Psicologia da Uniube Uberlândia promove palestra sobre Setembro Amarelo e uso de substâncias psicoativas | Acontece na Uniube

21 de outubro de 24

O curso de Psicologia da Uniube Uberlândia realizou, no auditório do Campus Via Centro, a palestra "Setembro Amarelo e o uso de substâncias psicoativas: qual a relação?". O evento contou com a participação da palestrante Nayara Gabriela Silvério, além de alunos, professores e do organizador e docente, Sinésio Gomide.

De acordo com a coordenadora do curso, Rosário Avelino, o tema abordado é muito estudado por pesquisadores que afirmam que o uso combinado de álcool e drogas está associado a um aumento no número de tentativas de suicídio. Nesse contexto, a Psicologia desempenha um papel fundamental ao identificar essas causas e buscar alternativas de cuidado para os pacientes.

"Sabemos que tanto o suicídio quanto a dependência química, depressão e ansiedade são temas cercados de preconceitos e julgamentos. Portanto, é essencial compreender a dor de cada pessoa. O ser humano é um ser sócio-histórico e, para entendermos o sofrimento e as formas de lidar com ele, é necessário analisar os fatores que envolvem a história", explica Rosário.

Para o aluno Rodrigo Fernandes Alves, a palestra agregou conhecimento ao apresentar estatísticas relacionadas aos dois tópicos. "Um dos pontos mais importantes para mim foi a abordagem sobre o não julgamento das pessoas que enfrentam esses problemas. Nosso papel, enquanto futuros psicólogos, é garantir com que essas pessoas saibam que não serão expostas e que receberão apoio livre de preconceitos para superar essa situação", conclui.

Pâmela Rita