Uniube Uberlândia promove painel sobre Gestão por Indicadores Ambientais | Acontece na Uniube

Uniube Uberlândia promove painel sobre Gestão por Indicadores Ambientais

10 de setembro de 19

A Uniube Uberlândia, em parceria com a Coca-Cola, promoverá, na próxima quarta-feira (11), o painel: Tendências e Desafios da Gestão por Indicadores Ambientais. A palestra, que será ministrada pelo Engenheiro Ambiental Adão Silva Filho, discutirá temas como a implementação de ciclos de renovação, tecnologia e sustentabilidade dos negócios e, também, o modelo de negócio da Coca-Cola, como case de sucesso.

Cada vez mais, órgãos que trabalham com objetivo de estudar e preservar o meio ambiente têm levantado questões sobre a responsabilidade das empresas com as fontes de recursos naturais e sua gestão. A adoção de ferramentas que permitem a avaliação do alinhamento de práticas organizacionais em relação às políticas ambientais corporativas tem atribuído valor crescente ao posicionamento ético e ambientalmente responsável das organizações que optam por este caminho.

O Ministério do Meio Ambiente descreve os indicadores ambientais como: “informações quantificadas, de cunho científico, de fácil compreensão, usadas nos processos de decisão em todos os níveis da sociedade, úteis como ferramentas de avaliação de determinados fenômenos, apresentando suas tendências e progressos que se alteram ao longo do tempo”.

Ou seja, os indicadores podem ser definidos como ferramentas capazes de sintetizar informações sobre determinada realidade. Os indicadores de desempenho ambiental traduzem os efeitos das técnicas e dos processos empregados pela organização sobre o meio ambiente. Têm, também, como objetivo, apoiar o planejamento, apontar possíveis direções para subsidiar a formulação de políticas públicas e orientar, de uma forma mais transparente, a priorização de recursos e ações de políticas ambientais.

Ainda de acordo com o Ministério, o processo de construção dos Indicadores Ambientais Nacionais é o resultado de atualizações dos indicadores que já existiam, com o intuito de produzir informações consistentes e relacioná-las aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS.

Segundo o professor e doutor Euclides Antônio Pereira de Lima, do curso de Engenharia Ambiental da Uniube, o evento discutirá bastante a sustentabilidade e abordará, ainda, questões de produção em processos mais limpos. “Será abordada a questão da inovação tecnológica, focada na sustentabilidade, usando como exemplo a Uberlândia Refrescos (Coca-Cola)”.

Ainda de acordo com o professor, além do assunto ser muito importante para ser discutido principalmente com alunos de Engenharia Ambiental, outro diferencial do painel será o palestrante, que se formou na Universidade. “O Adão é nosso egresso, daí a importância dos nossos alunos participarem, para terem um feedback de um ex-aluno. Certamente ele falará, também, de oportunidades no mercado de trabalho e caminhos que nossos alunos devem seguir na profissão”, finaliza Euclides.

O painel começa às 19h, no anfiteatro da Uniube Uberlândia, no Campus Granja Marileusa. O público-alvo são os alunos dos cursos de Engenharia de Produção e Ambiental, porém o convite estende-se a todos que se interessam pelo assunto.

Painel: Tendências e Desafios da Gestão por Indicadores Ambientais

Quando: 11/09 – quarta-feira

Onde: Uniube Uberlândia – Avenida Floriano Peixoto, 6495 - Granja Marileusa

Evento gratuito e aberto ao público