EXTENSÃO EM PSICOPEDAGOGIA E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: DINÂMICA INSTITUCIONAL E ESTILOS DE ENSINAR
Outras Informações:
Área de conhecimento
MARCIA GUIMARAES OLIVEIRA DE SOUZA

Inscrição até dia: 12/04/2019
Início do curso em: 15/04/2019
Término do curso em: 14/05/2019

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA DF ES GO MA MG PA PB PE PR RJ RO RS SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
Interpretação dos diferentes aspectos que permeiam o trabalho docente nas situações concretas do ensino e aprendizagem, analisando a docência como prática cultural e caracterizando-a como trabalho criativo e transformador, ultrapassando a visão tradicional de metodologia de ensino, entendida apenas como conjunto de métodos e técnicas de ensino.
O ato pedagógico de planejar, ensinar e aprender, avaliar considerado como um processo de interação.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar a discussão e a reflexão sobre a atuação docente no ensino superior, relacionando o fazer docente a partir do planejamento do ensino e da avaliação da aprendizagem, bem como, construindo percepção da importância da intervenção pedagógica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

a) Refletir sobre a dimensão da atuação docente no ensino superior.

b) Identificar a relevância da construção e execução do planejamento de ensino nos ambientes de aprendizagem, a partir de um trabalho criativo e transformador, focado numa nova perspectiva metodológica.

c) Compreender a avaliação, no novo paradigma, como processo mediador na construção do conhecimento intimamente ligado à gestão da aprendizagem dos alunos.

d) Relacionar o planejamento e a avaliação da aprendizagem com uma prática pedagógica criativa que busque assegurar a aprendizagem de todos os alunos.

1. O campo pedagógico no ensino superior.

2. O planejamento do ensino.

3. A avaliação como instrumento de aprendizagem do aluno.

4. O planejamento e a avaliação do ensino e sua relação com a atuação psicopedagógica.

O Módulo "Psicopedagogia e Docência Universitária: dinâmica institucional e estilos de ensinar" está ancorado no eixo temático: "A Contextualização do Ensino", que representa os estudos sobre os fundamentos e a contextualização do ensino para a atuação com sujeitos que apresentam dificuldades, distúrbios de aprendizagem e deficiências.

As reflexões serão desenvolvidas a partir da discussão dos assuntos abordados em cada uma das aulas, enriquecida por meio das leituras sugeridas ao longo do módulo, vídeos sobre o assunto e ainda, nos fóruns virtuais de aprendizagem, lócus, para a ampliação das ideias pertinentes à construção do perfil profissional do psicopedagogo institucional.

Durante todo o módulo, o aluno será acompanhando pelo professor, que mediará todo processo, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem "Uniube On-line".

As atividades serão postadas na ferramenta PORTFÓLIO, espaço também, de reflexão e reelaboração do conhecimento.

Para tanto, a participação ativa do aluno é imprescindível para o alcance dos objetivos propostos nesse módulo.

O tema avaliação vai permear todo o estudo nesse módulo, pois como sabemos a todo instante estamos refletindo sobre nossas ações, assim podemos dizer que a avaliação é uma atividade mental contínua. Nesta perspectiva, vamos tratar a avaliação em sua processualidade de modo que você possa vivenciar os mesmos passos que apontamos nos nossos estudos. Para isso convidamos você a participar de todas as atividades propostas tanto nos fóruns quanto no portifólio, que serão os instrumentos avaliativos desse módulo.

Encerrando os nossos estudos no Módulo "Psicopedagogia e Docência Universitária: dinâmica institucional e estilos de ensinar", você deverá realizar uma avaliação, com dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem e você poderá consultar todo o material indicado para estudo. Caso não alcance 70% dos pontos distribuídos nesta Avaliação On-Line, você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas para aprovação no módulo. Lembre-se de que você poderá estar com o seu material de estudos em mão, ao realizar essa avaliação.

A pontuação, no módulo, será distribuída da seguinte forma:

• Portfólio  →  10 pontos  →  Entrevista: "O fazer docente"

• Fórum 1  →  5 pontos    A identidade docente - quais os caminhos possíveis para a sua construção?

• Fórum 2  →  5 pontos    Planejamento e ação docente: O planejamento é feito pelo político que o prescreve, pelo fabricante de livros-texto, pelo centro que realiza um plano ou pelo professor que define uma programação? Tudo isso supõe decisões acumuladas que dão forma à prática?

• Avaliação on-line  →  80 pontos  →  Respondida no próprio ambiente virtual, obedecendo o prazo determinado.

TOTAL = 100 pontos

Teleatendimento para Educação a Distância

Pós Graduação e extensão a distância
Bloco M - Campus Aeroporto