EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO

Início do curso em: 15/09/2019
Término do curso em: 14/10/2019

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA DF ES GO MA MG PA PB PE PR RJ RO RS SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
Tecnologias no processo ensino-aprendizagem. O computador e a tecnologia digital na educação. Implicações pedagógicas e sociais do uso do computador. As interfaces digitais nas diversas fases da cibercultura. A cibercultura: laboratórios de informática, dispositivos móveis, mídias locativas, educação online Elaboração de material audiovisual. Arte e técnica.

OBJETIVO GERAL: Identificar e conhecer as características da cibercultura e das ferramentas digitais que podem ser usadas em contextos educativos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Contextualizar a cibercultura.

- Descrever as tecnologias digitais mais importantes para a educação no contexto atual brasileiro.

- Caracterizar os processos de aprendizagem colaborativa usando as tecnologias digitais.

- Compreender o papel das políticas governamentais para a disseminação do uso das tecnologias digitais e das mídias em contextos educativos.

- Fazer pesquisas bem sucedidas e bem referenciadas no portal do MEC e na Wikipedia.

- As relações entre a complexidade da sociedade contemporânea, a educação e as tecnologias da informação e comunicação: a nova relação com o saber.

- A formação de educadores: procedimentos e desenvolvimento de habilidades básicas de uso das tecnologias da informação e comunicação e a inclusão digital.

- Os processos de ensino-aprendizagem: busca, análise e tratamento de informações, criação e integração em comunidades virtuais de aprendizagem e produção multimidiática.

- O uso de tecnologias na educação: possibilidade de práticas educativas e de formação dos cidadãos: Programas governamentais brasileiros; Proinfo; TV Escola; Rádio Escola; RIVED.

- Possibilidades de uso de material da web (animações, sites) no dia-a-dia da sala de aula.

A estrutura do curso sustenta-se em dois eixos:

(1) Supervisão Educacional e o processo pedagógico na sociedade contemporânea e

(2) Teoria e prática: um diálogo necessário à ação do Supervisor Educacional, ofertados em componentes curriculares que contemplam conteúdos distintivos voltados para a formação do Supervisor Educacional com amplo conhecimento da práxis nos ambientes de aprendizagem. O material didático estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Uniube On-line). As aulas em tempo real serão transmitidas via internet, possibilitando ao aluno a interação com o professor, a elaboração de questionamentos e a integração com outros alunos, bem como conteúdos para estudos e interação no ambiente de aprendizagem. As atividades propostas objetivam a interlocução com o professor e os alunos, proporcionado um espaço de reflexão crítica da realidade sustentada nos referenciais teóricos visando a consolidação dos temas discutidos. Serão utilizadas as seguintes ferramentas de comunicação: FÓRUM, PORTFÓLIO e CENTRAL DE MENSAGENS.

Você será avaliado(a), no decorrer deste Módulo, por meio de avaliação formativa e somativa, no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, Uniube On-line. Será observado não só o seu desenvolvimento conceitual, procedimental e atitudinal ao longo das interações e participações nos Fóruns, como ainda no cumprimento das tarefas solicitadas e na qualidade de suas reflexões e intervenções, na ferramenta Portfólio.

Ao final da jornada de estudos e reflexões do Módulo Tecnologias Digitais Educativas você será mais uma vez avaliado. Deverá realizar uma avaliação presencial no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem e poderá estar com todo o material de estudo em mãos.

Esclarecemos que a pontuação, no módulo, será distribuída da seguinte forma:

PORTFÓLIO: 10 PONTOS - Os alunos deverão constituir grupos de três (3) elementos provenientes de estados ou cidades diferentes. Cada elemento do grupo deve entrevistar três educadores da rede pública da Educação Básica sobre o seu conhecimento relativo às mídias usadas nas suas escolas (TV Escola e Rádio Escola). As entrevistas devem ser trabalhadas em conjunto por todos os elementos do grupo que terá de elaborar um texto entre 15 a 20 linhas (letra tamanho 12) de reflexão sobre os resultados encontrados. Os professores entrevistados deverão trabalhar em escola que, preferencialmente, tenham Rádio Escola e ou que usem a TV Escola como mídia para a sua formação continuada.

FÓRUM 1 - 5 PONTOS

FÓRUM 2 - 5 PONTOS

AVALIAÇÃO ON-LINE - 80 PONTOS - Responda no próprio ambiente virtual, obedecendo ao prazo e às condições determinadas. CASO VOCÊ NÃO ALCANCE 70% DOS PONTOS DISTRIBUÍDOS NA AVALIAÇÃO ON-LINE, você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas que o sistema disponibilizará automaticamente para você, dentro da data estabelecida para a avaliação e nas mesmas condições que a avaliação online inicial. Lembre-se de que você poderá estar com o seu material de estudos em mãos ao realizar essa avaliação.

TOTAL: 100 PONTOS. PARA SER APROVADO(A) NO MÓDULO (COMPONENTE CURRICULAR), DEVERÁ APRESENTAR PONTUAÇÃO IGUAL OU ACIMA DE 70 PONTOS.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pós Graduação e extensão a distância
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário