Uniube participa do III Encontro de Botânica de Uberaba | Acontece na Uniube

Uniube participa do III Encontro de Botânica de Uberaba

25 de maio de 23

A Uniube participou do III Encontro de Botânica de Uberaba, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de maio. O evento é uma parceria entre a Uniube, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) campus Uberaba, juntamente com o Herbário de Uberaba (URA). O encontro é realizado a cada 2 anos e, nesta edição, abordou temas atualizados e relevantes no cenário da Botânica.

Na programação de 2023, foram realizadas discussões de diferentes temas, com mesa-redonda sobre empreendedorismo e carreira, além de palestras sobre a pronúncia do latim científico, metodologia inclusiva (áudiodescrição), e metodologias ativas. "A carência de eventos de Botânica na região motivou as instituições parceiras a darem continuidade aos encontros para discussões dos diferentes temas relacionados à Botânica.  Este evento aborda conteúdos que complementam o que é ministrado em sala de aula, atualizam os alunos egressos que se encontram no mercado de trabalho ou em busca de oportunidades e possibilitam a interação entre futuros egressos com profissionais de diferentes áreas de atuação e formação ampliando seu networking, e proporcionam a profissionais de áreas afins do município um momento de debate e atualização", explica a professora do curso de Farmácia, Tatiana Reis Vieira.

O objetivo do evento é contribuir para uma formação diferenciada dos discentes dos cursos da área de conhecimento das Ciências Biológicas, Agrárias e afins no município de Uberaba. "Divulgamos o Herbário de Uberaba para a comunidade acadêmica de Uberaba e região, assim como para os demais profissionais que atuam na área, promovemos a troca de experiências entre os discentes e docentes das instituições envolvidas nesta proposta; desenvolvemos a capacidade de observação, sistematização, argumentação, reflexão e produção de conhecimento; aproximamos os palestrantes com reconhecido conhecimento acadêmico-profissional, de modo a possibilitar oportunidades profissionais e ou celebração de futuros convênios entre as pessoas/instituições envolvidas, além de estimular os futuros egressos a pensarem desde já na carreira, e desenvolverem habilidades relacionadas ao empreendedorismo", conta Tatiana.

A professora da Uniube, Daniela Sabino, participou da mesa-redonda sobre empreendedorismo e carreira, com o tema: "Propósito de vida e carreira profissional". "O evento foi muito importante apresentando a necessidade do estudante de, além de conhecer as disciplinas teóricas, conhecer também sobre mercado e as possibilidades de exercer sua profissão após a sua graduação, cuidados que já podem ser desenvolvidos desde a graduação para uma carreira sustentável", pontua.

Para a egressa do curso de Ciências Biológicas da Uniube, Pamelita Janaina Alves de Oliveira, o III Encontro de Botânica de Uberaba superou todas as expectativas por serem múltiplos professores envolvidos na construção das lives e palestras. "Conseguimos obter o melhor de cada discussão, além da interação ágil com colegas de estudo pela comunidade. O encontro modificou a forma com que me vejo por meio da autodescrição, permitiu conhecer metodologias ativas e refletir sobre a inclusão e o empreendedorismo. Concluí o evento de extensão em Botânica com diversos aprendizados tanto para o profissional quanto para o pessoal", comemora.

Já para a aluna do curso de Farmácia da Uniube, Michele Aparecida do Vale Carvalho, o evento foi enriquecedor. "Participei do terceiro Encontro de Botânica de Uberaba, e foi um encontro muito enriquecedor, de aprendizagem, de muito conhecimento, e muito gratificante colocar em prática todos os nossos conhecimentos, que já havíamos vivenciado nas aulas de farmacognosia e fitoterapia. Aconselho todos a participarem desse encontro sempre. É muito enriquecedor e muito gratificante", finaliza.