Na última sexta-feira, 25, a Uniube Uberlândia realizou a cerimônia de formatura da 2ª..."> Segunda turma de Medicina Integrativa forma em Uberlândia | Acontece na Uniube Na última sexta-feira, 25, a Uniube Uberlândia realizou a cerimônia de formatura da 2ª...">

Segunda turma de Medicina Integrativa forma em Uberlândia

04 de fevereiro de 19
1 / 5
2 / 5
3 / 5
4 / 5
5 / 5

Na última sexta-feira, 25, a Uniube Uberlândia realizou a cerimônia de formatura da 2ª turma do curso de especialização em Medicina Integrativa. Foram 23 profissionais entre médicos, veterinários e dentistas que se especializaram em uma medicina alternativa e complementar, buscando tratamento dos pacientes através de dimensões bio-psico-sócio-espirituais promovendo, assim, a cura de forma integral do corpo e da mente.


O conceito de Medicina Integrativa é original dos Estados Unidos e Canadá, onde os primeiros estudos apareceram por volta da década de 1970 e, desde então, tem conquistado espaço nas instituições de ensino de todo o mundo, uma vez que tem apresentado resultados positivos no seu método de tratamento. De acordo com dados do Portal da Saúde, em 2006, quando foi criada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), eram ofertados apenas cinco procedimentos.


Após 10 anos, em 2017, foram incorporadas 14 atividades, chegando às 19 práticas disponíveis atualmente à população. Em março de 2018, esse número subiu para 29 procedimentos oferecidos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com 10 novas Práticas Integrativas e Complementares (PICS) inseridas.


Com esse método, que engloba todas as especialidades médicas e disciplinas profissionais, assim como todo sistema de saúde, o bem-estar do paciente é prioridade. “Nós estamos falando de uma prática médica, que valoriza a individualidade. A Medicina Integrativa comporta todas as especialidades e, hoje, é interessante porque todas as especialidades médicas estão se abrindo para essa questão de individualizar o tratamento”, explica a coordenadora da Especialização em Medicina Integrativa da Uniube Uberlândia, Clarissa Aires de Oliveira.


A Medicina Integrativa, então, tem como proposta corrigir a rota, tratar a saúde, e não a doença. “Olhar a saúde através das lentes da Medicina Integrativa é criar e ver um ambiente focado nas soluções.  Tais soluções são individualizadas, alinhadas com perfeição às necessidades do indivíduo, de modo que o cuidar é feito gentileza e presença de qualidade em todas as suas dimensões”, finaliza a médica.