Setembro Amarelo: IMM realiza palestra "Saúde Mental do Profissional de Saúde" para colaboradores | Acontece na Uniube

13 de setembro de 24

O Instituto Maria Modesto (IMM) promoveu, nesta sexta-feira (13), um café da manhã especial, seguido pela palestra "Saúde Mental do Profissional de Saúde", destinada a colaboradores e gestores da instituição. O evento conduzido pelo psiquiatra Thomas Rotelli de Oliveira, teve o objetivo discutir cuidados com a saúde mental e a prevenção ao suicídio entre os profissionais da área.

Além da palestra, outras ações foram realizadas em alusão ao Setembro Amarelo. De acordo com a supervisora administrativa, Carolina Beltrão, a iniciativa surgiu da necessidade de abordar o tema de maneira dinâmica. "Com o apoio do Núcleo de Extensão e Pesquisa da Universidade de Uberaba (NEPE) e da equipe multiprofissional, tivemos a ideia de organizar um evento que envolvesse os profissionais do Instituto e os estagiários em diversos momentos, desde reuniões com pacientes e familiares até reflexões sobre a prevenção da vida", explica.

O diretor administrativo da rede de saúde da Sociedade Educacional Uberabense (SEU), Frederico Guglielmi Ramos, destacou o impacto positivo da ação para os colaboradores. "Muitas vezes, focamos apenas no cuidado com a comunidade, mas também é fundamental cuidar dos nossos colaboradores, para que eles desempenhem as funções com bem-estar. Nesse contexto, nada melhor que um café da manhã e uma palestra para incentivar cada um a buscar auxílio médico de forma precoce", pontua.

O diretor técnico da SEU, Raelson Batista, ressaltou a importância do encontro. "Acredito que esses momentos de união ajudam muito no combate à depressão e outras doenças que afetam a mente e o psíquico. Devemos sempre nos aproximar de pessoas, ações e atitudes que nos tragam o lado positivo da vida, e foi exatamente isso que promovemos aqui", conclui.

Pâmela Rita