Engenharia de Computação da Uniube Uberlândia é nota quatro em avaliação do MEC | Acontece na Uniube

Engenharia de Computação da Uniube Uberlândia é nota quatro em avaliação do MEC

11 de julho de 18
1 / 1

O curso de Engenharia de Computação da Uniube Uberlândia recebeu nota quatro na avaliação do MEC, feita por comissão de avaliação.  A nota foi a mesma conquistada pelo curso no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). As notas foram divulgadas pelo Ministério da Educação no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.  


O coordenador do curso, professor Stéfano Vitta atribui o conceito ao esforço conjunto de toda a comunidade que compõe o curso: professores, técnicos e alunos. “Essa nota mostra a dedicação e o empenho da coordenação do curso, professores, assistente pedagógica e setores da universidade”, afirma o coordenador.  


Vale lembrar que a avaliação, in loco, do MEC é importante para analisar a estrutura da universidade, a qualidade de ensino, dos professores e os estudantes. A nota quatro, de acordo com o coordenador, reitera o bom desempenho que os alunos de Engenharia de Computação da Uniube tiveram na última prova do Enade, o que mostra que estão aptos a conquistar as melhores oportunidades do mercado. Sobre isso, Stéfano reforça que a nota “representa mais um resultado de muito trabalho árduo da universidade para atingir um alto valor agregado ao curso de Engenharia de Computação e de uma estrutura apropriada para a aprendizagem desses futuros profissionais”. 


A carreira em Engenharia de Computação


O profissional formado em Engenharia da Computação é capaz de projetar e construir hardware e software. O hardware consiste na parte física do computador, suas estruturas e componentes e seus periféricos (como teclado, mouse e monitor). Nessa área, o engenheiro de computação faz a integração de circuitos eletrônicos da máquina e desenvolve placas de ligação entre o equipamento e seus acessórios.


Na área de desenvolvimento de software o engenheiro da computação cria programas de computadores e aplicativos para os mais diversos fins. Também é comum este profissional atuar no suporte e gerenciamento de redes de computadores em empresas de grande porte.


Outra área em que um engenheiro da computação pode atuar é o campo da automação industrial e robótica. Ele desenvolve robôs e sistemas digitais para fábricas e indústrias.


A carreira acadêmica é outra opção para um engenheiro da computação, que pode ministrar aulas para cursos técnicos, profissionalizantes. Para os que optam por continuar seus estudos fazendo mestrado e doutorado existe a opção de trabalhar em universidades como professores e pesquisadores.