Extensão: alunas do curso de Fisioterapia participam de Conferência em Franca | Acontece na Uniube

Extensão: alunas do curso de Fisioterapia participam de Conferência em Franca

26 de março de 19

As alunas Evelyn Cruvinel e Jéssica Fernanda Silva, do 10º período do curso de Fisioterapia da Universidade de Uberaba (Uniube), participaram da Conferência Regional Latino-americana de Promoção de Saúde e Educação para Saúde da UIPES/ORLA, realizada em Franca (SP), em outubro do ano passado. Na ocasião, as alunas apresentaram resultados de trabalhos realizados e desenvolvidos pela extensão da universidade.

Evelyn apresentou o trabalho intitulado “Terapias Complementares e Qualidade de Vida em Agentes Comunitários de Saúde", desenvolvido dentro do projeto de extensão “Fisioterapia nas Terapias Complementares e Práticas Integrativas em Saúde para a Comunidade”. Mesmo com a participação em outros eventos, a aluna afirma que este foi diferente. “Esse congresso foi de bastante aprendizado para mim, pois tive a oportunidade de mostrar um projeto de extensão, no qual foi realizada uma intervenção, e levar a proposta que construímos para um evento interdisciplinar”.

Já a aluna Jéssica Fernanda levou o trabalho “A Avaliação da Qualidade de Vida de Trabalhadores de um Setor de Tecnologia de Informação e Comunicação”. Foi a primeira vez que ela participou de um evento desse porte e, para ela, foi uma experiência muito satisfatória. “Eu me senti imensamente honrada em poder levar o nome da faculdade e, principalmente, do nosso curso para um seminário de renome internacional, com ilustres nomes da área da saúde, tanto dentro do Brasil como fora.”.

Os dois trabalhos contaram com a orientação da professora Lidiana Marques, que orienta também o projeto de extensão. “O nosso projeto consiste em proporcionar para a comunidade o contato com as práticas integrativas e terapias complementares em saúde, por exemplo, acupuntura, massagens, alongamentos e técnicas de relaxamento. ”, explica a professora. E os planos de levar projetos assim para outros eventos continuam. “Eventos são fontes essenciais para quem busca novos conhecimentos. Eles trazem enriquecimento do saber acadêmico, troca de informações entre profissionais e estudantes, ampliam a cultura e promovem a produção científica. Além disso, aumentam a visibilidade, motivam os acadêmicos e melhoram as redes de relacionamentos. ”, conclui.

Projetos de Extensão

De acordo com a coordenadora da Extensão da Uniube, professora Maria Theresa Cerávolo Laguna, a extensão é uma proposta de desenvolvimento de atividades com a comunidade em via de mão dupla. “O aluno ganha conhecimento e pode aplicar o que aprende em sala de aula e escuta a sociedade. A sociedade traz os seus conhecimentos populares e seus anseios ao conhecimento da universidade”. E, além de ser uma experiência única, o aluno envolvido em projetos assim sai à frente também no mercado de trabalho. “A formação do aluno extensionista é diferenciada. Além de aprender muito, ele adquire mais desenvoltura e pode concorrer a serviços e a residências com o seu certificado em mãos. ”, comenta Maria Theresa.