Aluno e ex-alunas da Uniube lançam livro sobre Direito e Tecnologia | Acontece na Uniube

Aluno e ex-alunas da Uniube lançam livro sobre Direito e Tecnologia

29 de abril de 20

O aluno Ney Lusvarghi Neto e as ex-alunas Camila Naves Arantes e Bruna Bizinotto Tonelli, do curso de Direito da Uniube, escreveram, de forma cooperativa, o livro “Direitos e Tecnologias: Questões Atuais”.  A obra aborda as inovações tecnológicas atuais no ramo do Direito, as influências no cotidiano da profissão e as reinvenções necessárias dos profissionais jurídicos e estudantes.

A ideia para a produção do livro surgiu em 2018 durante uma conversa informal sobre o tema entre Camila e Bruna. “Para nós, devoradoras de livro (fato que nos fez, a princípio, amigas antes de sócias), isso pareceu maravilhoso, ficamosempolgadas. A concretização e a materialização da ideia, porém não foram  tarefas fáceis, muito pelo contrário, ficamos perdidas, andando em círculos. Em certo momento, após a leitura de um livro destinado a startups, notei que os autores eram diversos, pensei ‘deveríamos fazer o mesmo!’, explica Camila.

E esse foi o ponto de partida para as duas começarem a colocar o projeto em ação.  “Conversamos e decidimos divulgar nas redes sociais a nossa ideia para ver se alguém se interessaria por esta jornada: escrever um livro totalmente colaborativo, a distância, com pessoas de diversos locais, com o tema de Direito e Tecnologia. Utilizamos a palavra ‘totalmente’ para intensificar o quão colaborativo o livro seria para mostrar que nós tínhamos apenas o sonho. Não fazíamos ideia de qual seria o trajeto a seguir a partir de então”, continua a ex-aluna.

Autores de diversas partes do Brasil se dispuseram a participar da produção. “Desejávamos um encontro, mas ficará para um novo momento. O livro está disponível no formato digital para compra na Amazon, basta pesquisar por Direito e Tecnologia: Questões Atuais, ou o nome de algum dos autores que a obra será encontrada. Além disso, será, em breve, disponibilizada na forma impressa”, conta Bruna.

O aluno e as ex-alunas reforçam que os conhecimentos adquiridos na Uniube foram essenciais para o desenvolvimento do projeto.“Os ótimos professores de Direito Civil, Processo Civil, Direito do Trabalho, entre tantos outros, auxiliaram na construção do raciocínio jurídico e formaram  pensadores com capacidade para propor soluções efetivas para problemas que afetam boa parcela dos profissionais brasileiros, sejam do ramo jurídico ou empresarial. Agradecemos especialmente a professora e mestra Jussara Melo Pedrosa e a professora Andrea Fabri, coordenadora do curso de Direito”, destaca Ney.

O livro foi a primeira publicação de Bruna, Camila e Ney. A partir dessa experiência, novos projetos já estão em construção. “Essa conquista nos deixa extremamente felizes e emocionados. Um projeto sobre tecnologia feito graças à tecnologia, 100% de forma remota e com a união de profissionais extremamente competentes e engajados”, complementa Lusvarghi.

“Em breve, teremos novidades que seguirão a mesma linha: sobre inovações no direito e temas correlacionados à tecnologia”, finaliza Bruna.