Uniube sedia Pré-Congresso de Psicanálise do Triângulo Mineiro | Acontece na Uniube

Uniube sedia Pré-Congresso de Psicanálise do Triângulo Mineiro

11 de março de 19
1 / 1

(Com informações da NaMídia Assessoria de Comunicação)


Uberaba será a sede, nos dias 22 e 23 de março, do Pré-Congresso de Psicanálise do Triângulo Mineiro. O evento, intitulado O Estranho: In/Confidências, servirá como uma preparação para o congresso principal, O Estranho, programado para acontecer em junho, em Belo Horizonte (MG).


O pré-congresso é organizado pelo Grupo de Estudos Psicanalíticos (Grep), e também por dois grupos de psicanálise da cidade vizinha, Uberlândia: Centro de Estudos e Eventos Psicanalíticos de Uberlândia (Ceepu) e o Núcleo de Psicanálise de Uberlândia. A expectativa é reunir participantes do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, bem como de cidades vizinhas do estado de São Paulo. O evento será realizado no campus Aeroporto da Universidade de Uberaba (Uniube), no anfiteatro D56.


De acordo com uma das organizadoras do pré-congresso, Ana Alice Ávila, o econtro destina-se a médicos, psicólogos e psicanalistas interessados pelos estudos da psicanálise enquanto método de promover o desenvolvimento mental do ser humano e propiciar o crescimento psíquico. “Trata-se de uma oportunidade de reunir grandes profissionais da área para discussões clínicas e fortalecer a importância da psicanálise no segmento do cuidado da saúde mental”, afirma Ana Alice.


No dia 22 de março, sexta-feira, a programação tem início às 8h, com a roda de conversa “O Estranho: em mim, no outro e no outro em mim”. Em seguida, às 10h, docentes do curso de Psicologia da Uniube farão a apresentação e discussão de material clínico. À tarde, será realizado o minicurso “Uma Aproximação às Contribuições de Bion”, cujas inscrições estão abertas de forma independente do evento.


Já no dia 23 (sábado), acontecem as mesas redondas “Das Unheimliche: as inconfidências da alma” e “O Estranho: o impacto estético na criação”. Além disso, estão programadas uma mesa clínica, com a disponibilização de material anônimo, e uma plenária e discussão com o público, que encerrará a programação do pré-congresso.


Para mais informações, como valores dos ingressos, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp de número (34) 9.8871-0137, ou pessoalmente, na sede do Grep, na Rua Nacib Cury, 35.