ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA I | 4 - Desenvolver a competência das quatro habilidades de língua espanhola: la comprensión auditiva, el habla, la escritura y la lectura na formação docente para a educação básica.
- Integrar o conteúdo das demais disciplinas do curso com a prática.
- Propiciar o desenvolvimento de proficiência progressiva em língua espanhola.
- Preparar para o ENADE.
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA II | 4 - Desenvolver a competência das quatro habilidades de língua espanhola: la comprensión auditiva, el habla, la escritura y la lectura na formação docente para a educação básica.
- Integrar o conteúdo das demais disciplinas do curso com a prática.
- Propiciar o desenvolvimento de proficiência progressiva em língua espanhola.
- Preparar para o ENADE.
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA III | 4 - Desenvolver a competência das quatro habilidades de língua espanhola: la comprensión auditiva, el habla, la escritura y la lectura na formação docente para a educação básica.
- Integrar o conteúdo das demais disciplinas do curso com a prática.
- Propiciar o desenvolvimento de proficiência progressiva em língua espanhola
- Preparar para o ENADE
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA IV | 4 • Desenvolver a competência das quatro habilidades de língua espanhola: la comprensión auditiva, el habla, la escritura y la lectura na formação docente para a educação básica. • Integrar o conteúdo das demais disciplinas do curso com a prática. • Propiciar o desenvolvimento de proficiência progressiva em língua espanhola . • Preparar para o ENADE. |
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 80 O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa: • contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido; • conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais; • analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania; • discutir a trajetória e as dimensões da cidadania; • estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfretamento dos problemas sociais; • abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira; • caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais; • investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo; • avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homosexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação; • propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica. |
ENADE | 0 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 8 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA | 80 Retrospectiva e perspectivas do papel do professor de língua estrangeira. A evolução dos métodos de ensino de língua estrangeira. Exploração das quatro habilidades: questões teórico-práticas da escuta, da fala, da leitura e da escrita. Estudo contextualizado e crítico. A dinâmica da sala de aula de língua estrangeira e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Reflexões acerca de noções teóricas básicas sobre interação em sala de aula de língua estrangeira e aplicação em contexto de ensino e aprendizagem. Estudo sobre os temas transversais. Análise de livros didáticos. A literatura e a prática pedagógica da língua espanhola. Objetivos
- atuar com autonomia intelectual, em uma perspectiva interdisciplinar; - reconhecer o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira como fator de inserção na sociedade globalizada, atuando como cidadão crítico e comprometido desta sociedade; - perceber o conhecimento de uma língua estrangeira como meio de acesso aos bens da humanidade, bem como participação efetiva no mercado de trabalho; - utilizar os conhecimentos da língua estrangeira (ferramenta imprescindível no mundo moderno) como fonte de informação, prazer e produção de conhecimento; - adotar o texto (gênero) como unidade de estudo de língua espanhola; - ter acesso às propostas metodológicas mais atuais para o ensino de língua espanhola na educação básica; - identificar as relações existentes entre língua materna e língua estrangeira; - aplicar a teoria dos gêneros discursivos em propostas de prática de produção de leitura e de escrita em língua espanhola na Educação Básica. |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso. Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar. |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso. Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso. Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar. |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar. |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 40 O COMPONENTE Introdução aos estudos a distância OBJETIVO GERAL Possibilitar ao aluno, sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso que escolheu. |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 40 Objetivo geral: Possibilitar ao(à) aluno(a), sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso e modalidade escolhida. Objetivos específicos, de acordo com as Unidades didáticas: Unidade de estudo 1- VOCÊ, UM(A) UNIVERSITÁRIO(A) E A CULTURA DA EAD Objetivos específicos •refletir sobre sua nova condição de estudante universitário(a); •conhecer, rever, atualizar seus conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância; •iniciar a vida acadêmica na cultura da educação a distância. Unidade de Estudo 2 - O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA UNIUBE ON-LINE. Objetivos específicos •reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem; •Identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades Unidade de Estudo 3 - SER UM ALUNO EAD UNIUBE. Objetivos específicos •identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais; •conceituar o termo distância, sob o ponto de vista das relações interpessoais; •identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica; •conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico. Unidade de estudo 4 - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE UBERABA Objetivos específicos •reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem; •compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico; •identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso; Unidade de estudo 5 - UM POUCO DA HISTÓRIA DA SUA UNIVERSIDADE DE UBERABA Objetivos específicos conhecer um pouco mais da história da Universidade de Uberaba onde o aluno escolheu estudar; relacionar a realização de grandes sonhos com valores, competências e habilidades que não podem faltar a quem deseja alcançar um objetivo; identificar em si próprio alguém a caminho de transformar sonhos em realidade. |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS | 80 O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos relaciona-se aos demais componentes curriculares dos cursos de graduação e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de métodos e técnicas de elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, identificando a adequação da linguagem na produção e comunicação do conhecimento de modo geral. Em uma perspectiva integrada, aborda os tipos de conhecimento e os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural e científico de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance da Metodologia do trabalho científico e do uso adequado da Língua Portuguesa para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional. Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico da graduação tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de traduzir, de interpretar, de compreender e de criticar textos que circulam no contexto social, cultural e científico em que estiver inserido e, ainda, que ele valorize as formas de produção do conhecimento humano e a utilização das normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção e difusão do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional. Para a ampliação das habilidades de expressão e comunicação, o programa de ensino e aprendizagem está organizado em temas que foram motivos para a composição do livro didático básico para orientar os estudos – Linguagens e Comunicação – leitura e produção de texto na graduação e de outros materiais complementares. |
LIBRAS | 80 O aluno deverá ser capaz de: .Conhecer o conceito de Língua Brasileira de Sinais Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos. .Analisar a história da língua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda. . Reconhecer os fatores linguísticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento à pessoa surda. . Identificar a Língua Brasileira de Sinais como processo de comunicação e interação na comunidade surda. |
LÍNGUA ESPANHOLA I | 80 Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a: - Reconhecer a importância do ensino instrumental do espanhol na aprendizagem desta língua estrangeira;
- Reconhecer alguns aspectos históricos do ensino de espanhol Instrumental no Brasil;
- Verificar as vantagens e desvantagens da proximidade entre a língua portuguesa e a espanhola;
- Aplicar os conhecimentos linguísticos na leitura de textos em língua espanhola;
- Distinguir e usar as técnicas de leitura skimming e scanning para a leitura de textos em língua;
- Utilizar as diferentes práticas de leitura como auxiliares eficazes na interpretação de textos em espanhol;
- Reconhecer a boa redação em língua espanhola como uma forma essencial para a boa comunicação e como componente na formação docente;
- Usar as técnicas de redação de parágrafos;
- Redigir textos em língua espanhola usando as técnicas abordadas;
- Reconhecer a importância da interatividade entre a leitura e a escrita para a aprendizagem da língua espanhola;
- Relacionar as habilidades de prática de leitura e produção escrita em língua espanhola;
- Elaborar atividades que envolvam as habilidades de leitura e escrita na produção de textos pelos alunos do ensino fundamental e médio;
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LÍNGUA ESPANHOLA II | 80 Esperamos que, ao finalizar os estudos dos capítulos, você seja capaz de:
• conceituar sintaxe e compreender sua importância no ensino de língua espanhola; • explicar a disposição das frases no discurso e sua influência na produção da coerência textual; • identificar a necessidade da existência de uma relação lógica entre as frases; • explicar o uso do vocativo e das orações coordenadas e subordinadas nessa língua; • expressar opiniões e preferências em produções escritas ou orais em língua espanhola utilizando os recursos linguísticos, gramaticais e lexicais necessários. • definir o que é semântica; • usar a linguagem adequada e distinguir os significados dos signos; • interpretar o sentido dos enunciados. • reconhecer a importância da coerência e da coesão e a sua aplicabilidade na produção dos textos escritos; • refletir sobre a intertextualidade e suas várias linguagens na pintura, na literatura e na música; • relacionar os vários tipos e gêneros textuais e contextualizar por meio de cartas, receitas culinárias e resenha de texto literário; • abordar de forma prática a intertextualidade por meio de texto narrativo, do gênero literário e de artigo argumentativo de opinião; • ampliar o vocabulário por meio de leitura, interpretação e produção de textos, desenvolvendo as competências necessárias para um bom desempenho do aprendizado da língua espanhola. • reconocer la importancia de los estudios semánticos en el proceso de enseñanza y aprendizaje del español; • identificar elementos que contribuyen para la lectura y búsqueda de sentidos en textos de lengua española; • aplicar sus conocimientos de semántica en lecturas en lengua española; • reconocer los usos del modo imperativo en español; • producir enunciados en español explorando el uso del imperativo. • Valorar la heterogeneidad de la lengua española. |
LÍNGUA ESPANHOLA III | 80 Esperamos que, ao finalizar os estudos dos capítulos, você seja capaz de: • conceituar sintaxe e compreender sua importância no ensino de língua espanhola; • explicar a disposição das frases no discurso e sua influência na produção da coerência textual; • identificar a necessidade da existência de uma relação lógica entre as frases; • explicar o uso do vocativo e das orações coordenadas e subordinadas nessa língua; • expressar opiniões e preferências em produções escritas ou orais em língua espanhola utilizando os recursos linguísticos, gramaticais e lexicais necessários. • definir o que é semântica; • usar a linguagem adequada e distinguir os significados dos signos; • interpretar o sentido dos enunciados. • reconhecer a importância da coerência e da coesão e a sua aplicabilidade na produção dos textos escritos; • refletir sobre a intertextualidade e suas várias linguagens na pintura, na literatura e na música; • relacionar os vários tipos e gêneros textuais e contextualizar por meio de cartas, receitas culinárias e resenha de texto literário; • abordar de forma prática a intertextualidade por meio de texto narrativo, do gênero literário e de artigo argumentativo de opinião; • ampliar o vocabulário por meio de leitura, interpretação e produção de textos, desenvolvendo as competências necessárias para um bom desempenho do aprendizado da língua espanhola. • reconocer la importancia de los estudios semánticos en el proceso de enseñanza y aprendizaje del español; • identificar elementos que contribuyen para la lectura y búsqueda de sentidos en textos de lengua española; • aplicar sus conocimientos de semántica en lecturas en lengua española; • reconocer los usos del modo imperativo en español; • producir enunciados en español explorando el uso del imperativo. • Valorar la heterogeneidad de la lengua española. |
LÍNGUA ESPANHOLA IV | 80 Esperamos que, ao finalizar os estudos dos capítulos, você seja capaz de:
• producir textos contemplando varios géneros; • expresarse de forma coloquial y formal en la producción de textos; • usar la coherencia y la cohesión en situaciones de comunicación escrita; • conocer las principales divergencias léxicas entre las lenguas portuguesa y española; • ampliar vocabulario y usar textos literarios como soporte en la enseñanza de la lengua; • aprender a argumentar y a narrar en lengua española; • expresarse con diferentes grados de seguridad y de forma más adecuada aquello que se piensa, se necesita en la comunicación oral con un o varios interlocutores; • abordar contenidos culturales en la enseñanza del español; • reflexionar y ampliar conocimiento sociocultural de la sociedad y de la cultura de las comunidades en las que se habla español; • ampliar vocabulario y usar cuestionarios de conocimientos generales como soporte para fijar el aprendizaje del estudio de la lengua. inferir e interpretar la información implícita en un texto; • conocer los componentes que intervienen en el proceso de comprensión lectora; • plantear la importancia de la comprensión lectora en la enseñanza-aprendizaje de LE; • aplicar las estrategias auditivas más adecuadas en la comprensión auditiva; • ampliar vocabulario y usar textos auténticos como soporte en la enseñanza aprendizaje de LE; • argumentar a favor o en contra de una opinión; • ampliar su visión del mundo hispanoamericano por medio de lecturas. |
LITERATURA DE LÍNGUA ESPANHOLA | 80 · conhecer a literatura espanhola sob uma articulação entre o processo criador, os gêneros literários e o seus funcionamento discursivo; · ler e analisar textos fundamentais da literatura hispano-americana; · trabalhar a intertextualidade dessas obras com outras linguagens artísticas; · ampliar a sua visão crítica por meio de leituras de textos literários; · sensibilizar-se para a importância do estudo literário como facilitador na formação do ensino de língua estrangeira; · conhecer as muitas faces do barroco espanhol, lendo e analisando textos fundamentais da narrativa, do teatro e da poesia barrocas; · conhecer a pintura barroca espanhola como expressão máxima da arte da época; trabalhar a intertextualidade dessas obras com outras linguagens artísticas; · conhecer e refletir sobre a obra de Miguel de Cervantes, “El ingenioso hidalgo don Quijote de La Mancha”. · reconhecer as influências das tradições culturais no discurso literário e as relações entre história e obra literária no século XX; · discorrer sobre os movimentos de vanguarda e o modernismo na América e na Espanha e identificar os movimentos de vanguarda na literatura e nas artes plásticas; · esclarecer, por meio da análise comparativa, as obras mais representativas dos autores contemporâneos da literatura hispano-americana; · trabalhar a intertextualidade dessas obras com outras linguagens artísticas. - |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LETRAS/ESPANHOL | 120 Esta prática pedagógica visa possibilitar a fundamentação teórica e a discussão coletiva entre licenciando e professores da educação fundamental ou do ensino médio, oportunizando ao graduando compreender, analisar e elaborar projetos de ensino. Dessa forma pretende a aproximação entre universidade e escola (campo de trabalho desses futuros educadores) por meio da articulação entre teoria e prática.
Objetivo geral: Possibilitar que o aluno seja capaz de criar, executar e avaliar projetos de ensino. Objetivos específicos: Possibilitar que o aluno seja capaz de: · explicar porque os projetos são importantes na formação do educando; · buscar subsídios para a elaboração de projetos; · propor projetos. |
PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 80 Esta disciplina tem como objetivo oportunizar ao aluno a elaboração do Projeto de Trabalho de Construção de Curso - TCC. Ao final do estudo da disciplina, o aluno deverá ser capaz de: - compreender o projeto como plano importante para a elaboração do TCC;
- articular e ampliar os conhecimentos construídos no decorrer do curso;
- expressar com autoria, criatividade e intelectualidade;
- elaborar suas ideias com clareza, levando em consideração as relações entre elas, de forma coerente e coesa;
- elaborar textos com fundamentação teórica, a partir de uma postura crítica, reflexiva e criativa;
- aprender e fazer uso das Normas Técnicas Brasileiras para a construção do trabalho acadêmico;
- socializar as aprendizagens construídas com os estudos realizados, por meio da apresentação do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso.
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ROTA DO SUCESSO I | 40 |
ROTA DO SUCESSO II | 40 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: ARTIGO | 80 Esta disciplina tem como objetivo oportunizar ao aluno a construção do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Ao final do estudo dessa disciplina o aluno deverá ser capaz de: - compreender a importância do TCC como aprofundamento de estudo e pesquisa bibliográfica;
- articular e ampliar os conhecimentos construídos no decorrer do curso;
- expresser-se com autoria, criatividade e intelectualidade;
- elaborar suas ideias com clareza, levando em consideração as relações entre elas, de forma coerente e coesa;
- redigir textos com fundamentação teórica, a partir de uma postura crítica, reflexiva e criativa;
- aprender e fazer uso das Normas Técnicas Brasileiras para a construção de trabalho acadêmico;
- organizar as aprendizagens construídas com os estudos realizados por meio da produção do Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo Científico.
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