Parceria Universidade-Indústria amplia integração com Programa de Mestrado | Acontece na Uniube

Parceria Universidade-Indústria amplia integração com Programa de Mestrado

29 de agosto de 17

Professores da Uniube fizeram uma visita à Duratex Uberaba. O objetivo foi dar prosseguimento a integração Universidade-Indústria com realização de análises técnicas, parceria firmada em 2016. A ação visa a confecção de chapas, por meio da utilização de resíduos de fabricação da indústria moveleira.

Na primeira visita técnica, em 1º de setembro de 2016, participaram da missão empresarial os seguintes representantes: Altamir de Araújo Rôso Filho, presidente da FIEMG Regional Vale do Rio Grande, Júlio Cezar da Silva, presidente do Sindicato da Indústria de Marcenaria Carpintaria, e Serraria de Uberaba - SINDMOV; Helbert Ferreira Higino de Cuba, presidente do CIGRA; professora Dionir Dias de Oliveira Andrade e Plauto Riccioppo Filho, do Instituto de Tecnologia ITEC – UNIUBE; e os professores do Curso de Mestrado Profissional em Engenharia Química na UNIUBE, José Roberto Delalíbera Finzer e David Maikel Fernandes   e outros profissionais da Câmara da Indústria de Base Florestal do Estado de Minas Gerais.

Na Duratex, os convidados foram recebidos pelo Eng. Cleyton de Freitas Marcon, Supervisor da Qualidade; Eng. Isaias Moura Andrade - Coordenador da Qualidade, Nathan Alves da Silva, estagiário e Lourena Rios Tibery, Engenheira Ambiental.

Nesta nova oportunidade,dando continuidade à parceria, os professores José Roberto Delalibera Finzer e David Maikel Fernandes, realizaram visita técnica à Duratex. O foco foi obterem resultados de análises físicas de um painel confeccionado nos laboratórios da Uniube. “Na Duratex os engenheiros Cleyton de Freitas Marcon (Supervisor da Qualidade); Rodrigo Alexandre de Oliveira (Setor de Qualidade) e a discente de graduação em Engenharia Química da Uniube, Danielly de Brito Furtado (Técnica de Qualidade da Duratex) deram suporte na realização das medidas e interpretação dos resultados”, reforça o coordenador Finzer.

O painel foi desenvolvido pela mestranda do PPGEQ-Uniube, Danielle Zanqueta de Souza, orientada pelo professor David Fernandes e com a participação da discente de Iniciação Científica, Érica Alves Afonso, e do egresso de TCC, Tiago Henrique, que confeccionou o equipamento piloto para formação de painéis. “Os equipamentos que foram usados na Duratex são de última geração e possibilitaram a quantificação da densidade e da resistência a tensões aplicadas ao painel.  Os resultados foram preciosos e indicadores de aperfeiçoamentos a serem efetuados na confecção de painéis, sobretudo, pela radiografia do painel o que acusa defeitos de confecção. A interpretação possibilita realizar avanços no estudo usando os resíduos citados”, reforça Finzer.

A pesquisa em desenvolvimento inclui: a Integração Universidade-Indústria, à qual foi planejado o Mestrado Profissional em Engenharia Química da Uniube; a participação de docentes; profissionais do setor produtivo; discentes de Iniciação Científica e egressos do Curso de graduação em Engenharia Química, portanto, com riqueza de envolvimento de segmentos na geração de conhecimento.