Criança de 12 anos "ministra palestra" para acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo | Acontece na Uniube

19 de junho de 19

Um grupo de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Uberaba (Uniube) acompanharam, na semana passada, uma palestra de um jeito diferente. À frente da sala de aula, nada de expert na área, pelo contrário, o palestrante nunca passou pelo banco de uma universidade, não pela falta de oportunidade ou interesse em estudar, mas por causa da idade. Kevin Douglas Costa de Souza, de 12 anos, estudante do 7º ano da Escola Municipal Arthur de Melo Teixeira, foi convidado para apresentar aos acadêmicos o trabalho desenvolvido por ele sobre equipamento urbano em bairros periféricos de Uberaba.

“Ele é um garoto de 12 anos que, com um grupo de estudo, fez um levantamento dos problemas urbanos. E isso, para os alunos da Uniube que optaram por fazer Arquitetura e Urbanismo, é um alerta para mostrar que a sociedade se reúne e pode fazer mais. Ele é uma criança, mas que se preocupa com a questão urbana e nos dá força para que os grupos de estudo continuem a pesquisar. Uma criança que compreende os problemas da sua cidade e do seu bairro e tenta fazer dos nossos alunos profissionais mais atuantes e conscientes”, ressalta a professora de Arquitetura e Urbanismo, Ana Paula Barros, quem convidou o garoto.

Ana Paula conheceu a história de Kevin depois de comentar com a secretária Municipal de Educação, Silvana Elias, que estava organizando um grupo de estudo para falar sobre as questões urbanas. “Ela brincou dizendo que eu não precisava montar o grupo, porque ela tinha um aluno que já havia feito todo o levantamento. Eu fiquei muito interessada e ela disse que poderia convidá-lo para vir falar conosco”, conta Ana Paula.

Kevin faz parte do grêmio estudantil da escola na qual é matriculado. Segundo a chefe do Departamento de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, Gleicemar Barcelos, a metodologia do trabalho de pesquisa proposto para os 30 grêmios pertencentes à rede municipal foi pensada com a intenção de colocar os alunos em contato com a realidade da comunidade onde vivem para que pudessem fazer uma leitura, inclusive, política, de onde estão inseridos.

“Foi muito interessante, porque as 30 unidades nossas de educação recebem alunos de toda a cidade de Uberaba, inclusive dos novos loteamentos. Eles puderam fazer uma leitura do que já existe, em termos de equipamento social, o que falta, o que tem de lazer, o que tem na área da saúde, da convivência, enfim, fazer um retrato do ambiente onde eles vivem. Isso era uma ideia que a gente desmembrou, apresentamos para o prefeito na posse dos grêmios, o prefeito gostou muito e pediu que ele, o Kevin, também apresentasse esta proposta para os secretários municipais. De um objetivo inicial, ele está crescendo no sentido também de mobilizar outros segmentos da sociedade”, destaca Gleicemar.

Kevin disse que ficou com vergonha no início da apresentação, mas, ao final, gostou da experiência de conversar com os acadêmicos. “Eu vim apresentar quais foram as soluções que encontramos e o resultado da pesquisa. Nós pesquisamos na cidade inteira, tanto nos bairros rurais quanto nos bairros urbanos. Percebemos o problema de ponto e venda de drogas e pedimos AISP em cada bairro. Acho que esse foi o problema mais recorrente que nós vimos, todo bairro tem isso”, finalizou.