EXTENSÃO EM A SUPERVISÃO EDUCACIONAL E OS PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Outras Informações:
Área de conhecimento
ADRIANA VAZ EFISIO EMANUEL

Inscrição até dia: 12/08/2019
Início do curso em: 15/08/2019
Término do curso em: 14/09/2019

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA DF ES GO MA MG PA PB PE PR RJ RO RS SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
Ação Supervisora e a Dinâmica do Cotidiano Escolar. A Supervisão Educacional e a Construção da Prática Transformadora e a intervenção na formação e prática docente. Plano de ação. O supervisor na sociedade: parcerias e diálogos.
Objetivo Geral:

Reconhecer o universo de atuação do supervisor pedagógico, utilizando instrumentos e estratégias que possibilitem a articulação dos diversos aspectos da prática docente, da aprendizagem e da formação continuada dos profissionais.

Objetivos Específicos:

- Identificar as implicações filosóficas, políticas e epistemológicas presentes no processo de ensino que alicerçam a prática do supervisor escolar.

- Refletir sobre a relevância da liderança democrática e do desenvolvimento de saberes teóricos e práticos por parte do supervisor para a organização do ambiente escolar e do trabalho docente.

- Apresentar os principais desafios educacionais enfrentados pelo supervisor educacional no contexto da escola contemporânea.

- Relacionar a prática diária do supervisor educacional e os instrumentos que poderá lançar mão para efetivar a sua ação.

- Discutir as possibilidades estratégicas na orientação do trabalho docente.

- Reconhecer as relações afetivas e interpessoais que permeiam a prática do supervisor educacional junto a comunidade escolar.

- Conhecer as estratégias de articulação da escola com os diversos segmentos sociais.

- Os processos de organização do trabalho docente.

- As implicações filosófico-políticas e epistemológicas no processo de ensino.

- O contexto da aprendizagem e as estratégias metodológicas.

- O mundo contemporâneo e a aprendizagem como instrumento de trabalho.

- O fazer pedagógico e os desafios institucionais.

- O plano de ação do supervisor educacional: uma proposta de trabalho pedagógico.

- O Supervisor como coordenador pedagógico na escola: conhecendo e acompanhando o desempenho dos alunos: intervenções pedagógicas necessárias

- O supervisor e a articulação da instituição na sociedade: parcerias; diálogos necessários com os diferentes atores sociais.

A estrutura do curso sustenta-se em dois eixos: (1) Supervisão Educacional e o processo pedagógico na sociedade contemporânea e (2) Teoria e prática: um diálogo necessário à ação do Supervisor Educacional, ofertados em componentes curriculares que contemplam conteúdos distintivos voltados para a formação do Supervisor Educacional com amplo conhecimento da práxis nos ambientes de aprendizagem.

O material didático estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Uniube On-line).

As aulas serão transmitidas via internet, em tempo real, possibilitando ao aluno a interação com o professor, a elaboração de questionamentos e a integração com outros alunos, bem como conteúdos para estudos e interação no ambiente de aprendizagem.

As atividades propostas objetivam a interlocução com o professor e os alunos, proporcionado um espaço de reflexão crítica da realidade sustentada nos referenciais teóricos visando a consolidação dos temas discutidos.

Serão utilizadas as ferramentas FÓRUM, PORTFÓLIO e CENTRAL DE MENSAGENS.

Serão as seguintes atividades de avaliação:

- Dois Fóruns, participação nas Aulas on-line e Portfólio - serão avaliados em 20 pontos.

- Uma avaliação, com dez (10) questões objetivas avaliada em 80 pontos - essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem na 4ª semana de estudos e você poderá consultar todo o material indicado para estudo. Deverá alcançar, no mínimo, 70% dos pontos distribuídos, ou seja, 56 pontos. Caso não consiga na primeira oportunidade, o sistema disponibilizará mais duas avaliações substitutivas, na mesma semana.

Veja, a seguir, a distribuição da pontuação deste módulo (100 pontos):

FÓRUM 1: 4 pontos

FÓRUM 2: 4 pontos

AULA ON-LINE 1: 1 ponto

AULA ON-LINE 2: 1 ponto

PORTFÓLIO: 10 pontos

AVALIAÇÃO ON-LINE: 80 pontos
Teleatendimento para Educação a Distância

Pós Graduação e extensão a distância
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário