XIX SEMIC e III SEMEX terminam com 275 trabalhos apresentados | Acontece na Uniube

XIX SEMIC e III SEMEX terminam com 275 trabalhos apresentados

13 de novembro de 18

O XIX Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e o III Seminário de Extensão (SEMEX) da Universidade de Uberaba (Uniube) foram encerrados, na última quinta-feira (08), com a palestra “Por que pesquisar? A importância da Pesquisa para o Avanço Nacional”, ministrada por Hugo Rodrigues Dias Figueiras. Durante dois dias, o evento reuniu alunos, professores da Uniube e outras instituições de ensino para atividades que destacaram a relevância da Iniciação Científica e da Extensão para a formação dos estudantes.

Neste ano, foram 275 trabalhos aceitos para apresentação oral e publicação dos resumos nos anais do SEMIC/SEMEX. Do total de trabalhos, 238 foram oriundos da Uniube, sendo 75 de alunos-bolsitas; 127 de alunos sem bolsa; 36 de alunos sem vínculo ao programa e 13 de alunos do Ensino Médio (PIBIC-JR. FAPEMIG), além de 24 trabalhos de outras instituições, abrangendo as diferentes áreas do conhecimento.

Entre as instituições de ensino que foram representadas no XIX SEMIC e III SEMEX, estão: Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Universidade Estadual de Minas Gerais (UFMG); Faculdade União Goyases (FUG); e Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FACISB).

SEMIC/SEMEX

Desde de 2007, o SEMIC foi expandido para alunos do Ensino Médio, que desenvolvem projetos junto aos estudantes de graduação e também sob a supervisão de um pesquisador da Universidade. Os alunos de Iniciação Científica podem receber bolsas oferecidas por vários Programas, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), fomentadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEMIG).

Já o SEMEX tem o objetivo de socializar e discutir as atividades no campo da Extensão Universitária. Juntas, Pesquisa e Extensão constituem dois dos pilares de sustentação da Universidade, complementado pelo terceiro pilar que é o Ensino. Durante o evento, são apresentados resultados conquistados a partir da relação aluno/comunidade, por meio de ações extensionistas, que firmam a proposta de promover a troca de saberes acadêmicos e populares e divulgar as atividades planejadas, construídas e realizadas.

“Mais uma vez o SEMIC foi um sucesso. Tivemos uma palestra de abertura muito boa e que foi muito interessante para os jovens. As apresentações foram ótimas, muito elogiadas pela comissão do CNPq. E a palestra de encerramento com o professor Hugo Rodrigues fechou com chave de ouro”, avalia o coordenador de Programas e Projetos de Pesquisa, professor Geraldo Thedei Júnior.

“O III SEMEX foi um sucesso. Vários trabalhos elogiados pelos avaliadores externos, com grande abrangência à comunidade. A continuidade dos projetos perante as renovações de suas ações tem criado laços. E quem está ganhando com essas ações junto à comunidade são os alunos. Os projetos têm identidade e são reconhecidos pelo que estão proporcionando”, destaca a coordenadora da Extensão da Uniube, professora Maria Theresa Cerávolo Laguna.