INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA |
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Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
- Revisar conteúdos básicos de Matemática e promover o desenvolvimento das habilidades visando a resolução de problemas matemáticos.
- Familiarizar o aluno com as técnicas da álgebra linear e suas inter-relações.
- Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração.
Fornecer ao aluno a base Matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia.
Objetivos Específicos:
- Usar matrizes para organizar e manipular;
- Executar operações de matrizes;
- Computar a matriz inversa e a transposta;
- Calcular o determinante de uma matriz;
- Resolver sistemas de equações lineares;
- Identificar se um conjunto é espaço vetorial;
- Identificar se um conjunto é espaço subespaço vetorial;
- Resolver uma combinação linear;
- Determinar uma matriz de uma transformação linear;
- Identificar se um espaço vetorial é base e dimensão;
- Calcular os autovalores e os autovetores de matrizes;
- Calcular a Diagonalização de um operador linear;
- Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores;
- Calcular as operações entre vetores;
- Calcular o ângulo entre vetores;
- Verificar a ortogonalidade entre vetores;
- Calcular a área de superfícies;
- Calcular o volume de regiões.
- Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial
- Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas;
- Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
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TECNOLOGIAS DIGITAIS EMERGENTES |
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Fomentar os conceitos e a importância da governança corporativa, em especial atenção as previsões tecnológicas do mercado de trabalho no ambiente da Tecnologia da Informação para melhorar o desempenho dos negócios na administração empresarial. Estabelecendo critérios e mecanismos internos e externos de governança corporativa que vão ser aplicados em diferentes tipos de organização e seus métodos de aplicação administrativa.
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CISCO PACKET TRACER - LABORATÓRIO DE REDES
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O objetivo desta disciplina é apresentar o aplicativo Packet Tracer da Cisco. Um simulador de redes que permite criar, configurar, monitorar e solucionar problemas de redes de computadores. Este componente faz parte da parceria acadêmica Cisco Networking Academy, parceria entre a Uniube e a Cisco que traz diversas vantagens que serão agregadas ao seu currículo. Com a aprovação neste componente você irá receber um certificado da Cisco Networking Academy com reconhecimento internacional. Isto não é ótimo? Outras vantagens dessa parceria serão apresentadas nos próximos componentes assim como outras parcerias acadêmicas de renome internacional.
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CISCO PACKET TRACER - LABORATÓRIO DE REDES
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O objetivo desta disciplina é apresentar o aplicativo Packet Tracer da Cisco. Um simulador de redes que permite criar, configurar, monitorar e solucionar problemas de redes de computadores. Este componente faz parte da parceria acadêmica Cisco Networking Academy, parceria entre a Uniube e a Cisco que traz diversas vantagens que serãoagregadas ao seu currículo. Com a aprovação neste componente você irá receber um certificado da Cisco Networking Academy com reconhecimento internacional. Isto não é ótimo? Outras vantagens dessa parceria serão apresentadas nos próximos componentes assim como outras parcerias acadêmicas de renome internacional.
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FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
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ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES |
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O componente de Arquitetura e Organização de Computadores I tem por objetivo a introdução dos conceitos de sistemas de computação, demonstrando os seus componentes, suas aplicações e requisitos de funcionamento.Objetivos Específicos: Preparar o aluno para que ele seja capaz de: relacionar os componentes de hardware de um sistema de computação, bem como seu princípio básico de funcionamento; descrever os periféricos de entrada/saída, os tipos de interfaces existentes e os métodos de realização de operações de entrada/saída; explicar os tipos de dados, suas representações e a aritmética computacional, bem como as instruções são representadas, armazenadas e executadas pelo hardware; enunciar como a memória está organizada e seu funcionamento; detalhar a estrutura e o funcionamento da UCP.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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DIREITO DIGITAL |
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BANCO DE DADOS |
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Capacitar o aluno para uma gestão eficiente dos sistemas gerenciadores de banco de dados principalmente nos recursos avançados de configuração, ajustes de performance, avaliação do plano de acesso das querys, implementação e controle de políticas de segurança.
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REDES DE COMPUTADORES |
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O objetivo deste componente é apresentar aos alunos as redes, o serviço de rede, a configuração de dispositivo, os switches e os roteadores da Cisco. Os materiais do curso on-line ajudarão o aluno a consolidar seu conhecimento e incentivá-lo a aprender mais para buscar uma carreira na área de redes.
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ENGENHARIA DE SOFTWARE COM METODOLOGIAS ÁGEIS |
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GESTÃO DE PROCESSOS - BPM
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TECNOLOGIAS PARA A INTERNET |
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Compreender o funcionamento da Internet assim como as tecnologias utilizadas na Web, proporcionando ao aluno a elaboração de um site de pequeno porte para manipulação de dados e informações, estas tecnologias denominam-se Front-End.
Basicamente a interface do usuário, sendo tudo o que o usuário pode ver e interagir com toda a “frente” do software.
Compreender a aplicabilidade da linguagem HTML;
Desenvolver páginas para Internet utilizando linguagem de marcação HTML;
Interagir com o usuário através de formulários HTML;
Utilizar CSS (Folhas de estilos) para construção de sites.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO |
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APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA E HÍBRIDA |
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MATEMÁTICA DISCRETA |
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Objetivos Gerais: Desenvolver a capacidade de abstração. Formalização do pensamento lógico. Utilização e entendimento de notações matemáticas. Compreender e desenvolver demonstrações formais. Solucionar problemas, de natureza computacional, através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos de caráter discreto.
Objetivos Específicos:
1. Utilizar a lógica proposicional e de primeira ordem como mecanismos formais para representação e prova de conhecimento;
2. Aplicar técnicas básicas de provas em demonstrações formais.
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BANCO DE DADOS II |
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Capacitar o aluno para uma gestão eficiente dos sistemas gerenciadores de banco de dados principalmente nos recursos avançados de configuração, ajustes de performance, avaliação do plano de acesso das querys, implementação e controle de políticas de segurança.
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TECNOLOGIAS PARA A INTERNET II |
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Apresentar ao aluno conceitos de linguagens de script e processamento do lado cliente; Introduzir o uso de Document Object Model – DOM e de expressões regulares.
Compreender as características de uma linguagem de script;
Utilizar e escrever scripts para processamento do lado cliente;
Utilizar vetores, objetos e funções descritos em linguagem de script;
Compreender e aplicar conceitos sobre DOM;
Utilizar e escrever expressões regulares.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
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Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
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Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
·Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
·Relacionar os termos população e amostra;
·Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
·Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
·Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
·Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
·Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
·Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento
· Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
·Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
·Definir experimento, espaço amostral e evento;
·Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
·Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
·Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
·Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
·Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
· Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta, entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal .
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GOVERNANÇA E ESTRATÉGIA CORPORATIVA |
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Fomentar os conceitos e a importância da governança corporativa para melhorar o desempenho dos negócios na administração empresarial. Estabelecendo critérios e mecanismos internos e externos de governança corporativa que vão ser aplicados em diferentes tipos de organização.
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PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETOS |
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LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA A INTERNET |
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ESTRUTURAS DE DADOS I
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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PROJETOS DE SOFTWARE I |
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ESTRUTURAS DE DADOS II |
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DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS |
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SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO |
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DESENVOLVIMENTO WEB AVANÇADO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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ENADE |
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