Ex-aluno de Medicina conquista 1º lugar em residência de cirurgia cardíaca | Acontece na Uniube

Ex-aluno de Medicina conquista 1º lugar em residência de cirurgia cardíaca

13 de fevereiro de 19

O recém-formado do curso de Medicina da Universidade de Uberaba (Uniube), Matheus Pontes Meirelles, de 24 anos, foi aprovado nos programas de residência médica de três instituições de ensino em saúde do país. No Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, ele conquistou o primeiro lugar. Eram quatro vagas para 111 candidatos . Na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), o estudante ficou em segundo. Na FMUSP, 83 pessoas concorreram a cinco vagas e na FAMERP foram 24 candidatos para duas vagas. O ex-aluno aguarda agora o resultado da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Matheus colou grau em Medicina em dezembro do ano passado. O interesse pela área surgiu quando ainda cursava o Ensino Médio. “Foi algo que me escolheu e me chamou para essa incrível profissão. Acredito que essa escolha se deve pelo desejo de vivenciar uma profissão que, realmente, faça a diferença na vida das pessoas. Ao longo do Ensino Médio até pensei em fazer algo voltado para a Administração, mas na hora de decidir tive uma intuição e escolhi Medicina”, conta.

Na residência médica, o ex-aluno da Uniube irá focar em Cirurgia Cardiovascular como especialidade. “A área sempre me chamou a atenção desde o começo da graduação, quando passei pelas matérias de Anatomia, Patologia, Fisiologia e Farmacologia. Ao longo da graduação, fui me apaixonando ainda mais ao conhecer os aspectos clínicos e práticos e sendo inspirado por grandes profissionais da área. Também pelo fato de as doenças cardiológicas terem um imenso impacto em nossa sociedade, acometendo desde recém-nascidos até idosos”, ressalta.

Entre as universidades em que foi aprovado, Matheus optou por estudar na Faculdade de Medicina da USP. “O interesse de prestar a prova da Universidade de São Paulo surgiu no final da minha graduação quando comecei a conhecer e a ter noção das universidades e serviços médicos de todo o Brasil. Desde então, me encantei por essa instituição por abrigar o maior complexo hospitalar da América Latina, incluindo o maior Hospital Cardiológico representado pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP e pela qualidade do serviço prestado à população de todo o Brasil”, afirma.

Para Matheus, o curso de Medicina da Uniube contribuiu para a realização desse sonho. “Com toda certeza os grandes mestres da universidade têm uma considerável parcela dessa conquista. Os ensinamentos adquiridos ao longo da minha formação, tanto na parte teórica e prática quanto nas dicas sobre a vida médica, me impulsionaram para conquistar tudo isso. Com certeza, essa instituição de ensino ficará marcada por toda a minha vida junto com todos os meus professores e amigos”.

Na opinião da coordenadora do curso de Medicina da Uniube, Daiene Moreira Pereira, a aprovação de Matheus representa um reconhecimento da qualidade do ensino oferecido pela instituição e o esforço e dedicação aos estudos do ex-aluno. “Poucas Universidades têm o privilégio de ter um egresso aprovado em primeiro lugar em uma residência de cirurgia cardíaca, que é extremamente concorrida. Isso ocorre devido à formação que ele recebeu ao longo do curso. Uma formação técnica e humanística. Ele ainda pôde nessas avaliações de residência demonstrar as habilidades que desenvolveu em atendimento e em lidar com os pacientes”, ressalta.

Daiene lembra que outros egressos de Medicina também têm sido aprovados Brasil a fora. “O Matheus passou em primeiro lugar, mas os nossos alunos estão passando em várias universidades e residências. Nosso curso, hoje, é consolidado, formando já a 28ª turma. Não temos dúvidas da qualidade da excelência que oferecemos aos nossos estudantes de Medicina”, destaca a coordenadora do curso.

Nota 4 no MEC

Em 2018, o curso de Medicina da Uniube recebeu nota 4, numa escala que vai até 5, na avaliação para renovação de reconhecimento, realizada pelo Ministério da Educação (MEC). As avaliações são feitas, in loco, por uma comissão de avaliadores designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). “Somos destaque também por termos um hospital de ensino vinculado à universidade. O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), além de ser credenciado ao Ministério da Saúde e Ministério da Educação, é também Acredito Pleno pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Isso demonstra a excelência como um todo dos serviços prestados”, conclui Daiene.