EXTENSÃO EM APRENDIZAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Início do curso em: 15/11/2019
Término do curso em: 14/12/2019

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA DF ES GO MA MG PA PB PE PR RJ RO RS SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
Educação e aprendizagem como direito. Inclusão na sociedade brasileira: espaços formais e não formais. Mediação dos processos de aprendizagem e não aprendizagem. Elaboração de proposta de intervenção pedagógica.
OBJETIVO GERAL

Compreender a educação e a aprendizagem como direito de todos, as políticas públicas direcionadas à inclusão escolar e suas implicações no currículo, e a intervenção pedagógica como estratégia para a melhoria da qualidade de ensino.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Contextualizar o processo educacional e a inclusão escolar, focando a aprendizagem como direito de todos os educandos.
- Analisar as legislações relativas às políticas educacionais, identificando as legislações pertinentes à Educação Especial, na perspectiva da Inclusão.
- Conhecer o panorama histórico da Educação Inclusiva no Brasil, analisando os seus reflexos no sistema escolar: currículo, avaliação e didática.
- Discutir a aprendizagem e a intervenção pedagógica, constituindo identidades nas diferenças dos sujeitos envolvidos na prática pedagógica.
Os sujeitos do processo educacional e a inclusão.

Conceitos e princípios pedagógicos da educação inclusiva.

O Ensino e a aprendizagem: adaptações curriculares; progressão e terminalidade; inserção no mundo do trabalho.

Perspectivas da Educação Inclusiva no sistema escolar: currículo, avaliação e didática.
Garantindo a aprendizagem: a intervenção pedagógica.
A estrutura do curso sustenta-se em dois eixos: (1) Supervisão Educacional e o processo pedagógico na sociedade contemporânea e (2) Teoria e prática: um diálogo necessário à ação do Supervisor Educacional, ofertados em componentes curriculares que contemplam conteúdos distintivos voltados para a formação do Supervisor Educacional com amplo conhecimento da práxis nos ambientes de aprendizagem.

O material didático estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Uniube On-line).

As aulas presenciais serão transmitidas via web em tempo real, possibilitando ao aluno a interação com o professor, a elaboração de questionamentos e a integração com outros alunos, bem como conteúdos para estudos e interação no ambiente de aprendizagem.

As atividades propostas objetivam a interlocução com o professor e os alunos, proporcionado um espaço de reflexão crítica da realidade sustentada nos referenciais teóricos visando a consolidação dos temas discutidos.

Serão utilizadas as ferramentas de interação: FÓRUM, PORTFÓLIO e CENTRAL DE MENSAGENS.

A pontuação, no módulo, será distribuída da seguinte forma: 20 pontos = no desempenho e na participação no ambiente (atuação nas ferramentas de comunicação e interação). Confira como ficará essa pontuação, a seguir.

- PORTFÓLIO: 10 PONTOS - Tema: Desafios da Educação na contemporaneidade: intervenção pedagógica e melhoria da qualidade de ensino.)(Elaboração de um texto de 10 a 15 linhas).

- FÓRUM 1: 5 PONTOS - Tema: Educação Inclusiva: da teoria à prática.

- FÓRUM 2: 5 PONTOS - Tema: A Importância da intervenção Pedagógica no processo ensino-aprendizagem.

Ao final de nossa jornada de estudos, convido-o a realizar a avaliação on-line, contendo dez (10) questões objetivas, no valor de 80 PONTOS. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e você deve estar com todo o material de estudo em mãos. CASO VOCÊ NÃO ALCANCE 70% (56 pontos) DA PONTUAÇÃO DISTRIBUÍDA NA AVALIAÇÃO ON-LINE, você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas para aprovação no módulo, dentro do mesmo período proposto para a avaliação. Você será aprovado, no módulo, se obtiver nota igual ou superior a 70 pontos. Obs.: caso seja reprovado, deverá se matricular no componente de dependência (DP).

Teleatendimento para Educação a Distância

Pós Graduação e extensão a distância
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário