EXTENSÃO EM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DA EMANCIPAÇÃO
Outras Informações:
Área de conhecimento
ADRIANA VAZ EFISIO EMANUEL

Inscrição até dia: 12/02/2019
Início do curso em: 15/02/2019
Término do curso em: 14/03/2019

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA DF ES GO MA MG PA PB PE PR RJ RO RS SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
A construção do Projeto Político Pedagógico. Projeto Político Pedagógico como instrumento de emancipação. Princípios básicos que norteiam a construção do Projeto Político Pedagógico. Incorporação do Projeto Político Pedagógico pelos atores envolvidos. Agentes de liderança.
Objetivo Geral:

Conhecer e analisar os pressupostos do Projeto Político Pedagógico e sua efetivação como elemento estruturante na emancipação dos sujeitos escolares.

Objetivos específicos:

- Identificar e analisar concepções e práticas sobre o Projeto Político-Pedagógico.
- Discutir os princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico.
- Analisar o papel do gestor na construção e implementação do Projeto Político-Pedagógico.
- Analisar a participação dos outros segmentos da escola na construção e implementação do Projeto Político-Pedagógico.
- Compreender a participação como elemento norteador da construção do Projeto Político-Pedagógico.
- Identificar mecanismos de implementação do Projeto Político-Pedagógico que levem à emancipação da escola.
- Conhecer as etapas de elaboração do Projeto Político-Pedagógico.
- Identificar formas de acompanhamento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico.
- Os pressupostos do Projeto Político Pedagógico e a atuação dos agentes de liderança como aglutinadores de idéias, aspirações e necessidades das instituições.
- Os instrumentos de construção de um Projeto Político Pedagógico democrático e participativo: conhecendo cada etapa.
- O Projeto Político Pedagógico como documento norteador da organização do tempo escolar.
- O Projeto Político Pedagógico como norteador da organização do planejamento didático.
- Os processos de avaliação norteados pelo Projeto Político Pedagógico.
A estrutura do curso sustenta-se em dois eixos: (1) Supervisão Educacional e o processo pedagógico na sociedade contemporânea e (2) Teoria e prática: um diálogo necessário à ação do Supervisor Educacional, ofertados em componentes curriculares que contemplam conteúdos distintivos voltados para a formação do Supervisor Educacional com amplo conhecimento da práxis nos ambientes de aprendizagem.

O material didático estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Uniube On-line).

As aulas serão transmitidas via internet, em tempo real, possibilitando ao aluno a interação com o professor, a elaboração de questionamentos e a integração com outros alunos, bem como conteúdos para estudos e interação no ambiente de aprendizagem.

As atividades propostas objetivam a interlocução com o professor e os alunos, proporcionado um espaço de reflexão crítica da realidade sustentada nos referenciais teóricos visando a consolidação dos temas discutidos.

Serão utilizadas as ferramentas FÓRUM, PORTFÓLIO e CENTRAL DE MENSAGENS.
CARO ALUNO.

A seguir, apresento-lhe os critérios de avaliação de nossa disciplina:

Os fóruns e a atividade que deverá postar no portfólio serão avaliados em 20 pontos, no total.

Você irá realizar uma avaliação, com dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada na última semana do módulo no próprio ambiente virtual de aprendizagem e poderá consultar todo o material indicado para estudo. É uma avaliação no valor de 80 pontos. Você deverá alcançar, no mínimo, 70% , ou seja, 56 pontos. Caso não consiga na primeira oportunidade, o sistema disponibilizará mais duas avaliações substitutivas, na mesma semana.

Atenção!!! Fique atento(a) para não perder o prazo para a realização da avaliação.

Veja, a seguir, como está distribuída a pontuação deste módulo:
FÓRUM 1: 3 pontos.
FÓRUM 2: 3 pontos.
FÓRUM 3: 3 pontos.
PORTFÓLIO: 11 pontos.
AVALIAÇÃO ON-LINE: 80 pontos.

Não perca a oportunidade de concluir com sucesso e tranquilidade esse módulo.

Você será aprovado(a) neste MÓDULO, se alcançar média igual ou superior a 70% da pontuação distribuída, ou seja,70 pontos.

SUCESSO!!!!

Teleatendimento para Educação a Distância

Pós Graduação e extensão a distância
Bloco M - Campus Aeroporto