EXTENSÃO EM SUPERVISOR EDUCACIONAL: OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO

Início do curso em: 15/10/2019
Término do curso em: 14/11/2019

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA DF ES GO MA MG PA PB PE PR RJ RO RS SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
Alfabetização e letramento e as implicações pedagógicas. O planejamento e a intervenção pedagógica no processo de alfabetização.
Letramento e produção do conhecimento matemático. Aspectos teórico- metodológicos da educação matemática. A ciência e o entendimento da vida na sociedade atual.
OBJETIVO GERAL: Contribuir para o debate e a reflexão sobre o papel da escola e do supervisor na perspectiva do desenvolvimento de uma prática de transformação da ação pedagógica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Refletir e provocar uma discussão sobre a Alfabetização e letramento como compromisso da escola.
- Apresentar analisar e discutir a Alfabetização Matemática: contextualização, historicização e enredamento e, favorecer a reflexão sobre as teorias do conhecimento aplicáveis à matemática.
- Estudar a formação dos conceitos fundamentais das ciências humanas e ciências sociais e, justamente analisar a questão básica do ler escrever as ciências.
- Discutir e refletir sobre a relevância do papel do supervisor como facilitador da comunicação e das relações interpessoais e institucionais.
- Concepções de alfabetização e letramento e os diferentes métodos de alfabetização e de ensino.
- As interfaces da alfabetização com as diversas áreas de conhecimento.
- Alfabetização Matemática: contextualização, historicização e enredamento.
- A aprendizagem matemática e os recursos numa perspectiva de prática social.
- A formação dos conceitos fundamentais das Ciências Humanas e Ciências Sociais.
- A interlocução professor e supervisor nas estratégias de intervenção pedagógica.
A estrutura do curso sustenta-se em dois eixos: (1) Supervisão Educacional e o processo pedagógico na sociedade contemporânea e (2) Teoria e prática: um diálogo necessário à ação do Supervisor Educacional, ofertados em componentes curriculares que contemplam conteúdos distintivos voltados para a formação do Supervisor Educacional com amplo conhecimento da práxis nos ambientes de aprendizagem.

O material didático estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Uniube On-line).

As aulas presenciais serão transmitidas on line, em tempo real, possibilitando ao aluno a interação com o professor, a elaboração de questionamentos e a integração com outros alunos, bem como conteúdos para estudos e interação no ambiente de aprendizagem.

As atividades propostas objetivam a interlocução com o professor e os alunos, proporcionado um espaço de reflexão crítica da realidade sustentada nos referenciais teóricos visando a consolidação dos temas discutidos.

Serão utilizadas as ferramentas FÓRUM, PORTIFÓLIO e CENTRAL DE MENSAGENS.
A pontuação, no módulo, será distribuída da seguinte forma:

- 20 pontos = no desempenho e na participação no ambiente (atuação nas ferramentas de comunicação e interação). Distribuídos assim:

Portfólio: 10 pontos Elaboração de uma sequência de ensino coerente (significado, integração e funcionalidade) de modo que atenda o desenvolvimento da alfabetização científica, para as crianças do 1º ao 5º ano de escolaridade.

Fórum 1: 04 pontos Análise da postura da professora, a partir do vídeo ?Letrar e Alfabetizar?

Fórum 2: 04 pontos Discutir a ideia: Só tem sentido estudar matemática se ela tiver um significado para a criança.(Piaget, 1989)

Participação nas aulas on-line 02 pontos: 01 ponto para participação ao vivo na aula 1 e 01 ponto para participação na aula 2.

- 80 Pontos = na avaliação on-line (questões objetivas). Finalizando a jornada de estudos, reflexões e debates no Módulo Supervisor Educacional: os processos de alfabetização, você deverá realizar a avaliação on-line, contendo dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e você deve estar com todo o material de estudo em mãos.

- Total = 100 pontos.

CASO VOCÊ NÃO ALCANCE 70% (56 pontos) DA PONTUAÇÃO DISTRIBUÍDA NA AVALIAÇÃO ON-LINE, você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas para aprovação no módulo, dentro do mesmo período proposto para a avaliação. Portanto, não deixe para realizar a avaliação no último dia. Lembre-se de que você poderá estar com o seu material de estudos em mãos ao realizar essa avaliação.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pós Graduação e extensão a distância
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário