Alunos de Pedagogia fazem releitura de obras de artistas plásticos | Acontece na Uniube

Alunos de Pedagogia fazem releitura de obras de artistas plásticos

25 de junho de 19

Os alunos do primeiro período do curso de Pedagogia da Uniube realizaram releitura de obras de artistas plásticos. O objetivo foi estudar a vida e as obras de um artista, além de socializar os resultados e aprendizagens com a turma. O trabalho faz parte da disciplina “Arte e Educação” e teve como destaque os artistas: Candido Portinari, Ricardo Ferrari, Ivan Cruz.

De acordo com a professora da disciplina, professora Cinayana Silva Correa, a atividade tem o objetivo de aproximar o aluno da arte com a utilização de ferramentas digitais. “Quando o aluno se sente protagonista na construção de suas aprendizagens, ele se envolve e a qualidade dos resultados é excelente. O seminário primou por apresentações criativas da vida e das obras dos artistas, por momentos de pura alegria ao resgatar brincadeiras de infância retratadas por eles (jogo da velha, cabra cega, corre cotia, dança das cadeiras, jogo da velha...) e ao confeccionar brinquedos artesanais: pés de lata, bambolê, corda”.

Ainda para a professora o ponto alto do trabalho foi o contato da turma com o artista Ivan Cruz, que retratou em obra mais de 100 brincadeiras distintas e denominou esta série de “Brincadeiras de Criança”. “Carinhosamente, o artista gravou dois vídeos para os alunos contando brevemente sobre a sua arte, manifestando grande alegria com o estudo e interesse da turma para com a sua proposta artística”, continua.

Para a conclusão dos trabalhos foi organizada uma exposição das releituras dos artistas e dos brinquedos confeccionados. “Como professora, considero que, muito mais que aprender sobre as obras de arte, os alunos tiveram a oportunidade de percebê-la como uma manifestação da própria vida, conhecer o artista, sua vida e a sua linguagem expressiva. E, sobretudo, saber que é possível ir muito além dos estereótipos, estar em contato vivo com a arte, com o artista. Aprender com o outro, ensinar aprendendo”, finaliza a professora.