FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
80
A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seus objetivos são:
- entender o que é a Antropologia e quais são seus pressupostos teórico-metodológicos.
- compreender a Antropologia como uma Ciência que pesquisa o cotidiano sociocultural da sociedade.
- definir a relação entre Filosofia e Educação, bem como o papel da reflexão filosófica no processo educativo.
- compreender a educação como fenômeno presentificado nas relações humanas e cotidianas.
- analisar os aspectos sociológicos da educação.
- avaliar os pressupostos da sociologia geral e suas relações com a sala de aula.
- analisar a sociologia como instrumento à compreensão das visões de mundo, tendências teóricas e concepções da educação brasileira.
- evidenciar a formação do pensamento crítico como caminho para a construção da autonomia intelectual.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
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Introdução aos conceitos básicos da Psicologia da Educação. Estudos dos aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta. Abordagens psicológicas: inatista, comportamentalistas, piagetiana, histórico-cultural e suas implicações na relação professor - aluno.
Disciplina e seus objetivos:
Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
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DIDÁTICA |
80
A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
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- os saberes necessários para a prática educativa.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA I |
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Identificar pressupostos básicos da sua escolha pela profissão docente.
Rever fatos e momentos importantes, da experiência pessoal, com o fim de escrever sua história de vida.
Estabelecer ligações entre os fatos da vida pessoal com a vida escolar e para a vida profissional que se está pretendendo formar.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
80
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos relaciona-se aos demais componentes curriculares dos cursos de graduação e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de métodos e técnicas de elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, identificando a adequação da linguagem na produção e comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os tipos de conhecimento e os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural e científico de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance da Metodologia do trabalho científico e do uso adequado da Língua Portuguesa para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico da graduação tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de traduzir, de interpretar, de compreender e de criticar textos que circulam no contexto social, cultural e científico em que estiver inserido e, ainda, que ele valorize as formas de produção do conhecimento humano e a utilização das normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção e difusão do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
Para a ampliação das habilidades de expressão e comunicação, o programa de ensino e aprendizagem está organizado em temas que foram motivos para a composição do livro didático básico para orientar os estudos – Linguagens e Comunicação – leitura e produção de texto na graduação e de outros materiais complementares.
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
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A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais. Seus objetivos são:
- examinar a educação enquanto construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais nos contextos do Brasil Colônia, Império e República.
- desenvolver as competências crítico-reflexivas fundamentais para pensar a educação como força vital, criadora e plástica situada no interior das relações socioculturais.
- possibilitar o entendimento de que a educação e o contexto histórico em que ela se insere forma uma unidade dialética.
- dialogar com as questões políticas que surgem do caráter emancipatório da educação escolar como direito social básico à construção da cidadania.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES I |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES II |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
80
· Compreender a organização, os níveis e as modalidades da Educação Básica.
· Analisar os documentos oficiais do MEC - O Ministério da Educação.
· Discutir as Políticas Educacionais, enquanto política pública e as formas de intervenção do Estado.
· Analisar as políticas de formação e profissionalização docente na legislação educacional especificamente na LDB - 9394/96.
· Refletir sobre o papel do Estado frente às políticas de financiamento da Educação Básica.
· Compreender os princípios legais da educação inclusiva.
· Relacionar o PNE, PDE e o IDEB com as políticas públicas.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA II |
120
- Descrever sobre espaços específicos de uma sala de aula;
- Identificar características básicas que definem cada espaço pedagógico de uma determinada sala de aula;
- Descrever posturas e práticas identificadas por sala de aula.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA III |
120
- Discutir sobre o processo de escolhas pedagógicas no trabalho na docência.
- Identificar os critérios para escolha de um livro didático
- Consultar as últimas legislações sobre o trabalho com os livros didáticos
- Fazer escolhas para elaborar os trabalhos finais da disciplina.
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
80
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
• contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido;
• conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
• analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
• discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
• estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfretamento dos problemas sociais;
• abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
• caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
• investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
• avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homosexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
• propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES III |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR |
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Esta disciplina tem como objetivo oportunizar ao aluno a construção do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Ao final do estudo dessa disciplina o aluno deverá ser capaz de:
- compreender a importância do TCC na sistematização das aprendizagens construídas;
- articular e ampliar os conhecimentos construídos no decorrer do curso;
- refletir e analisar o percurso de formação para a construção da identidade profissional e a escolha de projetos futuros;
- expressar-se com autoria, criatividade e intelectualidade;
- elaborar suas ideias com clareza, levando em consideração as relações entre elas, de forma coerente e coesa;
- redigir texto a partir de fundamentação teórica, assumindo postura crítica, reflexiva e criativa;
- aprender e fazer uso das Normas Técnicas Brasileiras para a construção de trabalho acadêmico;
- organizar as aprendizagens construídas com os estudos realizados por meio da produção do Trabalho de Conclusão de Curso – Memorial Acadêmico.
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LÍNGUA PORTUGUESA |
80
A disciplina Língua Portuguesa tem como objetivos:
· Atuar de forma a desenvolver a capacidade de análise, criatividade, senso crítico, estético, expressivo e reflexivo acerca das linguagens e suas tecnologias;
· Desenvolver a reflexão sintático-semântica das estruturas gramaticais da Língua Portuguesa, nas modalidades oral e escrita;
· Compreender as relações da linguagem verbal e não verbal e sua importância para o ensino;
· Construir sentenças e parágrafos coerentes e coesos, utilizando-se da norma culta da Língua Portuguesa.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
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Ementa.Estabelecimento de relações entre normalização, integração e inclusão. Estudo da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro. Apresentaremos a perspectiva da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro e alguns aspectos e conceitos fundamentais para construção de uma escola cada vez mais inclusiva, para tanto é necessário compreender os conceitos de vulnerabilidade, dificuldade, distúrbio e deficiência. Além de refletirmos sobre a diversidade e sobre as diferenças humanas bem como seus reflexos na educação. Esses estudos servirão de subsídios teóricos e práticos para sustentar uma práxis pedagógica fundamentada no desenvolvimento integral das potencialidades dos educandos. O desenvolvimento integral das potencialidades humanas é instrumento de inserção e participação na sociedade em que vivemos, logo, precisamos garantir a todos os educandos esse direito.
Disciplina e seus objetivos:
Estabelecer relações entre normalização, integração e inclusão escolar.
Situar a educação inclusiva no contexto sóciohistórico e cultural brasileiro.
Caracterizar as pessoas com necessidades educacionais especiais.
Diferenciar os conceitos de dificuldade, distúrbio e deficiência.
Refletir sobre a diversidade e diferença humana e seus reflexos na educação.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
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Esclarecer e estabelecer relaes entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferena humana, acessibilidade, diversidade e incluso escolar.
Situar a educao inclusiva no contexto socioeducacional e cultural brasileiro.
Possibilitar a compreenso e identificaao das necessidades educacionais especiais.
Promover a compreenso sobre diferena humana, equidade, direitos humanos, dificuldade, distrbio e deficincia.
Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educao.
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FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA I |
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Objetivo geral:
Conscientizar o (a) aluno (a) quanto s vrias possibilidades de carreira, tornando clara a importncia de se ter um propsito, um projeto de vida e de se construir uma trajetria profissional de maneira responsvel, longitudinal, contnua e afinada aos demais pilares da vida.
Objetivos especficos:
Desenvolver nos(as) alunos(as) a capacidade de leitura e anlise das diferentes possibilidades de carreira.
Auxiliar o(a) aluno(a) na identificao de um propsito e projeto de vida, garantindo o alinhamento destes com as escolhas profissionais.
Responsabilizar o(a) aluno(a) pela definio e conduo de suas escolhas profissionais, tornando-o(a) protagonista na construo de sua carreira.
Desenvolver nos(as) alunos(as) um olhar holstico quanto s suas escolhas profissionais, afinando-as aos demais pilares da vida.
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FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA II |
40
Objetivo geral:
Discutir as transformaes no mundo do trabalho, em termos de mercado de trabalho e possibilidades de atuao, preparando os(as) alunos(as) para uma atuao consciente, protagonista e coerente ao propsito e projeto de vida.
Objetivos especficos:
Incentivar a pesquisa e o contato com a prtica, mediante a procura por caractersticas do mercado de trabalho, bem como possibilidades de atuao.
Auxiliar o(a) aluno(a) na identificao e escolha de campo de atuao coerente ao propsito e projeto de vida.
Desenvolver o protagonismo nos(as) alunos(as), tornando-os mais responsveis e atuantes em suas escolhas de carreira.
Preparar os(as) alunos(as) para a identificao de oportunidades e desafios, oferecendo apoio e preparo para a vivncia dessas situaes.
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FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA III |
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Objetivo geral:
Estimular o autoconhecimento dos alunos, quanto a seus traos de personalidade, misso, viso, valores, habilidades profissionais e competncias, de modo a torn-los conscientes e respeitosos quanto s suas caractersticas pessoais.
Objetivos especficos:
Refletir sobre caractersticas pessoais, aplicando ferramentas de avaliao da personalidade, valores e habilidades profissionais.
Trabalhar importantes temas de formao e atuao nas trajetrias de carreira como networking, trabalho em equipe, inteligncia emocional, etc.
Auxiliar o(a) aluno(a) na identificao de suas maneiras de se relacionar, se comunicar com os demais, bem como o modo como lida com as emoes e motivao.
Preparar os(as) alunos(as) para a identificao e desenvolvimento de caractersticas prprias, oferecendo apoio e preparo para a vivncia dessas situaes.
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FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA IV |
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Objetivo geral:
Preparar o aluno para a entrada no mercado de trabalho, seja em empresa privada, pblica ou empreendedorismo, elaborando um projeto profissional, discutindo tcnicas, metodologias e dicas, de modo alinhado ao propsito de vida, ao mercado e s caractersticas pessoais.
Objetivos especficos:
Desenvolver nos(as) alunos(as) a capacidade de organizao e planejamento, mediante a elaborao de um projeto profissional.
Fornecer bases seguras para a entrada do(a) aluno(a) no mercado de trabalho, oferecendo ferramentas, metodologias diferenciadas.
Desenvolver nos(as) alunos(as) a capacidade de procura e motivao perante suas escolhas profissionais.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES V |
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O COMPONENTE
Introdução aos estudos a distância
OBJETIVO GERAL
Possibilitar ao aluno, sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso que escolheu.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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Objetivo geral:
Possibilitar ao(à) aluno(a), sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso e modalidade escolhida.
Objetivos específicos, de acordo com as Unidades didáticas:
Unidade de estudo 1- VOCÊ, UM(A) UNIVERSITÁRIO(A) E A CULTURA DA EAD
Objetivos específicos
• refletir sobre sua nova condição de estudante universitário(a);
• conhecer, rever, atualizar seus conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância;
• iniciar a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Unidade de Estudo 2 - O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA UNIUBE ON-LINE.
Objetivos específicos
• reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem;
• Identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades
Unidade de Estudo 3 - SER UM ALUNO EAD UNIUBE.
Objetivos específicos
• identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais;
• conceituar o termo distância, sob o ponto de vista das relações interpessoais;
• identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica;
• conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
Unidade de estudo 4 - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
• reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem;
• compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico;
• identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso;
Unidade de estudo 5 - UM POUCO DA HISTÓRIA DA SUA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
conhecer um pouco mais da história da Universidade de Uberaba onde o aluno escolheu estudar;
relacionar a realização de grandes sonhos com valores, competências e habilidades que não podem faltar a quem deseja alcançar um objetivo;
identificar em si próprio alguém a caminho de transformar sonhos em realidade.
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ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
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Ao final dos estudos propostos, o aluno deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
· Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
· Relacionar os termos população e amostra;
· Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
· Descrever os princípios básicos das técnicas de amostragem;
· Descrever os diversos métodos de obtenção de amostras aleatórias;
· Utilizar uma tabela de números aleatórios;
· Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
· Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
· Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
· Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
· Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento
· Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
· Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
· Definir experimento, espaço amostral e evento;
· Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
· Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
· Aplicar o princípio básico da regra de Bayes na resolução de situações-problema.
· Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
· Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
· Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
· Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
· Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta, entre elas, a distribuição Binomial e a distribuição de Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal, tanto pelo uso de expressões, quanto pelo uso de tabelas.
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ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
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Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
· Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
· Relacionar os termos população e amostra;
· Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
· Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
· Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
· Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
· Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
· Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento
· Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
· Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
· Definir experimento, espaço amostral e evento;
· Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
· Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
· Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
· Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
· Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
· Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta, entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal .
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MATEMÁTICA INSTRUMENTAL |
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GRAVITAÇÃO |
80
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa contribuir para a formação ética e humanista dos alunos da Universidade de Uberaba.
Seus objetivos são: introduzir conceitos básicos de história da cosmologia antiga, compreender a cinemática e dinâmica de rotação de corpos rígidos, apresentar as leis de Kepler e de Newton para a descrição do universo. Além disso, atenção especial será dada à utilização da astronomia no ensino fundamental e médio.
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GRAVITAÇÃO |
80
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa contribuir para a formação ética e humanista dos alunos da Universidade de Uberaba. Seus objetivos são: introduzir conceitos básicos de história da cosmologia antiga, compreender a cinemática e dinâmica de rotação de corpos rígidos, apresentar as leis de Kepler e de Newton para a descrição do universo. Além disso, atenção especial será dada à utilização da astronomia no ensino fundamental e médio.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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PRÁTICA LABORATORIAL DE FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I |
4
O componente serve para introduzir, ilustrar e reforçar definições e conceitos físicos por meio do uso de atividades experimentais abrangendo os conteúdos abordados dentro do laboratório virtual da disciplina.
Objetivos
Experiências no laboratório virtual que visam discutir: medidas, estudo do movimento, leis de Newton, forças de atrito, trabalho e energia
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PRÁTICA LABORATORIAL DE FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II |
4
Introduzir, ilustrar e reforçar definições e conceitos físicos por meio do uso de atividades experimentais abrangendo os conteúdos abordados dentro do laboratório virtual da disciplina.
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PRÁTICA LABORATORIAL DE FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III |
4
O componente serve para introduzir, ilustrar e reforçar definições e conceitos físicos por meio do uso de atividades experimentais abrangendo os conteúdos abordados dentro do laboratório virtual da disciplina.
Objetivos:
Desenvolver Experiências no laboratório virtual que visam discutir: medidas, de temperatura, calor, estudo dos gases e estudo da óptica geométrica.
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FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I |
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Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a:
· Identificar: as unidades do Sistema Internacional de Unidades; vetores, relacionando-os com as aplicações de movimento no plano; as características dos vetores, distinguindo-os; o movimento circular uniforme como a descrição da trajetória de um corpo;
· Descrever as grandezas físicas posição, velocidade e aceleração;
· Usar os conceitos de cálculo diferencial para calcular velocidade e aceleração instantâneas;
· Analisar os movimentos retilíneos uniforme e uniformemente variado;
· Realizar operações com vetores;
· Compreender vetor, velocidade e suas aplicações;
· Realizar decomposição de vetores, aplicando-a na resolução de problemas;
· Distinguir as características da velocidade e da aceleração vetorial;
· Compreender a composição de movimentos e sua aplicabilidade nos fenômenos físicos;
· Reconhecer lançamento oblíquo e lançamento horizontal;Relacionar forças e os tipos de movimento;
· Compreender e aplicar corretamente as leis de Newton para resolver situações-problema;
· Identificar e compreender as forças no plano e no espaço;
· Compreender e resolver exercícios relacionados a estática dos pontos materiais;
· Compreender e aplicar a lei do paralelogramo;
· Classificar os tipos de energias;
· Identificar, compreender e aplicar o princípio da conservação da energia;
· Identificar, compreender e aplicar o Teorema do impulso;
Identificar, compreender e aplicar a conservação da quantidade de movimento;
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FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I |
76
Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a:
· Identificar: as unidades do Sistema Internacional de Unidades; vetores, relacionando-os com as aplicações de movimento no plano; as características dos vetores, distinguindo-os; o movimento circular uniforme como a descrição da trajetória de um corpo;
· Descrever as grandezas físicas posição, velocidade e aceleração;
· Usar os conceitos de cálculo diferencial para calcular velocidade e aceleração instantâneas;
· Analisar os movimentos retilíneos uniforme e uniformemente variado;
· Realizar operações com vetores;
· Compreender vetor, velocidade e suas aplicações;
· Realizar decomposição de vetores, aplicando-a na resolução de problemas;
· Distinguir as características da velocidade e da aceleração vetorial;
· Compreender a composição de movimentos e sua aplicabilidade nos fenômenos físicos;
· Reconhecer lançamento oblíquo e lançamento horizontal;Relacionar forças e os tipos de movimento;
· Compreender e aplicar corretamente as leis de Newton para resolver situações-problema;
· Identificar e compreender as forças no plano e no espaço;
· Compreender e resolver exercícios relacionados a estática dos pontos materiais;
· Compreender e aplicar a lei do paralelogramo;
· Classificar os tipos de energias;
· Identificar, compreender e aplicar o princípio da conservação da energia;
· Identificar, compreender e aplicar o Teorema do impulso;
Identificar, compreender e aplicar a conservação da quantidade de movimento;
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FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II |
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Aplicar as leis da física em casos que envolvem eletricidade e eletromagnetismo.
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FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II |
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Neste Componente há muitos pontos importantes que precisam ser abordados, para que seu aprendizado seja consolidado com sucesso:
- O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa contribuir para a formação ética e humanista dos alunos da Universidade de Uberaba.
- Aplicar as leis da física em casos que envolvem o estudo da eletricidade.
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FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III |
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Solucionar problemas relacionados a oscilações, ondas, termodinâmica e ótica aplicada à engenharia, utilizando as ferramentas do cálculo diferencial e integral.
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FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III |
76
- O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa contribuir para a formação ética e humanista dos alunos da Universidade de Uberaba.
- Aplicar as leis da física em casos que envolvem fenômenos térmicos e ondulatórios.
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CÁLCULO I |
80
Prezado (a) aluno (a). Seja bem-vindo aos estudos da disciplina Cálculo I. Nesta disciplina serão tratados conteúdos matemáticos que se constituem em ferramentas para leitura e compreensão da realidade como também para outras áreas do conhecimento numa abordagem histórica e metodológica, enfatizando conceitos e aplicações e incluindo o uso de novas tecnologias de forma crítica e reflexiva. Serão tratados os conteúdos do cálculo diferencial e integral: limites e continuidade de funções, derivadas e suas aplicações.
Objetivos Gerais:
- Fazer com que os alunos familiarizem-se com os conceitos de limite, continuidade, diferenciabilidade de funções de uma variável e com os resultados fundamentais relativos a: técnicas de derivação.
- Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração;
- Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia;
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas; - Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Objetivos Específicos:
- Calcular limites em um ponto, limites laterais, limites no infinito;
- Utilizar técnicas de derivação de funções de uma variável
- Identificar situações-problema solucionáveis com emprego da derivação de funções;
- Conhecer o cálculo de limites utilizando a regra de L’Hospital.
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CÁLCULO II |
80
Nesta disciplina serão tratados conteúdos matemáticos que se constituem em ferramentas para leitura e compreensão da realidade como também para outras áreas do conhecimento, enfatizando conceitos e aplicações de forma crítica e reflexiva.
Objetivos Gerais:
-
Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração.
-
Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o estudo dos demais componentes do curso.
-
Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica e utilizando-se do raciocínio lógico e ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas.
-
Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Objetivos Específicos:
-
equacionar problemas envolvendo taxas de variação e a otimização de funções de uma variável;
-
determinar a integral indefinida de uma função;
-
utilizar a tabela de integrais imediatas;
-
resolver problemas de aplicação denominados problemas de valor inicial;
-
utilizar o método da integração por substituição algébrica como técnica de integração para determinar a primitiva de uma função;
-
utilizar o método de integração por partes;
-
calcular integrais de funções racionais por frações parciais;
-
reconhecer e calcular integrais que contenham no integrando potências de funções trigonométricas;
-
calcular integrais definidas;
-
determinar as áreas de regiões limitadas por duas curvas;
-
determinar o volume de sólidos de revolução;
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CÁLCULO II |
80
Objetivos Gerais
· Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração.
· Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o estudo dos demais componentes do curso.
· Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica e utilizando-se do raciocínio lógico e ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas.
· Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Objetivos Específicos
- Equacionar problemas envolvendo taxas de variação e a otimização de funções de uma variável;
- determinar a integral indefinida de uma função;
- utilizar a tabela de integrais imediatas;
- resolver problemas de aplicação denominados problemas de valor inicial;
- utilizar o método da integração por substituição algébrica como técnica de integração para determinar a primitiva de uma função;
- utilizar o método de integração por partes;
- calcular integrais de funções racionais por frações parciais;
- reconhecer e calcular integrais que contenham no integrando potências de funções trigonométricas;
- calcular integrais definidas;
· determinar as áreas de regiões limitadas por duas curvas;
· determinar o volume de sólidos de revolução;
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PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FÍSICA |
120
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa contribuir para a formação ética e humanista dos alunos da Universidade de Uberaba.
Nos cursos de licenciatura, a Prática Pedagógica fundamenta-se nos princípios e conceitos teóricos do Projeto Político-Pedagógico e na legislação vigente. Abrange, não só a formação comum pedagógica, como também os estudos e atividades de formação específica. Em articulação intrínseca com o Estágio Curricular Supervisionado e com todas as outras atividades de trabalho acadêmico, a Prática Pedagógica concorre para a formação da identidade do professor como educador. A proposta da Prática Pedagógica de física será a elaboração e desenvolvimentos de um projeto pedagógico para o estudo e prática de experimentos de física com materiais de baixo custo, desta forma a disciplina busca incentivar a pesquisa, possibilitando ao aluno construir novos conhecimentos sobre o que ele estuda na teoria para poder aplicar na prática em sala.
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ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA |
80
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa contribuir para a formação ética e humanista dos alunos da Universidade de Uberaba. Também será objetivo do componente, preparar o aluno para analisar, planejar, produzir material experimental e suas utilizações, visando a estruturação do conhecimento físico de forma criativa, crítica e significativa na Educação Básica.
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OSCILAÇÕES E ONDAS |
76
A disciplina tem como objetivo propiciar aos alunos de Licenciatura em Física o desenvolvimento conjunto de conhecimentos sobre fundamentos e conceitos de Oscilações e Ondas.
Objetivos Gerais:
-
Compreender o movimento ondulatório, suas características e aplicações;
-
Descrever matematicamente o movimento ondulatório.
Objetivos Específicos:
-
Introduzir os aspectos físicos relacionados com oscilações e ondas.
-
Deduzir as equações do movimento harmônico simples e a equação de onda.
-
Discutir, e fazer uso, das propriedades relacionadas com as ondas.
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ÓTICA |
80
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa contribuir para a formação ética e humanista dos alunos da Universidade de Uberaba.
Começando com conceitos básicos de raios de luz e feixes de luz, passaremos pela óptica geométrica, cobrindo os fenômenos de reflexão e refração. Atenção especial será dada à óptica envolvida no processo de visão. Em seguida, a constituição da luz permitirá a entrada para a chamada óptica física, onde difração e interferência serão abordados. Finalmente com todos conceitos estabelecidos, iremos abordar a interação da luz com a matéria e todos os fenômenos que daí se originam.
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ÓTICA |
80
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa contribuir para a formação ética e humanista dos alunos da Universidade de Uberaba. Começando com conceitos básicos de raios de luz e feixes de luz, passaremos pela óptica geométrica, cobrindo os fenômenos de reflexão e refração. Atenção especial será dada à óptica envolvida no processo de visão. Em seguida, a constituição da luz permitirá a entrada para a chamada óptica física, onde difração e interferência serão abordados. Finalmente com todos conceitos estabelecidos, iremos abordar a interação da luz com a matéria e todos os fenômenos que daí se originam.
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PRÁTICA LABORATORIAL DE OSCILAÇÕES E ONDAS |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM FÍSICA |
45
Objetivo Geral:
O componente tem por objetivo integrar e rever conteúdos/conceitos relevantes estudados no decorrer do curso.
Objetivos Específicos:
Resolver das atividades que permitam, ao aluno, a retomada dos conceitos e eixos estruturantes nas diversas disciplinas que constituem o campo de pesquisa em educação.
Estabelecer relações entre os conteúdos e ampliar a capacidade interpretativa, crítico-reflexiva e de inferência das informações explícitas e implícitas nos textos e vídeos.
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ELETROMAGNETISMO |
80
Aprofundar os conhecimentos numa área particular da física e cálculo, o eletromagnetismo.que é fundamental para o estudo de engenharia.
1. A Lei de Coulomb; Carga elétrica; Condutores e isolantes; O princípio da superposição; A carga elementar.
2. Campo elétrico; Cálculo do campo; Linhas de força; Fluxo e lei de Gauss; Aplicações da lei de Gauss; Divergência de um vetor e equação de Poisson.
3. O Potencial Eletrostático; Potencial Coulombiano; Exemplos de cálculo do potencial; Dipolos elétricos; Circulação e o rotacional; A forma local das equações da eletrostática; Potencial de condutores; Energia eletrostática.
4. O potencial escalar magnético; A lei de Biot e Savart; Forças magnéticas entre correntes. 8. A Lei de Faraday; Indução Eletromagnética; A lei de Lenz; Geradores e motores; O bétatron; Indutância mútua e auto-indutância; Energia magnética.
5. Materiais Magnéticos; Correntes de magnetização; O campo H; A razão giromagnética; Diamagnetismo; Paramagnetismo; Ferromagnetismo; Circuitos magnéticos.
6. As Equações de Maxwell; Maxwell e a corrente de deslocamento;
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ELETROMAGNETISMO |
80
Aprofundar os conhecimentos numa área particular da física e cálculo, o eletromagnetismo.que é fundamental para o estudo de engenharia.
1. A Lei de Coulomb; Carga elétrica; Condutores e isolantes; O princípio da superposição; A carga elementar.
2. Campo elétrico; Cálculo do campo; Linhas de força; Fluxo e lei de Gauss; Aplicações da lei de Gauss; Divergência de um vetor e equação de Poisson.
3. O Potencial Eletrostático; Potencial Coulombiano; Exemplos de cálculo do potencial; Dipolos elétricos; Circulação e o rotacional; A forma local das equações da eletrostática; Potencial de condutores; Energia eletrostática.
4. O potencial escalar magnético; A lei de Biot e Savart; Forças magnéticas entre correntes. 8. A Lei de Faraday; Indução Eletromagnética; A lei de Lenz; Geradores e motores; O bétatron; Indutância mútua e auto-indutância; Energia magnética.
5. Materiais Magnéticos; Correntes de magnetização; O campo H; A razão giromagnética; Diamagnetismo; Paramagnetismo; Ferromagnetismo; Circuitos magnéticos.
6. As Equações de Maxwell; Maxwell e a corrente de deslocamento;
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LIBRAS |
80
O aluno dever ser capaz de:
. Conhecer o conceito de Lngua Brasileira de Sinais Libras sob a tica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedaggicos.
. Analisar a histria da lngua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
.Reconhecer os fatores lingusticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento pessoa surda.
. Identificar a Lngua Brasileira de Sinais como processo de comunicao e interao na comunidade surda.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
240
O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
240
O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam
frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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GEOMETRIA ANALÍTICA |
80
O componente curricular "Geometria Analítica" é construído com as perspectivas analítica e vetorial e visa contribuir com o desenvolvimento do raciocino lógico, a capacidade dedutiva e de abstração; fornecer ao aluno a base matemática necessária para o desenvolvimento das disciplinas do curso de engenharia; equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas e visualizar a solução de problemas por meio do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Como objetivos específicos destacam-se:
- capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial;
- proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores;
- tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais;
- preparar o aluno para a habilidade de equacionar e representar retas e planos;
- utilizar as técnicas para transformações de coordenadas;
- compreender os estudos referentes às seções cônicas e superfícies quádricas necessários ao cálculo diferencial e integral.
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CÁLCULO III |
80
Objetivos Gerais:
Utilizar as ferramentas matemáticas para o equacionamento e resolução de problemas específicos; Operacionalizar estas ferramentas matemáticas; Visualizar a resolução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos; Sistematizar equacionamentos, apresentar resolução e interpretar resultados; Trabalhar em equipe, com postura proativa e senso cooperativo
Objetivos Específicos:
Montar e interpretar funções de várias variáveis e suas representações gráficas; Empregar técnicas de diferenciação parcial na solução de problemas; Empregar a derivação direcional (operadores direcionais) e gradientes na resolução de problemas aplicados à engenharia; Utilizar conceitos e trabalhar técnicas de integrais múltiplas bem como sua aplicação em situações práticas e problemas aplicados à engenharia; Habilitar o aluno a resolver situações e problemas empregando os recursos matemáticos e técnicas aprendidas nesta disciplina.
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CÁLCULO III |
80
Objetivos Gerais:
Utilizar as ferramentas matemáticas para o equacionamento e resolução de problemas específicos; Operacionalizar estas ferramentas matemáticas; Visualizar a resolução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos; Sistematizar equacionamentos, apresentar resolução e interpretar resultados; Trabalhar em equipe, com postura pró-ativa e senso cooperativo
Objetivos Específicos:
Montar e interpretar funções de várias variáveis e suas representações gráficas; Empregar técnicas de diferenciação parcial na solução de problemas; Empregar a derivação direcional (operadores direcionais) e gradientes na resolução de problemas aplicados à engenharia; Utilizar conceitos e trabalhar técnicas de integrais múltiplas bem como sua aplicação em situações práticas e problemas aplicados à engenharia; Habilitar o aluno a resolver situações e problemas empregando os recursos matemáticos e técnicas aprendidas nesta disciplina.
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TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
80
Esta disciplina tem por objetivo geral promover a compreensão dos impactos da utilização das tecnologias no contexto educacional a fim de desenvolver competências e habilidades necessárias para atuação do professor e/ou profissional na contemporaneidade.
E por objetivos específicos:
● identificar recursos tecnológicos que promoveram mudanças sociais e educacionais;
● construir conceitos sobre usos das tecnologias na Educação;
● identificar e compreender como as tecnologias e de comunicação modificaram as formas de ensinar e de aprender na contemporaneidade;
● conhecer o funcionamento da Web e suas ferramentas para utilização e formação continuada;
● refletir sobre as tecnologias na sala de aula no contexto escolar;
● conhecer o desenvolvimento da Educação a Distância (EAD) no mundo, no Brasil e na Universidade de Uberaba (UNIUBE);
● compreender os conceitos e preconceitos sobre a EAD;
● analisar as possibilidades de ensinar e aprender além da sala de aula;
● Refletir sobre o papel do professor no contexto tecnológico e educacional da atualidade.
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FLUÍDOS E TERMODINÂMICA |
80
A disciplina tem como objetivo propiciar aos alunos de Licenciatura em Física o desenvolvimento conjunto de conhecimentos sobre fundamentos e conceitos de Mecânica dos Fluidos em conjunto com a termodinâmica para a aplicação posterior nas áreas que envolvam fluidos, fenômenos que envolvam termodinâmica e trocas de calor.
Objetivos Gerais:
- Compreender as Leis de Conservação para a sua aplicação no entendimento e representação por meio de modelos matemáticos, físicos e químicos;
- Identificar e compreender e solucionar problemas envolvendo os mecanismos básicos de termodinâmica, fluidos, estática, cinemática, utilização de máquinas e os mecanismos básicos de troca de calor como condução, convecção e radiação nos problemas de transporte de massa, energia e de quantidade de movimento;
- Reconhecer a importância dos fenômenos de transporte nos processos produtivos, no cotidiano e na manutenção da vida, entendendo a interação homem/meio- ambiente/atividades econômicas;
- Dominar e aplicar os conceitos de propriedades básicas dos fluidos, estática, vazão, equação de energia, sistemas elevatórios e transferência de calor e massa;
- Sistematizar e resolver problemas relacionados aos fluidos e aplicar matematicamente na prática os conceitos estudados na teoria.
- Aplicar os seguintes conceitos na resolução de problemas que envolvam a primeira lei da termodinâmica, energia interna, calor, máquinas térmicas, segunda lei da termodinâmica, entropia, entalpia, funções de Helmholtz e de Gibbs e terceira lei da termodinâmica.
Objetivos Específicos:
- Elaborar modelos matemáticos elementares de termodinâmica e fenômenos de transporte representativos de sistemas produtivos e do cotidiano.
- Compreender, identificar e reunir de forma integrada e organizada as informações relacionadas aos problemas propostos de Fluidos e Termodinâmica.
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FLUÍDOS E TERMODINÂMICA |
80
A disciplina tem como objetivo propiciar aos alunos de Licenciatura em Física o desenvolvimento conjunto de conhecimentos sobre fundamentos e conceitos de Mecânica dos Fluidos em conjunto com a termodinâmica para a aplicação posterior nas áreas que envolvam fluidos, fenômenos que envolvam termodinâmica e trocas de calor.
Objetivos Gerais:
- Compreender as Leis de Conservação para a sua aplicação no entendimento e representação por meio de modelos matemáticos, físicos e químicos;
- Identificar e compreender e solucionar problemas envolvendo os mecanismos básicos de termodinâmica, fluidos, estática, cinemática, utilização de máquinas e os mecanismos básicos de troca de calor como condução, convecção e radiação nos problemas de transporte de massa, energia e de quantidade de movimento;
- Reconhecer a importância dos fenômenos de transporte nos processos produtivos, no cotidiano e na manutenção da vida, entendendo a interação homem/meio- ambiente/atividades econômicas;
- Dominar e aplicar os conceitos de propriedades básicas dos fluidos, estática, vazão, equação de energia, sistemas elevatórios e transferência de calor e massa;
- Sistematizar e resolver problemas relacionados aos fluidos e aplicar matematicamente na prática os conceitos estudados na teoria.
- Aplicar os seguintes conceitos na resolução de problemas que envolvam a primeira lei da termodinâmica, energia interna, calor, máquinas térmicas, segunda lei da termodinâmica, entropia, entalpia, funções de Helmholtz e de Gibbs e terceira lei da termodinâmica.
Objetivos Específicos:
- Elaborar modelos matemáticos elementares de termodinâmica e fenômenos de transporte representativos de sistemas produtivos e do cotidiano.
- Compreender, identificar e reunir de forma integrada e organizada as informações relacionadas aos problemas propostos de Fluidos e Termodinâmica.
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METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA |
80
Nesta disciplina discutiremos o ensino de Física no Ensino Médio: por que ensinar Física nesse nível, quais os tópicos que devem ser abordados e com qual enfoque, como abordar esses tópicos, como avaliar. Preparar o aluno para analisar, planejar, produzir material experimental e suas utilizações, visando à estruturação do conhecimento físico de forma criativa, crítica e significativa na Educação Básica.
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MECÂNICA CLÁSSICA |
80
A disciplina tem como objetivo propiciar aos alunos de Licenciatura em Física o desenvolvimento conjunto de conhecimentos sobre fundamentos e conceitos de Mecânica clássica.
Objetivos Gerais:
- Compreender as Leis de Conservação para a sua aplicação no entendimento e representação por meio de modelos matemáticos, físicos;
- Resolver problemas de física envolvendo conceitos de estática e dinâmica, utilizando conceitos e técnicas matemáticas em nível avançado.
Objetivos Específicos:
- Introduzir os conceitos fundamentais da mecânica clássica bem como as leis que regem os movimentos de pontos.
- Deduzir as equações horárias de movimentos simples a partir da dinâmica Newtoniana.
- Discutir, e fazer uso, do conceito de energia.
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MECÂNICA CLÁSSICA |
80
A disciplina tem como objetivo propiciar aos alunos de Licenciatura em Física o desenvolvimento conjunto de conhecimentos sobre fundamentos e conceitos de Mecânica clássica.
Objetivos Gerais:
- Compreender as Leis de Conservação para a sua aplicação no entendimento e representação por meio de modelos matemáticos, físicos;
- Resolver problemas de física envolvendo conceitos de estática e dinâmica, utilizando conceitos e técnicas matemáticas em nível avançado.
Objetivos Específicos:
- Introduzir os conceitos fundamentais da mecânica clássica bem como as leis que regem os movimentos de pontos.
- Deduzir as equações horárias de movimentos simples a partir da dinâmica Newtoniana.
- Discutir, e fazer uso, do conceito de energia.
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NOÇÕES DE FÍSICA NUCLEAR E RELATIVIDADE RESTRITA |
80
A disciplina tem como objetivo propiciar aos alunos de Licenciatura em Física o desenvolvimento conjunto de conhecimentos sobre fundamentos e conceitos de Noções de Física Nuclear e Relatividade.
Objetivos Gerais:
- Compreender propriedades do núcleo atômico e reações nucleares;
- Explorar os postulados da relatividade restrita e geral.
Objetivos Específicos:
- Introduzir os aspectos físicos relacionados com núcleos atômicos.
- Compreender o contexto do surgimento da física moderna.
Reconhecer a importância da física nuclear e relatividade em áreas contemporâneas do conhecimento.
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FÍSICA MODERNA |
80
O componente curricular é formulada com base em abordagem interdisciplinar de maneira que o aluno possa associar a teoria apresentada a situações ou tecnologias presentes em seu cotidiano. Inicialmente é feita uma discussão acerca da evolução histórica da compreensão do homem sobre a natureza da matéria. O aluno deve compreender a estrutura atômica atual e as diferenças entre os modelos atômicos anteriores. Também é explicada a natureza dual da luz e a evidencias que levaram a ao conceito de energia quantizada. A seguir é feita uma introdução à Física Quântica com o desenvolvimento da equação de Schroedinger e funções de onda. Para contextualizar o formalismo quântico este é associado à distribuição dos elementos na tabela periódica, desenvolvimento de nanociência, entre outros exemplos discutidos ao longo do curso.
Ao final do curso o aluno deve:
- Compreender o contexto do surgimento da física moderna.
- Assimilar os postulados básicos da mecânica quântica.
- Compreender e aceitar a natureza quântica da matéria e da luz e seus e a natureza probabilística dos efeitos observados.
- Reconhecer o papel crucial da aplicação física moderna em áreas contemporâneas do conhecimento, como nanotecnologia e fotônica.
- Compreender as diferenças entre os modelos atômicos clássicos e modelo quântico do Átomo;
- Familiarizar com a mecânica Quântica Ondulatória;
Familiarizar a equação de Schrödinger.
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MECÂNICA QUÂNTICA |
80
A componente curricular é formulada com base em abordagem interdisciplinar e oferecer ao aluno uma formação ética e humanista. Todos os fenômenos da Física Quântica têm observações indiretas. Os modelos e teorias que os descrevem são fruto da criação abstrata humana. Os resultados que deles decorrem, quando descrevem os experimentos, o validam. Neste contexto, será apresentado o formalismo matemático para tratar a mecânica quântica e incorporar conhecimentos básicos (conceituais e quantitativos).
Objetivos específicos são:
- Conhecer os principais conceitos e ferramentas da mecânica quântica;
- Identificar as teorias da mecânica quântica aplicando na vida moderna;
- Compreender as diferenças entre a física clássica e quântica
- Entender o formalismo matemático para tratar a mecânica quântica
- Auxiliar o desenvolvimento de metodologias de ensino de física quântica para o nível escolar médio.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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QUÍMICA TECNOLÓGICA |
76
Incorporação do conjunto de disciplinas estruturadas e interligadas as inovações tecnológicas deverá formar um Profissional generalista com formação Técnico Científica, Ética, Humanista, Crítica e Reflexiva interagindo a interpretar, distinguir e utilizar raciocínios decisórios em sua vida capacitando a demonstrar as seguintes competências e habilidades: Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia; Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; Conceber, projetar, testar e analisar sistemas, produtos e processos; Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; Identificar, formular e resolver problemas de engenharia; Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas utilizando técnicas e estratégias de controle adequadas à aplicação; Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas; Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas; Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; Desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas; Elaborar e executar programas de capacitação, qualificação e atualização profissional de pessoal; Atuar em equipes multidisciplinares; Compreender e aplicar a prática ética nas relações interpessoais com responsabilidade social e profissional e o compromisso com o ecossistema; Avaliar a viabilidade técnica, econômica, financeira e legal dos projetos de engenharia; Atuar permanentemente com postura empreendedora e pró-ativa na resolução de problemas considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais; Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional e incorporação às novas tecnologias.
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QUÍMICA TECNOLÓGICA |
76
Incorporação do conjunto de disciplinas estruturadas e interligadas as inovações tecnológicas deverá formar um Profissional generalista com formação Técnico Científica, Ética, Humanista, Crítica e Reflexiva interagindo a interpretar, distinguir e utilizar raciocínios decisórios em sua vida capacitando a demonstrar as seguintes competências e habilidades: Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia; Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; Conceber, projetar, testar e analisar sistemas, produtos e processos; Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; Identificar, formular e resolver problemas de engenharia; Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas utilizando técnicas e estratégias de controle adequadas à aplicação; Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas; Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas; Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; Desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas; Elaborar e executar programas de capacitação, qualificação e atualização profissional de pessoal; Atuar em equipes multidisciplinares; Compreender e aplicar a prática ética nas relações interpessoais com responsabilidade social e profissional e o compromisso com o ecossistema; Avaliar a viabilidade técnica, econômica, financeira e legal dos projetos de engenharia; Atuar permanentemente com postura empreendedora e pró-ativa na resolução de problemas considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais; Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional e incorporação às novas tecnologias.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
240
O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
240
O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da
educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ENADE |
0
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ROTA DO SUCESSO I |
40
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ROTA DO SUCESSO II |
40
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