Professor da Uniube Uberlândia apresenta projeto de Estação Meteorológica sustentável | Acontece na Uniube

05 de junho de 18

O professor de física dos cursos de Engenharia da Uniube Uberlândia, Renato Máximo Coutinho, ministrou uma palestra sobre o seu Projeto de Pesquisa intitulado "Estação Meteorológica - IN REAL TIME".  Tal projeto consiste em desenvolver uma estação meteorológica com baixo custo financeiro, de uso livre e integrando os conhecimentos de Física, Cálculo e Programação, podendo ser aplicado em problemas reais das Engenharias.

Segundo o professor, nesta plataforma, serão coletados dados de umidade, luminosidade, pluviosidade, velocidade do vento, temperatura e pressão. “O projeto tem como objetivo a produção de um aplicativo de celular para os alunos da Uniube receberem, em tempo real, os dados da estação meteorológica, que será instalada no Campus Marileusa”, afirma Renato.

O projeto contará com a participação de alunos das Engenharias Ambiental, Civil, Computação, Elétrica e Produção, na qual irão trabalhar em conjunto para criar um produto que atenderá aos anseios da Pesquisa Institucional, abastecendo alunos e professores para os seus respectivos projetos.

“As expectativas do mercado externo também devem ser atendidas, pois com o produto finalizado, poderemos oferecer dados confiáveis para embasamento de laudos e perícias técnicas”, finaliza Coutinho.