Medicina promoveu 2º Encontro de Egressos da Uniube | Acontece na Uniube

Medicina promoveu 2º Encontro de Egressos da Uniube

07 de junho de 17

Estudantes de Medicina da Universidade de Uberaba participaram do Encontro de Egressos nos últimos dias 03 e 04. Foi a segunda edição do evento com a participação de ex-alunos e graduandos da Uniube, promovendo a troca de experiência e conhecimento. A intenção da diretoria do curso, é de transformar o encontro, futuramente, em um Congresso de Egressos.

“O objetivo do encontro foi tirar dúvidas em relação à situação profissional, trajetória acadêmica de cada um, como que a faculdade influenciou na escolha da especialidade, quais as dificuldades e facilidades dos processos seletivos de residência, desafios e perspectivas de cada especialização”, explicou uma das organizadoras do evento, a estudante do 4º período de Medicina, Brunella Mendonça Chinem Rosa.

O médico cardiologista intervencionista, ex-aluno da Uniube formado em 2010, Gustavo Matos, contou um pouco das experiências que adquiriu, passando uma mensagem de satisfação e do grande trabalho na área de cardiologia que executa. “Retornar para a Universidade de Uberaba nesta condição foi uma honra e uma realização emocionante. A força dos momentos vividos e os aprendizados na instituição perdurarão para sempre em minha vida. Estar novamente nas salas e corredores da bela faculdade realça o sentimento de qualidade oferecido”, contou.

A diretora do curso de Medicina, Daiene Elisabete Moreira Pereira reforçou a relevância deste encontro de egressos para que os graduandos possam entender a vivência de cada especialidade no dia a dia. Também, que tenham mais segurança ao escolher ou pensar em uma residência. “Outra intenção do encontro é fazer um comparativo daqueles que optam pela residência médica e aqueles que optam por trabalhar assim que se formam. A ideia é que formados da nossa instituição passem essa experiência para os nossos alunos com mais clareza”, destaca.

Ainda segundo a coordenadora, pretende-se realizar este encontro ao menos uma vez ao ano e, posteriormente, desenvolver um Congresso de Egressos. “Nós temos massa crítica para isso, nós temos interessados. Nós tivemos um feedback excepcional dos nossos egressos e dos alunos do curso e a intenção sim desse tipo de evento é que ele se torne um Congresso anual”, comentou.

O Pró-Reitor de Ensino Superior, professor Marco Antônio Nogueira, prestigiou o encontro e afirma que eventos, como este, destacam a troca de conhecimento e fazem com que o aluno medite em sala de aula e aprenda mais, valorizando aquilo que está sendo ensinado. “Todas as vezes que gente sai do locus sala de aula e vai para o locus mercado, nós temos ali uma distância que é razoável.  E quanto mais encurtarmos essa distância para os alunos, mais positivo é para o projeto pedagógico, para a formação do aluno e, principalmente, para a Universidade de Uberaba, acrescentando coisas novas, corrigindo caminhos, enfim, uma troca exemplar”, completou Marco Antônio.