Extensão: I Simpósio de Saúde Mental do Universitário é realizado na Uniube | Acontece na Uniube

Extensão: I Simpósio de Saúde Mental do Universitário é realizado na Uniube

08 de junho de 18

O curso de Medicina da Uniube promoveu esta semana o I Simpósio de Saúde Mental do Universitário: Vulnerabilidade e Desafios da Vida Acadêmica. O evento, que faz parte da Extensão da Universidade, foi composto por palestras e mesa redonda que visavam discutir a saúde mental do universitário.

Com assuntos que trataram sobre a rotina universitária e o bem-estar, a busca pela felicidade, desafios e particularidades da saúde mental universitária, bem como, uma mesa redonda sobre resiliência, o evento, segundo a coordenadora, professora Andréa Almeida teve o objetivo de trazer o tema saúde mental no meio acadêmico. “Durante discussões realizadas na tutoria com os alunos do quarto período do curso de Medicina, houve preocupação com eventos ocorridos recentemente que envolveram suicídio de universitários e que foram divulgados através das redes sociais. Diante disso, surgiu a ideia de realizar um evento que abordasse de maneira clara e objetiva, as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos durante a graduação e as estratégias para superar essas dificuldades”, explica a professora.

O Simpósio foi voltado para a comunidade acadêmica (docentes e discentes) e profissionais da área da saúde. De acordo com o estudante do 4º período do curso de Medicina, Gabriel Martins da Silva, com o evento foi possível fomentar um diálogo entre profissional da área, alunos e professores sobre um assunto importante. “Como alunos, sentimos a necessidade de discutir sobre a saúde mental no meio acadêmico, tendo em vista o crescente número de casos de doenças psíquicas e suicídios entre jovens universitários, além dos diversos desafios e vulnerabilidades presentes na vida acadêmica”, completou.