EXTENSÃO EM O PSICOPEDAGOGO PERANTE A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Outras Informações:
Área de conhecimento
MARCIA GUIMARAES OLIVEIRA DE SOUZA

Inscrição até dia: 12/11/2019
Início do curso em: 15/11/2019
Término do curso em: 14/12/2019

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA DF ES GO MA MG PA PB PE PR RJ RO RS SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
Este módulo propõe o estudo da deficiência intelectual e análise das propostas curriculares que contemplem o trabalho pedagógico para o aluno com deficiência intelectual. O papel do psicopedagogo junto à equipe escolar que vivencia o processo de inclusão educacional. Estudos sobre os recursos pedagógicos/psicopedagógicos para o aluno com deficiência intelectual.
Este módulo tem o objetivo de proporcionar o embasamento teórico sobre a deficiência intelectual na formação do psicopedagogo.

• Conceito de Deficiência Intelectual a partir das novas perspectivas

• Mudança de foco que ocorre no conceito de deficiência intelectual e sua importância.

• As dimensões de análise a serem consideradas na base conceitual da deficiência intelectual, apresentado pela Associação Internacional de Estudos Científicos das Deficiências Intelectuais.

• As implicações para a prática escolar e pedagógica, frente ao novo conceito de deficiência intelectual.

• Etiologia da deficiência intelectual

• A atuação psicopedagógica junto à equipe escolar e ao aluno com deficiência intelectual.

• A avaliação e o processo de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual.

• Estratégias Pedagógicas para pessoas com deficiência intelectual.

• A terminalidade específica da escolarização do aluno com deficiência intelectual.

O módulo "O Psicopedagogo perante a escolarização de alunos com deficiência intelectual", está centrado nos conceitos atuais da Associação Internacional de Estudos Científicos das Deficiências intelectuais. Os conteúdos estão dispostos pensando na fundamentação cientifica da atuação do psicopedagogo nos espaços institucionais e educacionais em suas propostas. O módulo será desenvolvido por meio de leituras específicas e complementares, participação efetiva em fóruns virtuais de aprendizagem e duas teleaulas transmitidas em tempo real, via internet com duração de três horas. A interatividade será buscada na teleaulas, com estimulação para que o aluno participe com questões, opiniões e contribuições. O estudo a distância utiliza o Ambiente Virtual de Aprendizagem, (AVA) "Uniube On-line".com o acompanhamento de professores especializados. Neste ambiente serão disponibilizadas aulas com conteúdos e atividades avaliativas a serem desenvolvidas pelo aluno. Será utilizada ainda a ferramenta fórum para manter o aluno participativo, interativo e produtivo durante todo o curso. Outros aspectos metodológicos seguem a metodologia geral do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia. A ferramenta Portfólio será utilizada como espaço de postagem de atividades desenvolvidas no decorrer do módulo. A contribuição e a participação do aluno ao longo do módulo são essenciais para o bom andamento do curso.

A avaliação é processual durante o desenvolvimento do curso com avaliações on-line, participação nas teleaulas, participação nos Fóruns e do Portfólio, Você será avaliado, no decorrer deste Módulo, no conceito de avaliação formativa e somativa, através do "Ambiente Virtual de Aprendizagem "Uniube On-line". A sua participação nos Fóruns e no Portfólio, serão observados o seu desenvolvimento conceitual e atitudinal ao longo das interações, no cumprimento das tarefas solicitadas, no prazo de execução e na qualidade de suas reflexões e interferências.
A pontuação, no módulo, será distribuída na seguinte forma:

São 20 pontos para avaliação do desempenho e da participação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (utilização das ferramentas de comunicação e interação). Confira abaixo a distribuição da pontuação.

- Portfólio: 10 pontos - Postagem das atividades no prazo previsto e entrevista.
- FÓRUM 1: 5 pontos - "Deficiência intelectual, conceitos, implicações educacionais e inclusão."
- FÓRUM 2: 5 pontos - "A contribuição do psicopedagogo na avaliação da aprendizagem das pessoas com deficiência intelectual para que ocorra uma intervenção de sucesso."
- Avaliação on-line: 80 pontos - questões objetivas.

Pontuação total distribuída = 100 pontos.

*CASO VOCE NÃO ALCANCE 70% DOS PONTOS DISTRIBUÍDOS NA AVALIAÇÃO ON-LINE, você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas, para aprovação no módulo. Lembre-se de que você poderá utilizar o seu material de estudos para realizar essa avaliação.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pós Graduação e extensão a distância
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário