Apesar..."> Profissionais buscam especialização para garantir vaga no mercado de trabalho | Acontece na Uniube Apesar...">

Profissionais buscam especialização para garantir vaga no mercado de trabalho

01 de março de 19

Apesar da pouca idade, Júlio Henrique da Cunha Neto possui duas graduações no currículo, uma em Pedagogia e outra em Matemática, um mestrado em Educação e um doutorado, em andamento, pelo Programa de Pós-graduação da Universidade de Uberaba (Uniube). Em um cenário altamente competitivo, muitos, assim como Júlio, procuram se aperfeiçoar cada vez mais para enfrentar o mercado de trabalho.

Sem pausa nos estudos, aos 28 anos, Júlio também desenvolve trabalhos como produtor de textos no Sistema de Ensino CNEC. Segundo ele, o doutorado tem o surpreendido. “Destaco, como um dos diferenciais, o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação, que contém profissionais qualificados, dispostos e disponíveis para atender os alunos, atenciosos, que dominam com propriedade as teorias da educação e sabem ensiná-las, desenvolvem excelentes pesquisas, que são reconhecidas e publicadas no âmbito nacional e internacional”, afirma o doutorando.

No processo de construção da carreira acadêmica, Júlio conta que o doutorado em Educação contribui efetivamente. “Durante o curso, tive a oportunidade de publicar artigos em relevantes periódicos científicos e participar de eventos, seminários e congressos. Considero que esses aprendizados são fundamentais para eu ter ascensão na minha carreira profissional, que é atuar no Ensino Superior como docente de graduação e pós-graduação e desenvolver pesquisas na área de educação”, disse.

Para o doutorando, as especializações são fundamentais para o crescimento profissional e pessoal. “Eles ampliam nossa visão de mundo, nos proporciona a apropriação de novos conhecimentos que contribuem efetivamente com nosso desenvolvimento profissional. Consequentemente, uma formação consolidada, sustentada por uma pós-graduação, proporciona a obtenção de empregos com melhores salários”, afirma.

Durante os dois primeiros anos de doutorado, Júlio Henrique precisou frequentar a Uniube todos os dias. “Nos outros anos focamos no desenvolvimento da tese (pesquisa), tendo a atividade de orientação na Uniube, mas com horários mais flexíveis. Tenho o prazo para concluir o curso em fevereiro de 2020, porém, pretendo defender a tese em novembro de 2019”, conta.

Especializações

A Uniube conta atualmente com vários programas de pós-graduação Lato Sensu (especializações e MBA’s) e Stricto Sensu (Mestrados e Doutorado), presenciais e a distância. Os cursos Lato Sensu, voltados para o campo da especialização profissional, são indicados para aqueles que já trabalham ou desejam um melhor posicionamento. Possuem duração mínima de 360 horas e, ao final do curso, o aluno recebe um certificado. “Eles são feitos especificamente para os que almejam destaque, seja em sua área atual ou quando buscam novas oportunidades”, conta o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Propepe) da Uniube, professor Dr. André Luís Teixeira Fernandes.

Já o Stricto Sensu compreende programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências de cada uma das instituições de ensino que tiveram suas propostas aprovadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Nos programas Stricto Sensu, os interessados podem optar por modelos acadêmicos ou profissionais, sendo a escolha dependente do que se deseja para a carreira”, explica André Luís.

Nos mestrados acadêmicos, que possuem duração média de dois anos, o aluno deve preparar uma dissertação, apresentando todo o estudo desenvolvido e defendendo os resultados da linha de pesquisa escolhida. Para os mestrados profissionais, pode ser apresentado como trabalho final uma tecnologia, um produto ou um processo. Já o doutorado, que tem duração de até 5 anos, prepara o aluno para atuar no campo de pesquisa em um determinado assunto e, ao concluir, é necessário que seja elaborada uma tese, geralmente propondo o estudo de um tema ainda não abordado.

Crescimento

Mesmo com a crise econômica que afeta todos os setores da sociedade brasileira, o ingresso de alunos nos cursos de pós-graduação da Uniube tem resultados positivos. “Neste cenário de crise no mercado de trabalho, com demissões e cortes de gastos, é preciso sempre buscar maneiras do indivíduo se manter competitivo, aprimorando habilidades e competências. Para isso, um bom diferencial de empregabilidade é ter uma pós-graduação, já que esses cursos possibilitam atualização constante e ampliam a rede de contatos das pessoas”, afirma o Pró-Reitor.

Desde 2014 houve aumento no número de alunos nos cursos de especialização. “Esse ganho pode ser explicado por vários fatores, dentre eles a necessidade de qualificação profissional, a busca por melhores salários, a busca por formação específica dos graduados em diferentes setores do mercado e boa aceitação por parte dos alunos nos cursos ofertados pela Uniube”, esclarece André Luís.

A 54° Pesquisa Salarial, conduzida pela Catho Educação, mostra que uma Especialização pode impactar em um aumento de até 50% no salário, dependendo da área. A competitividade profissional também tende a crescer exponencialmente. “Realizar uma pós-graduação pode representar um ganho considerável para os profissionais, além de aumentar a possibilidade de contratação por empresas de ponta no mercado e pode permitir um aumento. A Uniube pretende investir cada vez mais na oferta de cursos de Pós-Graduação, sejam eles presenciais ou a distância, sempre com foco no mercado”, conclui o Pró-Reitor.