Universidade do Agro e Valmont firmam parceria para inauguração do 1º Centro de Treinamento em Irrigação do Brasil | Acontece na Uniube

Universidade do Agro e Valmont firmam parceria para inauguração do 1º Centro de Treinamento em Irrigação do Brasil

26 de novembro de 24
1 / 2
2 / 2

A Universidade do Agro e a Valmont oficializaram, nesta terça-feira, 26, uma parceria histórica para a criação do primeiro Centro de Treinamento em Irrigação do Brasil, inspirado no modelo de excelência da matriz em Nebraska, EUA. A cerimônia contou com a presença Diretor da Universidade do Agro, Flávio Sartori; o Reitor da Uniube, Marcelo Palmério e o vice-presidente da Valmont Mundial no Brasil, Cristiano Del Nero, que celebraram o início de uma colaboração que promete revolucionar a formação em tecnologia de irrigação no país, atendendo à crescente demanda por profissionais capacitados para impulsionar a produtividade no campo.


"Este centro tem o potencial de transformar os hábitos e a realidade da irrigação no Brasil. Atualmente, o setor de irrigação está em constante crescimento, mas enfrenta uma carência de mão de obra especializada. A criação deste centro busca atender não apenas à demanda da Valley, mas de todo o mercado, formando profissionais qualificados para atuar em um setor estratégico que impulsiona a produtividade no campo. A nossa expectativa é muito grande. Queremos ver a interação dos alunos com nossos funcionários, clientes e distribuidores. Esse centro não será voltado apenas para estudantes universitários, mas também para clientes e parceiros da Valley, oferecendo uma carga horária anual que permitirá a integração entre todos. Assim, os alunos poderão vivenciar o mundo real do setor, conhecendo os produtos, distribuidores e as práticas do mercado", explica o vice-presidente da Valmont Mundial no Brasil, Cristiano Del Nero.


A execução do projeto está avançada, com expectativa de iniciar as primeiras aulas no meio do próximo ano. "Já estamos organizando os equipamentos na fábrica, e a montagem na estrutura em Uberaba deve ocorrer entre o final de janeiro e o início de fevereiro. Uberaba sempre foi um polo estratégico para nós, com grande concentração de pivôs centrais, além de ser uma região-chave para pecuária e cana-de-açúcar. Estamos animados para trazer esse projeto a uma cidade tão importante para o setor e que agora tem ainda mais potencial para se consolidar como referência no Brasil", comenta Cristiano.


Além de marcar um avanço significativo para a educação no setor agro, o novo centro oferecerá aos estudantes da Universidade do Agro uma experiência prática única, baseada em tecnologias avançadas de irrigação e monitoramento climático. "Hoje, a Valmont, maior empresa de irrigação do mundo, está trazendo para Uberaba o primeiro centro de treinamento do Brasil. Este projeto está alinhado ao percurso formativo dos cursos de graduação, pós-graduação e técnicos, com o objetivo de promover um ensino prático e diretamente conectado às demandas reais do mercado de trabalho. Essa parceria com um líder global do setor reafirma nosso compromisso com uma formação aplicada e de alto impacto.  Nesse espaço, desenvolveremos projetos de extensão, pesquisa e interação direta com os desafios do mercado. A integração entre ensino, pesquisa e extensão, aliada à parceria com a maior empresa de irrigação do mundo, abre caminhos para avanços tecnológicos inovadores, consolidando Uberaba como um polo estratégico de inovação no agronegócio", destaca o diretor da Universidade do Agro, Flávio Sartori. 


"As parcerias são extremamente importantes, e tenho destacado isso em todas as reuniões com os gestores dos cursos da Universidade. Hoje, o que realmente importa não é apenas o que acontece dentro da sala de aula, mas as atividades extracurriculares que complementam a formação teórica. É fundamental mostrar na prática o que está sendo realizado no mercado. Acredito que essas parcerias que estão sendo acertadas, vão enriquecer, e muito, o trabalho, conhecimento e a formação dos nossos alunos. Tenho plena confiança de que nossa equipe está empenhada e comprometida em fazer um trabalho bem-feito", finaliza o Reitor da Uniube, Marcelo Palmério.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro