Núcleo de Estudos do Direito lança Revista Legis Literae | Acontece na Uniube

Núcleo de Estudos do Direito lança Revista Legis Literae

23 de maio de 18

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito e Literatura “Legis Literae” (NEPEDILL) irá promover um Café Literário para o lançamento da primeira edição da Revista Legis Literae. O evento irá acontecer no próximo sábado, dia 26 de maio, às 9h na Livraria Lemos e Cruz.

O NEPEDILL surgiu em 2012 no curso de Direito da Uniube e, atualmente, é certificado pelo CNPq. A coordenadora do núcleo, professora Thaísa Haber Faleiros, explica que a Revista pretende ser um periódico para divulgação de artigos produzidos pelos membros pesquisadores e estudantes do grupo. “A Revista contará com uma publicação mensal e se caracterizará por uma coletânea de artigos breves, acerca de temáticas previamente escolhidas”, esclarece.

O objetivo principal é o de incentivar a produção literária e científica dos membros pesquisadores do NEPEDILL por meio da organização de uma rotina argumentativa, que visa não só o aperfeiçoamento da técnica de escrever, como também o registro de leituras e pesquisas realizadas dentro e fora do Núcleo. “Os artigos a serem produzidos deverão abordar a temática interdisciplinarmente com qualquer forma de manifestação artística e cultural (livros, música, filmes, obras de arte, quadrinhos etc.)”, completa.

A primeira edição da revista contará com 10 artigos, sendo nove produzidos por alunos e ex-alunos do curso de Direito. “O Volume I da Revista tem como tema central “Estado, Guerra e Guerra”, que faz uma alusão à obra clássica "Guerra e Paz" de Tolstói. As abordagens dos artigos giram em torno dos seguintes assuntos: Estado de exceção, de emergência, soberania e derivados. Fazem menção aos tempos em que vivemos, nos quais a via jurídica legitima e efetiva a desconstrução da democracia tendo como pano de fundo guerras milicianas, armadas, civis e “frias”, conclui.

A Revista terá publicação eletrônica divulgadas nos meios online referente ao Núcleo. O evento de lançamento é gratuito e aberto ao público.