Professoras da Uniube publicam capítulo em livro | Acontece na Uniube

Professoras da Uniube publicam capítulo em livro

13 de maio de 19

Três professoras da Universidade de Uberaba (Uniube) publicaram, no último mês, um capítulo no livro Filosofia Política, Educação, Direito e Sociedade, da editora Atena. Faraídes Maria Sisconeto, Fabiana Helena Silva e Valeska Guimarães desenvolveram juntas o capítulo 16 da publicação, intitulado A Monitoria no Ensino Superior – Ação e Reflexão do Fazer Docente.

De acordo com a professora Faraídes, as docentes viram a oportunidade da publicação quando descobriram que a editora Atena buscava textos referentes a experiências pedagógicas. “Sempre quando escrevemos algum material julgamos interessante publicá-lo. Em 2018 desenvolvemos um estudo sobre a monitoria de leitura e produção de textos acadêmicos, uma vez que a procura por essa monitoria apresentou uma melhora significativa. Enviamos o material e, após análise do Conselho Editorial, a editora entrou em contato conosco, solicitando a autorização para publicar o artigo”, conta a professora, representando o grupo.

Sobre a escolha do assunto abordado, Faraídes explica que, considerando a proposta do Programa Institucional de Monitoria de Ensino (PIME) da Uniube, e a importância de contribuir para a formação dos alunos quanto ao uso da linguagem na formação acadêmica e profissional, o tema surgiu. “Os resultados evidenciaram a monitoria acadêmica como uma atividade relevante no ensino superior, uma vez que possibilitou aos monitores redefinirem os conteúdos e desenvolverem habilidades inerentes à prática docente; aos alunos monitorados apreenderem e construírem novos conhecimentos e aos professores avaliarem a sua prática pedagógica”, analisa.

Para elas, a experiência de debater ideias importantes para o enriquecimento da prática docente e do aprendizado dos alunos discentes é sempre necessária. “É motivador para alunos e para professores ver idealizações saírem do papel e se tornarem um benefício para a comunicação, para a escrita, para a formação acadêmica, profissional e pessoal. Estamos convictas de que publicar os bons resultados do trabalho que desenvolvemos aqui será profícuo para a comunidade acadêmica.”.

O livro pode ser acessado em : LINK