Obras que têm um tratamento especial, por sua antigüidade (desde a produção artesanal até 1800, e para obras editadas no Brasil, estende-se até 1850), e por suas características físicas (beleza tipográfica, natureza do material utilizado, ilustrações, marcas de propriedade, dedicatória de personalidades), pelo valor cultural (edições especiais esgotadas, fac-símiles de obras raras, censuradas, prínceps, de clássicos, obras científicas que datam o período inicial de uma ciência, teses, etc.) e específico aplicado à realidade de cada instituição.
Obra rara
Toda publicação que foi editada no Brasil e em outros países em diferentes idiomas, até a metade do século XIX, ou seja, até 1850.
Obra antiga
Toda publicação que foi editada no Brasil e em outros países em diferentes idiomas, a partir de 1851 a 1960, que tratam de assuntos que têm valor cultural, intelectual e literário diferenciado, e que de acordo com os critérios estabelecidos pela instituição, não podem deixar de ser especial.
Obra preciosa
Toda publicação independente da época, que traga consigo dedicatória e/ou autógrafo de autor renomado, ou de qualquer personalidade famosa, bem como publicação em edição limitada, comemorativa, entre outros.
|