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EXTENSÃO EM INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA JUNTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Outras Informações:
0800 940 2444
Área de conhecimento
EDUCAÇÃO
Responsável
MARCIA GUIMARAES OLIVEIRA DE SOUZA

Carga Horária
30 horas
INVESTIMENTO
R$ 191,49
Inscrição até dia: 12/10/2019
Início do curso em: 15/10/2019
Término do curso em: 14/11/2019





INFORMAÇÕES GERAIS

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Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.

Estudo das deficiências auditivas e sua historicidade: da surdez: causas, classificação, prevenção, relacionamento e comportamento. Dos processos pedagógicos e recursos especiais para aprendizagem de pessoas com deficiência auditiva. O olhar psicopedagógico sobre o processo de inclusão da criança com perda auditiva e surda. Noções da língua de sinais: LIBRAS.

OBJETIVO GERAL: Construir conhecimentos acerca dos fundamentos filosóficos, históricos e sociológicos da Educação de Surdos, as causas e classificação da perda auditiva, diagnóstico e intervenção para a plena aprendizagem desses sujeitos, respeitando suas especificidades.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


a) Compreender a trajetória histórica do deficiente auditivo e suas implicações no âmbito educacional.


b) Identificar as causas e classificação da perda auditiva e os possíveis instrumentos de avaliação.


c) Apresentar as possibilidades de intervenção tanto para a estimulação precoce como para a aprendizagem escolar.


d) Refletir sobre a mediação psicopedagógica no processo de inclusão da criança com perda auditiva e surda.


e) Apresentar noções fundamentais sobre a estrutura e funcionamento da língua brasileira de sinais: Libras.

1. Estudo das deficiências auditivas e sua historicidade. 


2. Surdez: causas, classificação e o desenvolvimento da criança surda: avaliação inicial da perda auditiva na criança em idade escolar, como instrumento de aprendizagem do aluno. 


3. As possíveis perdas auditivas e sua implicação no processo de aprendizagem e a mediação psicopedagógica sobre o processo de inclusão da criança com perda auditiva e surda. 


4. Noções de língua de sinais: Libras.

O Módulo "Intervenção Psicopedagógica junto aos alunos com deficiência auditiva" está ancorado no eixo temático: "Psicopedagogia e diversidade humana", a atuação psicopedagógica nos diferentes espaços institucionais que atendem ao sujeito, considerando as suas especificidades, inclusive as possíveis dificuldades de aprendizagem que se possam apresentar. As reflexões serão desenvolvidas a partir da discussão dos assuntos abordados em cada uma das aulas, enriquecida por meio das leituras sugeridas ao longo do módulo, vídeos sobre o assunto e ainda, nos fóruns virtuais de aprendizagem, lócus , para a ampliação das ideias pertinentes à construção do perfil profissional do psicopedagogo institucional. Durante todo o módulo, o aluno será acompanhando por professores, que mediarão todo processo, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem "Uniube On-line".

Querido(a) Aluno(a)!


Você realizará uma rica caminhada, no Módulo "Intervenção Psicopedagógica junto aos alunos com deficiência auditiva". Ao final do módulo, será chegado o momento de retomar os estudos, desde a primeira aula, a fim de consolidar os conhecimentos construídos no decorrer do percurso.


Para tanto, você irá realizar uma avaliação, com dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e você poderá consultar todo o material indicado para estudo. Ao final da avaliação você deverá alcançar, no mínimo, 70% dos pontos distribuídos, ou seja, 56 pontos. Caso não consiga na primeira oportunidade, o sistema disponibilizará uma avaliação substitutiva na sequência.


Se ainda assim você não atingir a média mínima de 70% (56 pontos) você terá uma nova oportunidade, com a segunda avaliação substitutiva. Atenção! Fique atento(a) para não perder as datas. 


Veja, a seguir, como está distribuída a pontuação deste módulo: 


-Fórum 1: 5 pontos - "Deficiência auditiva: quem são e onde estão esses alunos?"


-Fórum 2: 5 pontos - "As políticas públicas e o ambiente escolar favorecem a aprendizagem do aluno deficiente auditivo"


-Portfólio: 10 pontos - "Construindo um plano de intervenção individual - PDI para alunos com deficiência auditiva".


-Avaliação on-line: 80 pontos.


-TOTAL: 100 pontos.


CASO VOCÊ NÃO ALCANCE 70% (56 pontos) DA PONTUAÇÃO DISTRIBUÍDA NA AVALIAÇÃO ON-LINE, você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas para aprovação no módulo, dentro do mesmo período proposto para a avaliação. Portanto, não deixe para realizar a avaliação no último dia. Lembre-se de que você poderá estar com o seu material de estudos em mãos ao realizar essa avaliação. Não perca a oportunidade de concluir com sucesso e tranquilidade esse módulo tão interessante e instigador!

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