Alunas de Medicina apresentam aula em congresso da SOGIMIG | Acontece na Uniube

Alunas de Medicina apresentam aula em congresso da SOGIMIG

11 de junho de 19
1 / 2
2 / 2

Quatro alunas do curso de Medicina da Uniube e integrantes da Liga de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade apresentaram, neste mês, uma aula especial no Congresso de Ginecologia e Obstétrica da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais, realizado em Belo Horizonte. As alunas Vanessa Brandão, Ana Paula Bóscolo, Carolina Bugiato e Giovana Laterza ministraram aula com o tema Ultrassonografia de 11-14 Semanas no Rastreamento de Cromossomopatias, com a orientação do doutor em Obstetrícia, Alberto Borges Peixoto.


A aluna Vanessa Brandão representou o grupo e ministrou a aula no congresso. Para ela, mesmo como palestrante, o evento foi uma ótima oportunidade de aprender também. “Após as apresentações pudemos discutir todos os temas abordados com os outros palestrantes e os professores especialistas na área, o que foi ótimo. Além disso, muitos temas discutidos não são abordados na graduação, tendo, dessa forma, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a especialidade Ginecologia e Obstetrícia e suas diversas e variadas nuances. Enfim, foi uma experiência enriquecedora não só na minha formação na graduação, mas também para o meu futuro no mercado de trabalho”.


Para Ana Paula, uma das integrantes do projeto e vice-presidente da Liga de GO, além da oportunidade de aprender mais, a experiência de conhecer uma realidade fora da sala de aula foi muito enriquecedora. “É a minha primeira gestão na Liga como vice-presidente e é muito gratificante saber que tudo é fruto de nosso trabalho e esforço. Foi sem dúvidas uma experiência única e também um breve incentivo profissional para nós que estamos iniciando nossa carreira como futuras médicas”, avalia.


O orientador do trabalho, doutor Alberto Borges Peixoto, avalia a oportunidade como um momento único. Ele esteve ao lado das alunas na escolha do tema e na preparação para a apresentação e considera a participação das estudantes um sucesso. “Para mim como orientador é uma realização muito grande ver o empenho que as meninas tiveram na preparação da aula. Elas estudaram bastante e agora colheram os frutos. Foi muito engrandecedor ver o sucesso que elas tiveram na apresentação e principalmente o quanto elas foram elogiadas pelo moderador da mesa no congresso”, analisa o doutor.


A Liga de GO


De acordo com o doutor Alberto Peixoto, a Liga de Ginecologia e Obstetrícia da Uniube já existe há anos e foi elaborada pelos próprios alunos de Medicina da universidade. O projeto atualmente conta com a coordenação do professor Marco Fabio e o auxílio de outros profissionais, como o doutor Alberto, que orientam diversas atividades, desde participação em ambulatórios no Mário Palmério Hospital Universitário, até aulas teóricas com os alunos de residência médica. “Os alunos da liga também participam das atividades de extensão em escolas, dando orientação quanto a métodos contraceptivos e outras questões que fomentam bastante dúvida na população”, destaca. “A liga, além de uma atividade acadêmica de aprendizado, tem um grande cunho social de levar informação para a comunidade”, finaliza o professor.