Graduação em Pedagogia Uniube é avaliada com nota máxima pelo MEC | Acontece na Uniube

Graduação em Pedagogia Uniube é avaliada com nota máxima pelo MEC

06 de setembro de 24

O curso de Pedagogia presencial da Uniube foi avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC) na Renovação de Reconhecimento de Curso. As avaliações são realizadas pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), atendendo à legislação federal de avaliação externa da Educação Superior Brasileira. Elas consideram diversos fatores, como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição, infraestrutura e corpo docente.

As notas variam de 1 (conceito de insuficiência) a 5 (conceito de excelência). Essa classificação serve de referência para os estudantes quanto às condições de qualidade dos cursos e das Instituições de Ensino Superior (IES). "O conceito 5 atribuído ao nosso curso é um indicativo de excelência, representando o mais alto padrão de qualidade reconhecido pelo MEC. A Renovação de Reconhecimento é um processo essencial, pois valida a continuidade e a qualidade do curso, assegurando que ele continue a atender aos requisitos educacionais e às expectativas da sociedade. Cursos com conceito 5 são vistos como modelos de referência para outras instituições, evidenciando um compromisso com a educação de alta qualidade e a formação de profissionais competentes", destaca a gestora do curso de Pedagogia, Cinayana Correia.

O curso

O curso de Pedagogia da Uniube tem 73 anos de atividades e possui uma estrutura robusta e professores altamente qualificados, sendo Doutores e Mestres. "O nosso curso oferece uma formação completa, que prepara os estudantes para atuarem tanto na docência na educação infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, quanto em funções de gestão escolar nos diferentes segmentos da Educação Básica. Essa preparação é acompanhada por um currículo que inclui metodologias inovadoras, subsídios teórico-práticos e parcerias com escolas, o que facilita a inserção no mercado de trabalho", explica a gestora do curso de Pedagogia.

A graduação em Pedagogia proporciona aos estudantes a capacidade de atuar não apenas em sala de aula, mas também em órgãos centrais de educação e espaços não formais de ensino. "Os principais diferenciais que destacam nosso curso incluem: corpo docente qualificado; organização curricular rica e metodologias inovadoras; parcerias e integração com a comunidade; participação e reconhecimento; alta inserção no mercado de trabalho. Nosso objetivo é formar profissionais que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, com uma visão ampla das diversas realidades sociais e culturais presentes no ambiente escolar", finaliza Cinayana.