Renomado jornalista na área de pesquisa participa de aulas on-line com alunos da Uniube | Acontece na Uniube

23 de abril de 20

Os estudantes do 6º período do curso de Jornalismo da Universidade de Uberaba (Uniube) participaram, na semana passada, de uma aula diferente na disciplina Jornalismo Especializado. Atendendo ao  convite da professora Cíntia Cerqueira Cunha Pimenta, o renomado jornalista e professor, Wilson da Costa Bueno, ministrou uma aula on-line sobre Jornalismo Científico, especialmente nas áreas ambiental e de saúde. O bate-papo com os alunos durou quase duas horas.

Bueno é professor sênior da Universidade de São Paulo (USP). Tem mestrado e doutorado em Comunicação e especialização em Comunicação Rural. Ministra disciplinas como Comunicação Empresarial/Organizacional e Jornalismo Especializado (Jornalismo Científico, Ambiental, em Saúde e Rural). Já orientou cerca de 120 dissertações e teses em Comunicação/Jornalismo. Tem mais de 10 livros e e-books publicados e organizados, além de dezenas de capítulos em livros da área e artigos em revistas científicas do país e do exterior. É editor de portais temáticos em Comunicação e Jornalismo Especializado e diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, consultoria em Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado.

Na opinião dele, interagir com jovens jornalistas é uma experiência recompensadora. “Aprendemos muito com as perguntas e mesmo com o silêncio, sobretudo em momentos difíceis como o que atravessamos. A mediação realizada pela professora Cíntia enriqueceu bastante a conversa, contribuindo para que o foco em  temas relevantes fosse mantido”, afirma.

No bate-papo com os alunos da Uniube, o foco principal foi a cobertura jornalística de temas especializados, incluindo o meio ambiente, a ciência, tecnologia e inovação e, em particular, a saúde, tendo em vista a realidade dramática do impacto da Covid-19. “Apresentamos e debatemos os desafios da cobertura especializada e nos debruçamos sobre aspectos atuais da realidade brasileira”, conta Bueno.

Para Cíntia, foi uma aula muito proveitosa. “Uma honra e um privilégio ter um professor dessa magnitude conosco e isso só foi possível devido a este novo modelo de aula adotado pela Uniube em virtude da pandemia. Estou pensando em convidar outros profissionais para dar um upgrade em outras aulas deste semestre. Adorei a experiência”, comenta.

O jornalista ainda deixou uma dica profissional aos estudantes de Comunicação. “Reforço a necessidade de mantermos o espírito crítico, visto que a produção e a circulação de informações invariavelmente estão submetidas a tensões, pressões e lobbies de toda ordem (políticos, econômicos, empresariais). Devemos estar vigilantes para a interferência de fontes não comprometidas com o interesse público e comprometidas com o debate democrático. O jornalismo não é uma atividade neutra, objetiva, como muitos (inclusive jornalistas e professores de jornalismo) costumam acreditar. É preciso sempre enxergar além da notícia”, finaliza.