Hidroginástica na melhor idade traz benefícios físicos e emocionais

10 de agosto de 18
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Atividade física traz bem-estar, melhora a saúde e não tem restrição de idade. Sendo assim, qualquer pessoa, em todas as fases da vida, pode praticar. A exemplo disso, a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), da Uniube, está oferecendo, este mês, diversas atividades para quem tem acima de 50 anos. Uma das modalidades é a hidroginástica.


A dona de casa Neura Belo de Souto Guimarães, de 54 anos, é uma das alunas. Há dois anos, ela passou a praticar o esporte em busca de um estilo de vida mais saudável. “Eu tinha uma dor terrível no braço e nos ossos. Procurei a hidroginástica para ter uma vida melhor e percebi muitas melhoras. Me sinto mais leve, tranquila e durmo melhor. Não sinto mais nada. Estou adorando”, conta, animada. Além da hidroginástica, ela faz caminhada todos os dias.


Aos 71 anos, a aposentada Maria Helena Pedrosa Rocha tem uma disposição de dar inveja. Acorda cedo, faz caminhada, pratica yoga e até musculação. Mas é a hidroginástica a atividade preferida dela. “Eu quis fazer hidro porque sempre gostei de água. E, olha, tive muitos benefícios”, conta.


Segundo o instrutor de Educação Física e professor de hidroginástica, Claiton Xavier Fraga, a atividade traz benefícios para o corpo todo. “A hidroginástica contribui desde o fortalecimento muscular, neuromuscular e diminuição das dores, até a melhora da autoestima pelo trabalho social que existe. Nós temos relatos de idosos que tiveram melhoras em todas as áreas, principalmente na respiração. E muitos tinham dificuldades até mesmo para dormir por causa da respiração”, diz.


Claiton ressalta, ainda, que os exercícios na água podem ajudar também a manter a flexibilidade, força e resistência dos músculos que, muitas vezes, são diminuídos com o envelhecimento. “Quando se inicia um trabalho na água, você começa de maneira gradativa a fortalecer a musculatura. E, posterior ao fortalecimento, você consegue um trabalho mais extensivo dos músculos. É um trabalho de resistência muscular. Ele é muito importante para o alongamento e a flexibilidade”, explica.


As atividades são livres e acontecerão nos dias 14, 21, 28 e 30 de agosto, das 15h às 16h, na piscina da Uniube. As inscrições devem ser feitas pelos telefones (34) 3319-8894 ou 0800 34 3113.