EXTENSÃO EM CURRÍCULO E PLANEJAMENTO

Início do curso em: 17/10/2017
Término do curso em: 16/11/2017

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PR RJ RO RS SC SE SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
Diferentes paradigmas no campo do Currículo. Os diferentes espaços de aprendizagem. Planejamento: do projeto pedagógico à prática docente. Adequação curricular nas vertentes da temporalidade e contexto social. Agentes da ação curricular, Currículo oculto. Concepções de educação e seus autores.
Refletir as teorias do currículo em suas diferentes acepções e tempos históricos-sociais e sua relação com a organização do tempo e do espaço escolar, no que diz respeito aos processos de planejamento, de desenvolvimento e avaliação do Currículo.
Perspectiva histórica do Currículo, suas teorias e acepções.
O Movimento dos reconceitualistas e a Nova Sociologia do Currículo.
O conceito de currículo, suas diferentes dimensões e instâncias.
Os Espaços Formais e Não-formais e o Currículo.
Currículo e conhecimento e os processos de organização e distribuição.
Processo de seleção do conhecimento e seus âmbitos de referência.
Currículo e planejamento.
Currículo e avaliação.
A estrutura do curso sustenta-se em dois eixos: (1) Supervisão educacional e o processo pedagógico na sociedade contemporânea e (2) Teoria e prática: um diálogo necessário à ação do Supervisor educacional, ofertados em componentes curriculares que contemplam conteúdos distintivos voltados para a formação do Supervisor educacional com amplo conhecimento da práxis nos ambientes de aprendizagem.

O material didático estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Uniube On-line).

As aulas presenciais serão transmitidas via web em tempo real, possibilitando ao aluno a interação com o professor, a elaboração de questionamentos e a integração com outros alunos, bem como conteúdos para estudos e interação no ambiente de aprendizagem.

As atividades propostas objetivam a interlocução com o professor e os alunos, proporcionado um espaço de reflexão crítica da realidade sustentada nos referenciais teóricos visando a consolidação dos temas discutidos.

Serão utilizadas as ferramentas FÓRUM, PORTFÓLIO e CENTRAL DE MENSAGENS.
A avaliação desse módulo será formativa e somativa, no ambiente virtual de aprendizagem ? Uniube On-line. Será constituída da participação nos FÓRUNS, para acompanhamento do desenvolvimento conceitual, procedimental e atitudinal ao longo das interações, do cumprimento das atividades avaliativas propostas e da qualidade das reflexões e interferências registradas.

Finalizando nossa jornada de estudos, reflexões e debates no Módulo Planejamento e Avaliação, você realizará uma avaliação on-line, contendo dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e você deve estar com todo o material de estudo em mão.

A pontuação, no módulo, será distribuída da seguinte forma:

- 20 PONTOS = no desempenho e na participação no ambiente (atuação nas ferramentas de comunicação e interação). Confira como ficará essa pontuação, a seguir.

. Portfólio = 12 pontos - Texto dissertativo, de 10 a 20 linhas, demonstrando sua compreensão sobre: A importância da seleção e distribuição do conhecimento escolar para a construção e o desenvolvimento do currículo e o processo de formação das novas gerações. Além das leituras indicadas, você deve pesquisar em outras fontes apresentando a Referência Bibliográfica ao final.

. Fórum 1 = 4 pontos - Tema: Discutindo currículo ao longo dos tempos: concepções e perspectivas.

. Fórum 2 = 4 pontos - Tema: Qual a importância da organização do tempo e do espaço escolar para a construção e o desenvolvimento do currículo?

- 80 PONTOS = na avaliação on-line (questões objetivas).

Total = 100 PONTOS.

CASO VOCÊ NÃO ALCANCE 70% (56 pontos) DA PONTUAÇÃO DISTRIBUÍDA NA AVALIAÇÃO ON-LINE, você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas para aprovação no módulo, que serão disponibilizadas assim que você finalizar a avaliação e o sistema computar sua nota. Lembre-se de que você poderá estar com o seu material de estudos em mãos ao realizar essa avaliação.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário