EXTENSÃO EM PSICOPEDAGOGIA E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: IDENTIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS
Outras Informações:
Área de conhecimento
MARCIA GUIMARAES OLIVEIRA DE SOUZA

Inscrição até dia: 12/05/2019
Início do curso em: 15/05/2019
Término do curso em: 14/06/2019

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA DF ES GO MA MG PA PB PE PR RJ RO RS SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
A educação no contexto sócio-político-cultural. Identidades, diferenças, políticas públicas e seus reflexos no currículo escolar.

OBJETIVO GERAL:
Compreender a educação no contexto sócio-político e cultural, as políticas públicas direcionadas a este setor e suas implicações no currículo escolar, constituindo identidades nas diferenças dos sujeitos envolvidos na prática pedagógica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Contextualizar as mudanças paradigmáticas ocorridas durante o século XX e analisar as políticas sociais, focando a educação no contexto sócio-político-cultural.

• Discutir a docência universitária, constituindo identidades nas diferenças dos sujeitos envolvidos na prática pedagógica.

• Analisar as legislações relativas às políticas educacionais, identificando as legislações pertinentes à Educação Especial, na perspectiva da Inclusão.

• Conhecer o panorama histórico da Educação Inclusiva no Brasil, analisando os marcos normativos da Educação Especial e seus reflexos no currículo escolar.

1. A multidimensionalidade do contexto educacional.

2. Identidade e diferenças na construção do sujeito histórico.

3. A Legislação que embasa as políticas públicas para a educação e para a educação especial.

4. Políticas Públicas e o currículo escolar.

Na organização curricular do presente curso, o módulo "PSICOPEDAGOGIA E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: identidades e políticas públicas" está ancorado no eixo temático: A Contextualização do Ensino e na unidade temática: O Campo Pedagógico.

Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de leituras específicas e complementares, vídeos, participação nos fóruns virtuais de aprendizagem e nas aulas via internet em tempo real.

A orientação de estudos será realizada por um professor, por meio do ambiente virtual de aprendizagem "Uniube On-line".

O ambiente virtual será utilizado como espaço interativo e colaborativo para a aprendizagem. A ferramenta FÓRUM será o espaço para trocas de informações, reflexões e debate propiciando ao aluno um momento de diálogo e participação a partir dos textos indicados para leitura.

CENTRAL DE MENSAGENS como espaço de diálogo entre o professor e os alunos facilitando as orientações individuais que se fizerem necessários no decorrer do módulo.

A ferramenta PORTFÓLIO será utilizada para postagem de atividades propostas no decorrer do módulo.

Prezado (a) Aluno(a),

Você será avaliado(a), no decorrer deste Módulo, por meio de avaliação formativa e somativa, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) "Uniube On-line". Será observado não só o seu desenvolvimento conceitual, procedimental e atitudinal ao longo das interações e participações nos Fóruns, como ainda no cumprimento das tarefas solicitadas e na qualidade de suas reflexões e intervenções, na ferramenta Portfólio.

Ao final da jornada de estudos e reflexões, no Módulo "Psicopedagogia e Docência Universitária: Identidade e Políticas Públicas", você será mais uma vez avaliado. Deverá realizar uma avaliação no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem e poderá estar com todo o material de estudo em mãos.

Esclarecemos-lhe que a pontuação, no módulo, será distribuída da seguinte forma:

FÓRUM 1 - 4 PONTOS
FÓRUM 2 - 4 PONTOS
PORTFÓLIO - 10 PONTOS
AULA 1 EM TEMPO REAL - 1 PONTO
AULA 2 EM TEMPO REAL - 1 PONTO
AVALIAÇÃO ON-LINE - 80 PONTOS

CASO NÃO ALCANCE 70% DOS PONTOS DISTRIBUÍDOS NA AVALIAÇÃO ON-LINE, você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas para aprovação no módulo. Lembre-se de que você poderá estar com o seu material de estudos em mãos, ao realizar essa avaliação.

TOTAL DO MÓDULO = 100 pontos. (PARA SER APROVADO(A), DEVE ALCANÇAR NOTA IGUAL OU SUPERIOR A 70 PONTOS).

Teleatendimento para Educação a Distância

Pós Graduação e extensão a distância
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário