Nesta sexta-feira, 7 de dezembro, às 19h, acontece na Uniube Uberlândia..."> Uniube Uberlândia promove palestra de introdução à Indústria 4.0 | Acontece na Uniube Nesta sexta-feira, 7 de dezembro, às 19h, acontece na Uniube Uberlândia...">

Uniube Uberlândia promove palestra de introdução à Indústria 4.0

07 de dezembro de 18
1 / 1

Nesta sexta-feira, 7 de dezembro, às 19h, acontece na Uniube Uberlândia a palestra Introdução à Indústria 4.0 e as Novas Oportunidades. O evento promovido pelo curso de Engenharia Elétrica com apoio do Grupo de Automação do Triângulo Mineiro convidou o Engenheiro Eduardo Sestak para falar um pouco sobre inteligência artificial, bem como seus impactos em nossas vidas e aplicações na indústria.


Eduardo Sestak, que é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia e gerente de contas pela Rockwell Automation, vem se dedicando ao estudo de algoritmos de Machine Learning e Analytics em Python e R. há 3 anos. Na palestra, ele vai falar um pouco sobre seus estudos e, também, sobre elementos de automação industrial, plataformas, ferramentas e alguns algoritmos.


De acordo com um dos organizadores do evento, professor Ricardo Naufel, a palestra será muito interessante e esclarecedora para quem busca conhecimento sobre Indústria 4.0. “É uma ótima oportunidade para quem está iniciando a carreira, porque estamos sofrendo mais uma metamorfose no perfil profissional e, também, para aqueles que já estão inseridos na área, pois as oportunidades de negócios são reais para aqueles que compreenderem as alterações nos projetos de Automação Industrial”, finaliza Naufel.


Sobre a Indústria 4.0


Também conhecida como Manufatura Avançada, Indústria Inteligente, entre outros, a Indústria 4.0 é o nome usado para marcar a 4ª Revolução Industrial. Um dos principais aspectos dessa futura revolução é a construção de um espaço que permita a interação do mundo real com o virtual. De fato, trata-se de uma interação bilateral, em que o real manda dados para o virtual e o virtual manda decisões. Ou vice-versa.


Segundo o portal de ciências, Enacom, “a coleta de dados está cada vez mais intensa, tendo origem em dispositivos móveis, plataformas de IoT (do inglês Internet of Things), tecnologias de localização e sensores inteligentes. Estas tecnologias, conectadas à nuvem (cloud computing), possibilitam a análise e o processamento massivo dos dados (Big data Analytics).  De fato, está cada vez mais fácil coletar dados do mundo real, pois temos sensores espalhados em todos os cantos, com as mais diversas funcionalidades”.