EXTENSÃO EM INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA JUNTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Outras Informações:
Área de conhecimento
MARCIA GUIMARAES OLIVEIRA DE SOUZA

Inscrição até dia: 12/10/2019
Início do curso em: 15/10/2019
Término do curso em: 14/11/2019

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA DF ES GO MA MG PA PB PE PR RJ RO RS SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.

Estudo das deficiências auditivas e sua historicidade: da surdez: causas, classificação, prevenção, relacionamento e comportamento. Dos processos pedagógicos e recursos especiais para aprendizagem de pessoas com deficiência auditiva. O olhar psicopedagógico sobre o processo de inclusão da criança com perda auditiva e surda. Noções da língua de sinais: LIBRAS.

OBJETIVO GERAL: Construir conhecimentos acerca dos fundamentos filosóficos, históricos e sociológicos da Educação de Surdos, as causas e classificação da perda auditiva, diagnóstico e intervenção para a plena aprendizagem desses sujeitos, respeitando suas especificidades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

a) Compreender a trajetória histórica do deficiente auditivo e suas implicações no âmbito educacional.

b) Identificar as causas e classificação da perda auditiva e os possíveis instrumentos de avaliação.

c) Apresentar as possibilidades de intervenção tanto para a estimulação precoce como para a aprendizagem escolar.

d) Refletir sobre a mediação psicopedagógica no processo de inclusão da criança com perda auditiva e surda.

e) Apresentar noções fundamentais sobre a estrutura e funcionamento da língua brasileira de sinais: Libras.

1. Estudo das deficiências auditivas e sua historicidade.

2. Surdez: causas, classificação e o desenvolvimento da criança surda: avaliação inicial da perda auditiva na criança em idade escolar, como instrumento de aprendizagem do aluno.

3. As possíveis perdas auditivas e sua implicação no processo de aprendizagem e a mediação psicopedagógica sobre o processo de inclusão da criança com perda auditiva e surda.

4. Noções de língua de sinais: Libras.

O Módulo "Intervenção Psicopedagógica junto aos alunos com deficiência auditiva" está ancorado no eixo temático: "Psicopedagogia e diversidade humana", a atuação psicopedagógica nos diferentes espaços institucionais que atendem ao sujeito, considerando as suas especificidades, inclusive as possíveis dificuldades de aprendizagem que se possam apresentar. As reflexões serão desenvolvidas a partir da discussão dos assuntos abordados em cada uma das aulas, enriquecida por meio das leituras sugeridas ao longo do módulo, vídeos sobre o assunto e ainda, nos fóruns virtuais de aprendizagem, lócus , para a ampliação das ideias pertinentes à construção do perfil profissional do psicopedagogo institucional. Durante todo o módulo, o aluno será acompanhando por professores, que mediarão todo processo, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem "Uniube On-line".

Querido(a) Aluno(a)!

Você realizará uma rica caminhada, no Módulo "Intervenção Psicopedagógica junto aos alunos com deficiência auditiva". Ao final do módulo, será chegado o momento de retomar os estudos, desde a primeira aula, a fim de consolidar os conhecimentos construídos no decorrer do percurso.

Para tanto, você irá realizar uma avaliação, com dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e você poderá consultar todo o material indicado para estudo. Ao final da avaliação você deverá alcançar, no mínimo, 70% dos pontos distribuídos, ou seja, 56 pontos. Caso não consiga na primeira oportunidade, o sistema disponibilizará uma avaliação substitutiva na sequência.

Se ainda assim você não atingir a média mínima de 70% (56 pontos) você terá uma nova oportunidade, com a segunda avaliação substitutiva. Atenção! Fique atento(a) para não perder as datas.

Veja, a seguir, como está distribuída a pontuação deste módulo:

-Fórum 1: 5 pontos - "Deficiência auditiva: quem são e onde estão esses alunos?"

-Fórum 2: 5 pontos - "As políticas públicas e o ambiente escolar favorecem a aprendizagem do aluno deficiente auditivo"

-Portfólio: 10 pontos - "Construindo um plano de intervenção individual - PDI para alunos com deficiência auditiva".

-Avaliação on-line: 80 pontos.

-TOTAL: 100 pontos.

CASO VOCÊ NÃO ALCANCE 70% (56 pontos) DA PONTUAÇÃO DISTRIBUÍDA NA AVALIAÇÃO ON-LINE, você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas para aprovação no módulo, dentro do mesmo período proposto para a avaliação. Portanto, não deixe para realizar a avaliação no último dia. Lembre-se de que você poderá estar com o seu material de estudos em mãos ao realizar essa avaliação. Não perca a oportunidade de concluir com sucesso e tranquilidade esse módulo tão interessante e instigador!

Teleatendimento para Educação a Distância

Pós Graduação e extensão a distância
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário