenção da vida na Terra.
- Identificar a diferença entre mudanças climáticas e variabilidade climática.
- Explicar o uso e exploração dos recursos naturais no mundo e na América Latina a partir de uma visão sistêmica e crítica.
- Refletir criticamente acerca da relação exploração-consumo-impactos socioambientais, inerente à questão de energia e recursos naturais.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
ORGANIZAÇÃO MACRORREGIONAL DO ESPAÇO MUNDIAL |
80
A disciplina tem como objetivo levar o educando a: - Compreender a integração econômica como um processo de eliminação de fronteiras e barreiras de natureza econômica entre dois ou mais países; - Estabelecer relações entre os blocos econômicos de acordo com o histórico e desenvolvimento de cada um; - Entender porque o mundo está se integrando em blocos. - Compreender todo o processo de surgimento da União Europeia; - Relacionar geografia, economia e comércio internacional.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
GEOGRAFIA URBANA |
80
Entender o processo de urbanização no Brasil e no mundo bem como os princípais desafios decorrentes da concentraçao da população no espaço urbano.
|
GEOGRAFIA DO TRANSPORTE |
80
Objetivos Gerais
Apresentar a história dos transportes no Brasil e suas implicações na produção do espaço, analisando a relação entre transportes e urbanização, e entre as políticas públicas adotadas em nível nacional e suas consequências econômicas e sociais no espaço urbano.
Objetivos Específicos
Ao final do período letivo o (a) discente deverá:
- Explicar a história dos transportes no Brasil e suas implicações na produção do espaço.
- Analisar a relação entre urbanização e transportes.
- Discorrer sobre a relação entre as políticas públicas de transportes adotadas em nível nacional e as consequências econômicas e sociais para a população brasileira.
- Relacionar políticas de transportes e segregação no espaço, com a divisão espacial do trabalho.
- Refletir sobre a realidade brasileira quanto à mobilidade urbana e o Estatuto das Cidades, como possibilidade de ampliação do direito à cidade.
|
METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA |
80
- Descrever as transformações do ensino de Geografia no decorrer do tempo;
- relacionar as concepções do ensino em Geografia com os diferentes contextos político‑históricos;
- reconhecer os vários tipos de metodologia existentes e que podem ser aplicados em sala de aula;
- relacionar os recursos didáticos disponíveis, possíveis e necessários para o processo ensino‑aprendizagem de Geografia;
- apontar a importância desses recursos didático‑metodológicos para o processo ensino‑aprendizagem;
-compreender, criticar e se posicionar diante do processo histórico do planejamento, o qual foi incorporado ao sistema educacional;
- identificar e caracterizar cada nível de planejamento;
- identificar as possibilidades de se trabalhar a linguagem geográfica como um processo de ensino-aprendizagem socioétnico-cultural e interacional, adequando essa linguagem às diversas situações pedagógicas no Ensino Fundamental;
- analisar o processo de inclusão/exclusão digital na atualidade com criticidade;
- compreender a contextualização e significação das tecnologias de informações segundo a realidade do(a) educando(a).
|
ESTÁGIO CURRICULAR |
140
O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação 3 Desenvolvimento metodológico (metodologia, estratégias e recursos): para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
|
ENADE |
0
|