Hospital Veterinário

Excelência em Medicina Veterinária 


O reconhecimento como Universidade garantiu à Uniube autonomia para a criação de novos cursos, entre eles o de Medicina Veterinária. A posição destacada que o Triângulo Mineiro ocupa na bovinocultura brasileira, em termos de plantel e no desenvolvimento de programas de melhoramento genético, motivou a iniciativa que teve a parceria da ABCZ Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e FAZU Faculdades Associadas de Uberaba. Com ênfase em animais de grande porte, o curso possui nível de excelência e mantém um corpo docente formado, em sua maioria, por mestres e doutores.

Um dos mais bem estruturado Hospital Veterinário da América Latina, instalado no campus da FAZU, dá suporte ao aprendizado prático dos alunos, residência e aos programas de pesquisas voltadas para o melhoramento genético do rebanho bovino.

Nesse contexto se insere o Centro de Reprodução Animal. Funcionando num prédio anexo ao Hospital Veterinário, o setor dispõe de laboratórios de fecundação in vitro e de transferência de embriões. Ainda em 2005 deve entrar também em funcionamento o laboratório de andrologia, para atender aos programas de avaliação de reprodutores. A partir de pesquisas, realizadas dentro do CRA, o Hospital Veterinário de Uberaba largou na frente, produzindo a primeira bezerra da raça nelore no Brasil totalmente através do sistema in vitro.

A ação do Centro nessa linha de pesquisa tem o suporte de uma parceria importante com a Embrapa/Cenargem, primeira empresa da América do Sul a produzir o clone de um bovino.

Graças a qualidade das pesquisas, realizadas na área de reprodução animal, o CRA tem atraído a atenção de estudantes de medicina veterinária de diversas universidades brasileiras, interessados em vagas para estágio.

Conheça a página do Hospital Veterinário .