Hospital Veterinário de Uberaba comemora 20 anos nesta segunda-feira

03 de agosto de 20
1 / 2
2 / 2

É no interior de Minas Gerais, na região conhecida como Triângulo Mineiro, que se encontra um dos mais modernos e completos hospitais veterinários do país, o Hospital Veterinário de Uberaba (HVU). Com estrutura diferenciada e 20 anos de história, completados neste mês de agosto, o local proporciona uma avaliação completa e um diagnóstico preciso para animais de pequeno e grande porte e silvestres. Com uma área de aproximadamente quatro mil metros quadrados, o Hospital possui infraestrutura adequada para pronto-socorro, com centro cirúrgico equipado, laboratório de análises clínicas e setor de diagnóstico por imagem.


São realizados, por ano, mais de 20 mil atendimentos e/ou serviços no Hospital. O HVU atua desde 2000 e é fruto de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (FUNDAGRI) e Universidade de Uberaba (Uniube). No local, a enfermaria possui mais de 25 leitos, além de UTI, bloco cirúrgico e laboratórios. O acompanhamento médico-veterinário está disponível 24 horas com o objetivo de atender aos casos de Uberaba e região, além de fornecer um atendimento de melhor qualidade.


 “O Hospital Veterinário é dividido em duas grandes partes: pequenos animais e grandes animais. Os dois atendimentos têm em comum a cirurgia, os exames clínicos e a avaliação veterinária, ou seja, fazer os exames e avaliar o animal como um todo, e também temos especialidades veterinárias, como cirurgia ortopédica, oftalmologia e ozonoterapia, homeopatia, neurologia, cardiologia, por exemplo”, afirma o gerente clínico do Hospital, mestre em Ciências Veterinárias, Cláudio Yudi.


Por estar situado na cidade do Zebu, a estrutura auxilia na melhor qualidade do atendimento dos animais, principalmente para os de grande porte, que contam com um local específico de assistência. “É realizado o atendimento clínico e cirúrgico de bovinos, equinos, ovinos, caprinos e suínos. Contamos ainda com um diagnóstico laboratorial para as principais doenças infecciosas, instituindo calendário de vermifugação e de vacinação para os tutores. O bloco cirúrgico possui sala amplamente equipada, com anestesia inalatória e uma mesa adequada para os animais que possuem mais de 500kg”, conta a médica-veterinária, mestre em cirurgia e anestesia de grandes animais, professora Bruna Souza. 


São realizados ainda diagnóstico de gestação com ultrassom em equinos e bovinos, tratamentos odontológicos e exames de aparelho locomotor. “Para os equinos, o diferencial é o atendimento emergencial (24 horas) de cólica.  O setor conta com extensa área de piquetes e baias para internação de animais que necessitam de cuidados intensivos e diários”, finaliza Bruna.


Ano passado, o Hospital reformou o setor de urgência e emergência para o atendimento a pequenos animais. A sala, que antes dividia espaço com a UTI, possui, agora, um ambiente próprio. “O Hospital Veterinário de Uberaba está sempre procurando a melhor maneira de auxiliar o homem do campo, o pecuarista, que tem uma importância no agronegócio nacional, fundamental para a nossa economia. Para isso, os exames de alta tecnologia oferecidos pelo HVU vêm ao encontro das necessidades atuais do produtor, agregando tecnologia de ponta, com custo viável ao orçamento das fazendas, o que garante qualidade de origem ideal para exportação dos nossos alimentos de origem animal, a carne e  o leite do zebu”, enaltece o diretor-executivo do HVU, Eduardo Nogueira.


Participação universitária


O HVU é referência na prática do curso de Medicina Veterinária da Uniube e suporte para programas de aprimoramento profissional, pesquisa e pós-graduação. Por meio dele, os estudantes conseguem ter experiência e habilidades no atendimento de animais. Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Uniube, Dr. Eustáquio Resende Bittar, o Hospital é importante na formação do médico- veterinário, oportunizando habilidades manuais necessárias para que o aluno consiga praticar e executar os trabalhos. “O HVU é o principal laboratório do curso e é essencial para a formação de um bom médico-veterinário e para que este l tenha confiança em se inserir no mercado de trabalho, desenvolvendo um atendimento de qualidade e excelência”, conclui o doutor em Bioquímica e Imunologia, Eustáquio Resende.


 “O Hospital Veterinário de Uberaba é o único da região que consegue agregar ao aluno a teoria e a prática. O Hospital tem capacidade de formar alunos do curso de Medicina Veterinária, por meio da  parceria ABCZ, FAZU e Uniube, que hoje tem 20 anos de sucesso, com a qualidade que o mercado exige em relação a grandes animais e  agronegócio”, finaliza Eduardo.


 
Relembre os principais destaques do HVU no último ano:


https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/especial-publicitario/uniube/uniube-universidade-de-uberaba/noticia/2019/06/18/hvu-conta-com-espaco-preparado-para-atendimentos-emergenciais.ghtml

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Biologia/noticia/2019/04/com-lego-veterinarios-brasileiros-constroem-protese-para-tartaruga.html 

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2019/09/17/mais-de-200-animais-silvestres-foram-atendidos-no-hospital-veterinario-de-uberaba-em-2019.ghtml 


https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2019/03/26/caes-doadores-de-sangue-e-os-que-ajudaram-nas-buscas-em-brumadinho-sao-homenageados-em-uberaba.ghtml 

https://jmonline.com.br/novo/?noticias%2C2%2CCIDADE%2C176580 

https://www.bheventos.com.br/noticia/03-26-2019-caes-recebem-homenagem-no-interior-de-minas-pelo-trabalho-em-brumadinho 

http://gshow.globo.com/TV-Integracao/To-Indo/videos/t/edicoes/v/to-indo-1708-integra/7848830/  


 https://www.youtube.com/watch?v=gcjWOxUPeG4&feature=emb_logo