Eventos de computação movimentam a Uniube no fim de semana | Acontece na Uniube

Eventos de computação movimentam a Uniube no fim de semana

17 de setembro de 18

Dezenas de estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área da computação se reuniram, no último sábado (15), na Universidade de Uberaba (Uniube), para participar da XXIII Maratona Nacional de Programação. A Uniube foi uma das sedes regionais da primeira fase da competição. A disputa aconteceu, simultaneamente, em outras 50 instituições de ensino do Brasil. Cerca de 70 alunos de 22 times de Minas Gerais e São Paulo estiveram presentes. As equipes Boa Sort, de Patrocínio, e Wave Boyz, de Uberaba, se classificaram para a próxima fase, em Salvador (BA), em novembro.

Organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Maratona promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. As equipes eram formadas por três competidores e um treinador. Os times tiveram que responder, em até 5 horas, o maior número possível das 13 questões entregues. Eles tiveram à disposição apenas um computador e um material imprenso para auxiliar na solução dos problemas propostos.

Para o diretor dos cursos de Sistemas de Informação e Jogos Digitais da Uniube e diretor de sede do evento, Luiz Fernando Ribeiro de Paiva, a avaliação é positiva e a Uniube, mais uma vez, se destacou ao receber a Maratona. “Ao final do evento recebemos inúmeros elogios dos coaches [professores] e dos competidores. E essa satisfação também ganha peso quando vem do principal coordenador da Maratona Nacional que, por e-mail, disse: ‘fantástica a sede de Uberaba’”, ressalta Paiva.

Das cinco primeiras equipes colocadas, três são de Uberaba. O time Wave Boyz (IFTM) ficou em segundo lugar; d_bug (IFTM) ficou em terceiro e codemakers (IFTM) ficou em quinto lugar. O grande vencedor foi o time Boa Sort (IFTM), de Patrocínio. Os dois primeiros lugares garantiram vaga para a próxima etapa da Maratona Nacional de Programa, em Salvador (BA), no mês de novembro.

“O nível de dificuldade da prova foi alto, conforme depoimento dos participantes e a análise dos nossos professores. Os problemas foram identificados pelas letras de A até M”, afirma o diretor de sede do evento em Uberaba.

A organização da Maratona de Programação da SBC na Uniube contou com o envolvimento dos cursos Sistemas de Informação, Jogos Digitais e Engenharia de Computação, com o apoio da Pró-reitoria de Ensino Superior e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), TIC Uniube - Tecnologia da Informação e Comunicação, Instituto de Tecnologia Uniube (ITEC), Incubadora de Tecnologia e Negócios da Uniube (Unitecne) e outros setores da universidade.

Oficina de Computação

Simultaneamente à Maratona Nacional de Programação, a Universidade de Uberaba realizou outro evento ligado à área. A 3ª Oficina de Computação para o Ensino Médio trouxe ao Campus Aeroporto cerca de 30 alunos de seis escolas de Uberaba. Eles conheceram, em primeira mão, a nova sala do curso de Jogos Digitais da Uniube e estudaram, entre outros temas, a Revolução Industrial 4.0 e a área de Tecnologia da Informação (TI).

A Oficina tem o objetivo de promover a aprendizagem dos fundamentos da programação de computadores para alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares da cidade. Além disso, estimular esses alunos para novas descobertas no universo das tecnologias digitais e no mundo das startups e apresentar aos participantes a oportunidade de se tornarem futuros profissionais da área de TI. A 3ª Oficina de Computação para o Ensino Médio foi organizada pelos cursos de Sistemas de Informação, Jogos Digitais e Engenharia da Computação da Uniube.

Os patrocinadores locais dos eventos foram as empresas Algar, QAT Global e Sankhya. A página de sede da Maratona Nacional pode ser acessada pelo seguinte endereço: http://www.uniube.br/maratonadeprogramacao/