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EXTENSÃO EM APRENDIZAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Outras Informações:
0800 940 2444
Área de conhecimento
EDUCAÇÃO
Responsável
ADRIANA VAZ EFISIO EMANUEL

Carga Horária
30 horas
INVESTIMENTO
R$ 191,49
Inscrição até dia: 12/11/2019
Início do curso em: 15/11/2019
Término do curso em: 14/12/2019





INFORMAÇÕES GERAIS

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Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
Educação e aprendizagem como direito. Inclusão na sociedade brasileira: espaços formais e não formais. Mediação dos processos de aprendizagem e não aprendizagem. Elaboração de proposta de intervenção pedagógica.
OBJETIVO GERAL

Compreender a educação e a aprendizagem como direito de todos, as políticas públicas direcionadas à inclusão escolar e suas implicações no currículo, e a intervenção pedagógica como estratégia para a melhoria da qualidade de ensino.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Contextualizar o processo educacional e a inclusão escolar, focando a aprendizagem como direito de todos os educandos.
- Analisar as legislações relativas às políticas educacionais, identificando as legislações pertinentes à Educação Especial, na perspectiva da Inclusão.
- Conhecer o panorama histórico da Educação Inclusiva no Brasil, analisando os seus reflexos no sistema escolar: currículo, avaliação e didática.
- Discutir a aprendizagem e a intervenção pedagógica, constituindo identidades nas diferenças dos sujeitos envolvidos na prática pedagógica.
Os sujeitos do processo educacional e a inclusão.

Conceitos e princípios pedagógicos da educação inclusiva.

O Ensino e a aprendizagem: adaptações curriculares; progressão e terminalidade; inserção no mundo do trabalho.

Perspectivas da Educação Inclusiva no sistema escolar: currículo, avaliação e didática.
Garantindo a aprendizagem: a intervenção pedagógica.
A estrutura do curso sustenta-se em dois eixos: (1) Supervisão Educacional e o processo pedagógico na sociedade contemporânea e (2) Teoria e prática: um diálogo necessário à ação do Supervisor Educacional, ofertados em componentes curriculares que contemplam conteúdos distintivos voltados para a formação do Supervisor Educacional com amplo conhecimento da práxis nos ambientes de aprendizagem.

O material didático estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Uniube On-line).

As aulas presenciais serão transmitidas via web em tempo real, possibilitando ao aluno a interação com o professor, a elaboração de questionamentos e a integração com outros alunos, bem como conteúdos para estudos e interação no ambiente de aprendizagem.

As atividades propostas objetivam a interlocução com o professor e os alunos, proporcionado um espaço de reflexão crítica da realidade sustentada nos referenciais teóricos visando a consolidação dos temas discutidos.

Serão utilizadas as ferramentas de interação: FÓRUM, PORTFÓLIO e CENTRAL DE MENSAGENS.

A pontuação, no módulo, será distribuída da seguinte forma: 20 pontos = no desempenho e na participação no ambiente (atuação nas ferramentas de comunicação e interação). Confira como ficará essa pontuação, a seguir.


 - PORTFÓLIO: 10 PONTOS - Tema: Desafios da Educação na contemporaneidade: intervenção pedagógica e melhoria da qualidade de ensino.)(Elaboração de um texto de 10 a 15 linhas). 


- FÓRUM 1: 5 PONTOS - Tema: Educação Inclusiva: da teoria à prática.


- FÓRUM 2: 5 PONTOS - Tema: A Importância da intervenção Pedagógica no processo ensino-aprendizagem.


Ao final de nossa jornada de estudos, convido-o a realizar a avaliação on-line, contendo dez (10) questões objetivas, no valor de 80 PONTOS. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e você deve estar com todo o material de estudo em mãos. CASO VOCÊ NÃO ALCANCE 70% (56 pontos) DA PONTUAÇÃO DISTRIBUÍDA NA AVALIAÇÃO ON-LINE, você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas para aprovação no módulo, dentro do mesmo período proposto para a avaliação. Você será aprovado, no módulo, se obtiver nota igual ou superior a 70 pontos. Obs.: caso seja reprovado, deverá se matricular no componente de dependência (DP).

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