Capes aprova primeiro Doutorado Profissional de Minas Gerais | Acontece na Uniube

Capes aprova primeiro Doutorado Profissional de Minas Gerais

13 de julho de 23

O programa é da Uniube Uberlândia e abrirá inscrições para ingresso em 2024

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (Capes) aprovou, nesta semana, o primeiro Doutorado Profissional em Educação de Minas Gerais. O programa será ofertado pela Uniube Uberlândia já a partir deste ano e tem como foco a aplicação prática do conhecimento no campo da Educação. Atualmente, a Universidade conta com sete programas de pós-graduação e especializações em todas as áreas do conhecimento.

Diferentemente dos programas acadêmicos, os profissionais têm foco no mercado de trabalho e visam aprimorar as habilidades e competências dos alunos com a prática da profissão. "Por meio desses programas, buscamos integrar a teoria com a prática, com o objetivo de desenvolver soluções e inovações voltadas para o mercado de trabalho. O trabalho de pesquisa geralmente envolve o desenvolvimento de projetos aplicados e a resolução de problemas reais.  Em síntese, enquanto o Doutorado Profissional enfatiza a aplicação prática do conhecimento em um contexto profissional específico, o Doutorado Acadêmico concentra-se na pesquisa e produção de conhecimento novo em uma área acadêmica. Ambos são programas valiosos e importantes para o avanço do conhecimento e a formação de profissionais e pesquisadores qualificados em suas respectivas áreas", explica o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, André Fernandes.

A aprovação de um Doutorado Profissional pela Capes segue um processo semelhante ao do Acadêmico. "O processo é todo baseado em critérios de cada uma das áreas do conhecimento da CAPES, com cronogramas pré-definidos por este órgão do governo.  Na avaliação da Capes para a aprovação de novos cursos, são consideradas a adequação ao desenvolvimento regional e nacional e a importância socioeconômica do curso, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica. A novidade é que os Mestrados e Doutorados Profissionais surgiram bem depois dos Acadêmicos e podem, principalmente para as instituições privadas de ensino, serem muito mais atrativos para os alunos", complementa o Pró-Reitor.

A Uniube é a primeira Universidade de Minas Gerais a ofertar um Doutorado Profissional. "Esta aprovação é de grande importância, pois um dos critérios para que uma IES se mantenha com o título de Universidade é a oferta de quatro cursos de Mestrado e dois de Doutorado. Atualmente, a Uniube conta com dois Doutorados, um Acadêmico e um Profissional e cinco Mestrados, sendo dois Profissionais e três Acadêmicos. Em 75 anos de Uniube, conseguimos aprovar, portanto, nos últimos anos, sete Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, que são o maior nível acadêmico de uma IES. A Uniube, cada vez mais, se consolida como uma das principais instituições de ensino, pesquisa e extensão do Brasil", finaliza André Fernandes.

Em breve, as inscrições para o Doutorado Profissional em Educação da Universidade estarão disponíveis para ingresso já em 2024. Acompanhe em @uniubeoficial ou uniube.br/cursos/presencial/mestrado